É normal não ter desejo de se empenhar em alguma área? Tipo, eu vejo pessoas que gostam de design, e

14 respostas
É normal não ter desejo de se empenhar em alguma área? Tipo, eu vejo pessoas que gostam de design, e elas procuram muito sobre aquilo, querem sempre aprender algo novo e sempre praticam pq gostam mesmo, vejo gente assim com arte, com musica, com maquiagem, com psicologia, com esporte, com escrita, e eu não sinto nada disso por nada, quando aparece algo é passageiro, nada faz eu querer me fixar dessa forma. Isso é normal?
Olá! Muitas vezes o interesse está relacionado com habilidades desenvolvidas, aptidão, autoconhecimento. Não é possível falar se é normal ou não, mas se está te incomodando seria importante buscar ajuda psicológica para se conhecer melhor, compreender o porquê dos seus desejos serem passageiros. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Psicóloga Renata Bombine

Oi, ótima pergunta! Como disse a colega acima, a questão principal não é muito saber se é ou não normal, mas r sim o quanto isso te incomoda. Gostar de um determinada área e se comprometer com ela é como uma jornada cheia de dores e alegrias. Caso você seja uma pessoa com baixa tolerância em ter pensamentos e sentimentos intensos, escolher não se envolver com nada pode ser uma 'solução' para te proteger de coisas que são difíceis para você lidar. é uma hipótese. Recomendo que procure um profissional para te ajudar com esta questão. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Entendo que sua pergunta reflete uma inquietação profunda em relação à falta de identificação com áreas específicas de interesse, ao contrário do que observa nas pessoas ao seu redor. É importante ressaltar que a psicanálise pode oferecer uma abordagem compreensiva para explorar e entender essa questão.

A ausência de um desejo persistente ou de engajamento apaixonado em alguma área pode ter raízes em diferentes aspectos da sua psique. A psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, e posteriormente ampliada por outros psicanalistas, busca compreender os processos mentais inconscientes que influenciam o comportamento humano.

Em termos psicanalíticos, a falta de interesse duradouro pode estar relacionada a aspectos intrapsíquicos, como conflitos não resolvidos, ansiedades inconscientes ou experiências passadas que podem estar influenciando sua relação com o desejo e a busca por realizações pessoais.

A noção de "normalidade" na psicanálise é complexa, pois cada indivíduo é único em sua psique. O que é considerado normal pode variar amplamente. No entanto, explorar essa aparente falta de interesse pode revelar aspectos importantes sobre sua subjetividade e história de vida.

A análise psicanalítica pode oferecer um espaço seguro para investigar suas emoções, pensamentos e memórias mais profundas, permitindo a compreensão de padrões recorrentes e a identificação de possíveis barreiras para o desenvolvimento de interesses duradouros. O processo terapêutico pode ajudar a trazer à tona elementos do inconsciente que podem estar contribuindo para essa aparente falta de envolvimento.

É crucial lembrar que o objetivo da psicanálise não é enquadrar as pessoas em categorias de normalidade ou anormalidade, mas sim promover um maior autoconhecimento e, eventualmente, facilitar mudanças positivas na vida do indivíduo.

Se essa ausência de desejo está causando desconforto ou insatisfação, considerar a busca de um psicanalista experiente pode ser um passo valioso. O terapeuta poderá ajudá-lo a explorar mais a fundo essas questões, fornecendo um ambiente de reflexão e compreensão que pode levar a uma maior clareza sobre si mesmo e seus desejos.
Espero ter ajudado. Sou a Maísa, psicóloga e psicanalista. Coloco-me à disposição, caso queira conversar. Basta entrar em meu perfil, será um prazer. Convido-o(a) a conhecer meu trabalho. E lembre-se: cuide de você! Abraço afetuoso e melhoras. @maisaguimaraes_psi

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Olá! Esse é um funcionamento que, se ainda não traz problemas pra você atualmente, tem potencial de trazer. Seja por questões de trabalho, lazer ou desenvolvimento pessoal, sempre precisamos manter a constância para alcançar nossos objetivos/ sonhos, mesmo em momentos que não temos vontade. Podem existir várias causas ou explicações para isso que você percebe no seu comportamento, mas é necessária uma avaliação cuidadosa de um profissional de saúde mental para te ajudar a entender. Vou citar apenas alguns exemplos:

1. Baixo autoconhecimento: quando não sabemos do que gostamos ou não experimentamos uma variedade de atividades, isso pode nos impactar na escolha de interesse. Fazer algo que não gostamos impacta diretamente na nossa constância e motivação.

