é normal, imaginar uma certa situação para se sentir melhor ?

27 respostas
é normal, imaginar uma certa situação para se sentir melhor ?
Pode ser absolutamente normal - principalmente se esse é um recurso que você usa e que funciona para te acalmar em situações de estresse ou ansiedade. Mas se você acha que isso está te fazendo "fugir da realidade" e/ou te trazendo algum prejuízo, é bom procurar um psicólogo pra entender exatamente o que está acontecendo, tá bom? Se precisar, conte comigo!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá tudo bem? achei sua pergunta curta mas interessante! seria bacana você marcar uma consulta com um psicólogo para se colocar diante desse seu "normal" e o que anda te deixando (a) preocupado...ok? abarços
Olá, como vai? Diante de conflitos emocionais e estressores externos, imaginar cenas e situações que sejam mais efetivas, diretas e eficazes na solução dessas situações é uma forma defensiva interessante que pode até mesmo ajudar a criar formas de resolução de problemas reais.
Porém, o viver apenas na fantasia, desconsiderando a realidade externa, é algo que seria importante de ser olhado
com calma, porque evidencia certa fragilidade em lidar com situações aversivas.
Mas será que sempre você poderá usar esse recurso imaginativo? E quando não funcionar mais? Normal é viver dentro de uma norma. E se o "nosso normal" for sair um pouco dentro de um padrão? Temos aqui um recorte da sua fala que dá para fazer várias inferências e surgir novas questões. Sugiro que dedique um tempo para você, procure uma terapia para ver essa questão que trouxe. Um momento de escuta e acolhimento com um profissional poderá te ajudar a aliviar o sofrimento psíquico e encontrar novos caminhos, vai te ajudar nessa travessia. Um abraço!
Convidamo-lo para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 130
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.
Olá! A imaginação pode ser uma estratégia de enfrentamento de situações difíceis. Esse processo pode adiar a elaboração do que está sendo vivido nesse momento para depois quando se sentir mais fortalecida/o. Lembre que em algum momento os afetos que podem estar sendo evitados agora vão precisar ser elaborados,mas você não precisa vivenciar o que quer que seja sozinha/o. Peça ajuda qualificada!!
Se imaginar em outra situação, pode ser uma fuga de algo que te deixa desconfortável. Às vezes essa fuga mascara uma realidade difícil de enfrentar. Para saber exatamente o por quê busca esse recurso, precisaria saber com mais detalhes para entender de que forma você enxerga o mundo, as pessoas e a si mesmo. Se é algo que traz prejuízos emocionais, busque ajuda psicológica.
Olá!
É normal sim! Imaginar algo bom, uma lembrança agradável, uma música, uma pessoa, poder ser saudável; principalmente se está em uma situação de estresse, angústia, ou ansiedade.
Olá! É normal sim, porém é necessário avaliar a intensidade dessas imaginações e se essa é a única forma de melhorar o seu humor. Um abraço. Fico à disposição.
Sim é normal, porém tudo tem limites. Se estiver causando algum sofrimento sugiro procurar um psicólogo para uma avaliação mais assertiva.
Olá, como vai? Imaginar uma situação para sentir-se melhor, em termos gerais, pode ser um recurso adaptativo, de resistência frente a algo, a uma situação que esteja difícil de lidar ou mesmo para fortalecer uma intenção ou um objetivo. O que precisaríamos ponderar é: qual a intensidade e recorrência desse recurso, percebe? Estaria inviabilizando a resolução de situações-problema? Se estiver bloqueando uma postura mais ativa na vida, recomendo uma consulta psicológica para entender melhor e refletir sobre o ponto trazido por você na pergunta. Fico à disposição, caso perceba que posso auxiliar nesse momento. Jaqueline
Olha, é um processo comum, chamado devaneio, trata-se de uma fantasia consciente que pode ter a função de obter prazer ou, às vezes, fugir de algum aspecto da realidade. Se você veio perguntar a esse respeito, eu suponho que exista algo na sua imaginação que esteja te incomodando, se minha suposição estiver certa, esse incômodo é passível de terapia.
Espero ter sanado sua dúvida, mas caso restem outras mais, fico à disposição. Um grande abraço!
Olá! Em alguns casos sim... porém, seria interessante saber qual a frequência e o tipo de imaginação. Em alguns casos, pode ser uma técnica para se acalmar. Porém, se a imaginação envolver acontecimentos futuros, pode gerar muito ansiedade e não ajudar para se sentir melhor. O ideal seria saber o motivo de buscar essa imaginação para se sentir melhor... que tal procurar ajuda de um psicólogo?
