E normal dormir depois de ter dado convulsão. E preciso acordar a criança .

4 respostas
É normal dormir depois de ter dado convulsão?
É preciso acordar a criança?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Sim, é normal uma criança dormir após uma crise convulsiva.

As convulsões são episódios de atividade elétrica anormal no cérebro que podem afetar o comportamento, o movimento e a consciência da pessoa. Durante uma crise convulsiva, o corpo da criança pode passar por espasmos musculares, perda de consciência e movimentos descoordenados. Esses episódios podem ser assustadores e cansativos para a criança e para seus pais.

Como as convulsões podem ser muito intensas e desgastantes para o corpo, a criança é capaz de adormecer após os eventos. Além disso, o cérebro precisa de tempo para se recuperar e se restabelecer após o episódio. Por isso, não é necessário acordá-la de imediato!

É importante que a criança seja monitorada de perto após uma crise convulsiva e que seja permitido que ela descanse e durma, se necessário. Se a criança não acordar após algumas horas, ou caso você perceba que esse padrão de sono é anormal ou algo não esteja indo bem, é importante buscar atendimento médico imediatamente.

Se a criança tem convulsões frequentes, permita que ela seja avaliada por um neuropediatra para determinar a causa e receber tratamento adequado. Com o tratamento correto, é possível controlar as convulsões e melhorar a qualidade de vida da criança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lázaro Inácio Araújo Rodrigues
Pediatra, Neurologista pediátrico
Salvador
Sim, é normal uma criança dormir após uma crise convulsiva. As convulsões são episódios de atividade elétrica anormal no cérebro que podem afetar o comportamento, o movimento e a consciência da pessoa¹. Durante uma crise convulsiva, o corpo da criança pode passar por espasmos musculares, perda de consciência e movimentos descoordenados¹. Esses episódios podem ser assustadores e cansativos para a criança e para seus pais¹.

Como as convulsões podem ser muito intensas e desgastantes para o corpo, a criança é capaz de adormecer após os eventos¹. Além disso, o cérebro precisa de tempo para se recuperar e se restabelecer após o episódio¹. Por isso, não é necessário acordá-la de imediato¹!

É importante que a criança seja monitorada de perto após uma crise convulsiva e que seja permitido que ela descanse e durma, se necessário¹. Se a criança não acordar após algumas horas, ou caso você perceba que esse padrão de sono é anormal ou algo não esteja indo bem, é importante buscar atendimento médico imediatamente¹.

Se a criança tem convulsões frequentes, permita que ela seja avaliada por um neuropediatra para determinar a causa e receber tratamento adequado¹. Com o tratamento correto, é possível controlar as convulsões e melhorar a qualidade de vida da criança¹.

Dra. Caroline Pereira Borginho
Neurologista pediátrico, Médico do sono
São Paulo
Olá. Isso é normal acontecer pois é como se o cérebro estivesse desligado após um “estresse” intenso. Não precisa acordar a criança. O importante é passar em avaliação com especialista para entender porque ele apresentou a crise.
Dra. Eugenia Fialho
Neurologista pediátrico, Neurofisiologista
São Paulo
Após uma crise epileptica a pessoa entra no que chamamos de período pós-ictal (pós crise) e muitas vezes entra em sono. Observe se está respirando bem e deixe a criança dormir para se restabelecer. Espero ter ajudado. Um abraço!

Especialistas

Danielle Malard

Danielle Malard

Pediatra

Catalão

Renato Abrantes

Renato Abrantes

Neurocirurgião

Imperatriz

Antonio Carlos Pirolla Filho

Antonio Carlos Pirolla Filho

Neurocirurgião

São José do Rio Preto

Julys Souza Barbosa

Julys Souza Barbosa

Neurologista

Umuarama

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 145 perguntas sobre Convulsões
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.