Convulsões - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em convulsões

Encontre um especialista em Convulsões na sua cidade:
Patrick Teixeira Cateringer

Patrick Teixeira Cateringer

Neurologista

Barreiras

Eduardo Borges

Eduardo Borges

Neurologista

Teresina

Fabrícia Carneiro Torres

Fabrícia Carneiro Torres

Neurologista

Fortaleza

Luiz Felipe N Lucrecio

Luiz Felipe N Lucrecio

Neurologista

Alessandra Billi Falcão

Alessandra Billi Falcão

Neurologista

São Paulo

Davi Klava

Davi Klava

Médico clínico geral

São Pedro

Perguntas sobre Convulsões

Nossos especialistas responderam a 52 perguntas sobre Convulsões

A convulsão, ou crise convulsiva, é a manifestação da descarga elétrica anormal, excessiva, e sincronizada e um grupo de neurônios do cérebro.

Existem inúmeras causas para um convulsão.
1 respostas

A crise convulsiva iniciada nesta idade deve obrigatoriamente ser investigada. O tratamento dependerá da causa da crise convulsiva. Podendo variar de medicamentoso mais comum ao cirúrgico casos…
3 respostas

Dra. Monica Chaves Alves
Dra. Monica Chaves Alves
Pediatra
Rio de Janeiro
Geralmente convulsão febril ocorre até os 6 anos e principalmente quando se tem história familiar . Normalmente é benigna e após os 6 anos não acontece mais e não tem nenhuma sequela para a criança…
1 respostas

Especialistas falam sobre Convulsões

As informações no nosso cérebro são transmitidas através dos nervos da mesma forma que a eletricidade passa pelos fios elétricos. Quando há algum problema cerebral, pode ocorrer uma espécie de "curto-circuito" e os impulsos nervosos se distribuírem de maneira totalmente desordenada. Pode causar uma "sobrecarga" no cérebro, afetando a consciência (a pessoa desmaia) e causando movimentos musculares repetitivos (contrações). O melhor tratamento é a eliminação da causa das convulsões. Quando isso não é possível, o paciente pode tomar medicamentos anticonvulsivantes que funcionam como uma "fita isolante" evitando a ocorrência de curtos-circuitos.

As crises convulsivas e epilepsias são distúrbios no cérebro onde há uma descarga súbita, excessiva e desordenada dos neurônios cerebrais. Há vários tipos de crises convulsivas, tais como as crises convulsivas tônico-crônicas generalizadas e as crises de ausência. Em geral, se iniciam na infância ou início da vida adulta. E uma convulsão pode surgir devido a uma lesão no cérebro, em qualquer faixa etária. Por isso, toda crise convulsiva deve ser avaliada por um neurologista. As epilepsias devem sempre ser tratadas, a fim de que não ocorram danos no cérebro e para que a pessoa possa ter segurança e qualidade de vida. Atualmente, há medicações eficazes para um excelente tratamento.

Crises epilépticas são movimentos ou sensações involuntárias decorrentes de alterações elétricas no encéfalo. Existem vários tipos de crises epilépticas e somente o médico é capaz de diferenciar e tratar de modo adequado. É fundamental a procura ao médico para resolver tal situação,pois a epilepsia controlada traz tranquilidade à vida do paciente e não limita seu trabalho e lazer.

Tânia Martins Do Carmo

Neurologista, Neurologista pediátrico

Goiânia


Investigação da causa das convulsões através de história clínica e solicitação de exames complementares tais como Tomografia Computadorizada de crânio, Ressonância Magnética de crânio, eletroencefalograma e prescrição de medicamentos a fim de controlar as crises e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Luciana Barberino

Neurologista

Salvador


As convulsões são as manifestações da Epilepsia. Se uma pessoa apresentou mais de 2 episódios de convulsão, então poderá ter o problema chamado Epilepsia. Existem diversos tipos de convulsão: tonico-clonico-generalizada (aquela que a pessoa se debate/repuxa), ausência/parcial (aquela que nem sempre cai ao chão ou desmaia, mas fica um tempo "fora do ar"). Muitas vezes as pessoas passam anos tendo convulsões e as vezes nem percebem. Por isso, esses sintomas de "perdas" de consciência tem que ser avaliados minuciosamente pelo neurologista.

Realizamos eletroencefalogramas e mapeamentos cerebrais alguns dos exames mais indicados em caso de crises convulsivas e epilepsias.Exames são marcados rapidamente e os resultados estarão em suas mão em até 48 h após realizar o exame.

Ronald Mello

Médico clínico geral, Neurologista

Manaus

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Convulsões?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.