Se está perguntando isso imagino que tenha te preocupado em algum sentido a maneira que tem lidado com suas imaginações. A imaginação é algo natural que ocorre em todos nós, o importante é compreender o sentido que você tem lidado com elas e a maneira que lhe afeta no seu dia a dia.
Olá! A imaginação pode ser um arranjo que você encontrou para te ajudar a lidar com situações difíceis. A imaginação/devaneios é uma fantasia que serve como uma distração da vida real, um sonhar acordado. É normal, porém é necessário saber com qual frequência essas imaginações ocorrem. Se existe alguma preocupação, o indicado é buscar ajuda de um Psicólogo. Fico à disposição! Abraço!
Depende do que seja esse "imaginar" Se você utiliza como ferramenta para prospectar o futuro,não há prejuízo algum,porém se isso é um hábito para tentar fugir da realidade ou não lidar com algumas situação/pessoa tal como é,passa a ser falta de recursos emocionais e isso precisa ser desenvolvimento através do autoconhecimento obtido no processo de psicoterapia!
Imaginar pode ser uma estratégia de enfrentamento em certas situações, ou uma fuga das mesmas. É importante identificar a frequência disso, os momentos em que acontece e principalmente se isso em algum momento se torna um problema pra você, ou gera consequências negativas, atrapalhando sua vida. Como os colegas disseram, dependendo de como for a psicoterapia que auxiliara no autoconhecimento!
Olá!
O ser humano é criativo e as fantasias fazem parte de devaneios. Até existem técnicas para isto como o relaxamento induzido por imagens. Então não há problemas. Mas se é usado para lidar com alguma situação e não enfrenta-la, seria bom entender o que se passa com ajuda de um profissional.
Convidamo-lo para uma consulta: Telemedicina - R$ 120
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.
Olá! Nossa mente é capaz de criar muitos cenários. Isso é um recurso positivo e necessário à nossa adaptação e sobrevivência. O que você precisa avaliar é se esse recurso te tira da realidade e se a frequência começa a tomar uma proporção inadequada. Oriento a buscar um psicólogo para te ajudar a compreender melhor tal situação.
Olá, muitas vezes recorremos a imaginação para nos regular emocionalmente. Há muitas outras formas de obter essa regulação e até levar a vida mais leve. Com técnicas baseadas na Neurociência podemos ter uma vida mais leve e produtiva. Estou à sua disposição.
Olá! Por trás da sua pergunta há algo mais. Procure por ajuda psicológica, para não ter que recorrer a uma fuga. Cuide das emoções que te levam a imaginar situações agradáveis, para realmente vive-las! Boa sorte
Sim claro, se essa situação te trás um equilíbrio é uma sensação de bem estar, não há problema nenhum!! Caso queira entender melhor suas questões, sugiro que procure um Psicólogo.
Olá, diria que é normal e saudável. Mas, precisamos saber como estamos vivendo e caso sinta necessidade procure um psicólogo para conversar, alguém especializado pode sempre nos ajudar. Cuide-se. Abraço.
Sim, é um mecanismo de sobrevivência. É importante, contudo, integrar- se a realidade. Terapia pode ser um meio de se fazer isso com cuidado.
Ola!!
Pode ser um mecanismo de auto defesa para adaptação as divergencias, dificuldades que se apresentam na jornada da vida, e que são difíceis de elaborar. Dentro de um equilíbrio é saudável, mas se acontece com muita frequência e causa algum desconforto, sugiro procurar uma psicoterapia.
Olá. Cada um de nós tem um estratégia para lidar com determinadas situações. Se isso está te incomodando ou deixando desconfortável busque um psicólogo para entender melhor essa questão. Abçs!
Depende. Mais importante do que se perguntar se é normal, seria interessante se faz sentido pra você. Qualquer situação vivida pode ser evitada com pensamentos distintos, fazemos isso varias vezes, tanto positiva, quanto negativamente. Portanto, pergunte-se como se sente agindo dessa forma. Se quiser conversar sobre isso estou à disposição. Um abraço.
O Devaneio, o sonhar acordado, que são modos do fantasiar, têm esta função no ser humano: tornar mais suportáveis situações difíceis ou complexas. É normal, porém é preciso observar se há excesso, pois neste caso pode ser um mecanismo de fuga do enfrentamento dos problemas. Atribulações são inerentes às nossas vidas e o modo mais leve ou pesado com que as enfrentamos é uma das possíveis medidas da nossa felicidade. Pessoas que enfrentam ansiosamente cada problema como algo terrível, desesperante, estão a um passo do sofrimento psíquico grave. Pessoas que lidam com essas adversidades apenas como questões inevitáveis do cotidiano, tendem a ser menos ansiosas ou depressivas. Não é uma questão de escolha consciente, mas sim de trabalho interno, que pode ser em muito ajudado pela Psicanálise.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.