Convulsões - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - convulsões

Milene Freitas

Milene Freitas

Neurologista

Governador Valadares

Letícia Nogueira

Letícia Nogueira

Neurologista

Florianópolis

Raquel Portugal

Raquel Portugal

Neurologista

São Paulo

Matheus De F B Souza

Matheus De F B Souza

Neurologista

Rio de Janeiro

Stella De Angelis Trivellato

Stella De Angelis Trivellato

Neurologista

São Paulo

Fernanda Schuh Martins

Fernanda Schuh Martins

Neurologista, Neurofisiologista

Porto Alegre

Perguntas sobre Convulsões

Nossos especialistas responderam a 135 perguntas sobre Convulsões

A privação de sono pode ser fator desencadeante, mas habitualmente não justifica as crises. É como se fosse "a última gota do copo já cheio". Infecção, medicação, uso de álcool ou drogas,…

Entendo que esse deve ser um momento extremamente angustiante para você. A hipoxia em recém-nascidos é uma condição séria que pode levar a complicações, incluindo convulsões, como você mencionou.…

Olá, para melhor avaliação seria recomendado investigação complementar com realização de exame de imagem do encéfalo e realização de exame físico neurológico completo, após esta avaliação é possível…

Especialistas falam sobre Convulsões

As informações no nosso cérebro são transmitidas através dos nervos da mesma forma que a eletricidade passa pelos fios elétricos. Quando há algum problema cerebral, pode ocorrer uma espécie de "curto-circuito" e os impulsos nervosos se distribuírem de maneira totalmente desordenada. Pode causar uma "sobrecarga" no cérebro, afetando a consciência (a pessoa desmaia) e causando movimentos musculares repetitivos (contrações). O melhor tratamento é a eliminação da causa das convulsões. Quando isso não é possível, o paciente pode tomar medicamentos anticonvulsivantes que funcionam como uma "fita isolante" evitando a ocorrência de curtos-circuitos.

As crises convulsivas e epilepsias são distúrbios no cérebro onde há uma descarga súbita, excessiva e desordenada dos neurônios cerebrais. Há vários tipos de crises convulsivas, tais como as crises convulsivas tônico-crônicas generalizadas e as crises de ausência. Em geral, se iniciam na infância ou início da vida adulta. E uma convulsão pode surgir devido a uma lesão no cérebro, em qualquer faixa etária. Por isso, toda crise convulsiva deve ser avaliada por um neurologista. As epilepsias devem sempre ser tratadas, a fim de que não ocorram danos no cérebro e para que a pessoa possa ter segurança e qualidade de vida. Atualmente, há medicações eficazes para um excelente tratamento.

Crises epilépticas são movimentos ou sensações involuntárias decorrentes de alterações elétricas no encéfalo. Existem vários tipos de crises epilépticas e somente o médico é capaz de diferenciar e tratar de modo adequado. É fundamental a procura ao médico para resolver tal situação,pois a epilepsia controlada traz tranquilidade à vida do paciente e não limita seu trabalho e lazer.

Tânia Martins

Neurologista, Neurologista pediátrico

Goiânia


Investigação da causa das convulsões através de história clínica e solicitação de exames complementares tais como Tomografia Computadorizada de crânio, Ressonância Magnética de crânio, eletroencefalograma e prescrição de medicamentos a fim de controlar as crises e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Luciana Barberino

Neurologista

Salvador


As convulsões são as manifestações da Epilepsia. Se uma pessoa apresentou mais de 2 episódios de convulsão, então poderá ter o problema chamado Epilepsia. Existem diversos tipos de convulsão: tonico-clonico-generalizada (aquela que a pessoa se debate/repuxa), ausência/parcial (aquela que nem sempre cai ao chão ou desmaia, mas fica um tempo "fora do ar"). Muitas vezes as pessoas passam anos tendo convulsões e as vezes nem percebem. Por isso, esses sintomas de "perdas" de consciência tem que ser avaliados minuciosamente pelo neurologista.

Realizamos eletroencefalogramas e mapeamentos cerebrais alguns dos exames mais indicados em caso de crises convulsivas e epilepsias.Exames são marcados rapidamente e os resultados estarão em suas mão em até 48 h após realizar o exame.

Quais profissionais tratam Convulsões?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.