2. Procrastinação: que pode ter diferentes causas, desde medo a frustração com a atividade, dificuldade de organização para realizar a atividade ou percepção de não ser capaz de realizar, entre outros.

3. Sintomas depressivos e/ou ansiosos: se estamos desanimados no geral ou temos ansiedade excessiva, isso impacta diretamente nessas situações relatadas por você.

Observe se este comportamento está presente há muito tempo ou é passageiro e considere uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra. Espero ter ajudado!
Olá! É complexo falar sobre normalidade, visto que somos pessoas diferentes, cada um com seus desejos, aptidões, sonhos, comportamentos, etc. O primeiro passo é você entender o quanto isso te incomoda. Se reflete de forma negativa em sua vida, então indico a procura por uma psicóloga para lhe ajudar a entender o que te leva a não sentir esse desejo de buscar mais pelas coisas e porque isso te traz incômodo. É importante entender que a questão não é o que você faz ou deixa de fazer, mas sim o que te traz sofrimento ou te atrapalha no seu dia a dia.
Sigo à disposição.
Um abraço!
Olá! Entendo que essa falta de interesse por coisas novas pode estar de alguma forma te causando incômodo e é muito importante falar sobre isso. É importante ressaltar que não se trata de ser normal ou não. A questão central é "Isso te incomoda?", "Isso te traz desconforto?", "Isso te causa uma sensação estranha de ser diferente?". Enfim, só o fato de você questionar parace mostrar que de alguma forma isso te intriga. As razões para essa questão que você relata podem ser as mais diversas. E podem estar associadas a faores inconscientes. Por isso, é importante investigar junto com um profissional o que está por trás dessa falta de interesse por novas atividades, pelo novo, pela novidade. Pode ser que sua atenção, energia e interesse ou como prefiro chamar sua libido, não esteja sobre a novidade, mas direcionada para outras coisas. Junto com um psicólogo/psicanalista você vai tentar descobrir o por quê dessa ausência de interesse pelo novo e para onde seu interesse está direcionado. Caso queira agendar uma primeira consulta para abordamos esses temas, fico à disposição.
É importante perceber desde quando você percebe essa baixa motivação e entender o quanto te incomoda. O normal, cada um tem um ponto de vista sobre. O ideal é procurar ajuda psicológica para entender essas questões. Estou a disposição.
Olá! Esta é uma pergunta em que as respostas vão sofrendo alterações com o tempo. Nossos interesses mudam, nossas convicções mudam. Quanto mais a vida segue, mais possibilidades se nos apresentam. O conhecimento sobre quem somos é sempre incompleto; sempre há algo para descobrir.
Aceitarmos e reconhecermos nossa personalidade e nossas características leva um tempo e faz parte do processo de autoconhecimento, que nos estimula a olhar para dentro com olhos atentos e sinceros. Logo se reconhece que nosso principal objetivo é termos uma visão verdadeira, generosa e bela a nosso próprio respeito.
Viver é um constante estado de crescimento. É importante liberar espaço para o novo sem ferirmos nossa essência, para que, assim, possamos sempre nos reconhecermos em nós mesmos.
A psicoterapia pode trabalhar a aceitação como condição essencial para que possamos promover qualquer mudança. Todos temos nossos medos, nossas limitações, nossos sonhos, nossas carências e nossas qualidades. Reconhecer isto e viver em paz com quem somos, isto sim, é ser de verdade. Te convido a me procurar, caso esteja disposto a trilhar essa caminhada do autoconhecimento.
O que você gosta? O que te interessa nessa vida?
Esqueça as matérias, esqueça das imposições sociais. Olhe para você e descubra o que te faz sentir. Responda essa questão e você se encontrará,
Um abraço,
Lea
Quando se trata da jornada pessoal e profissional, é comum passarmos por momentos de dúvida e falta de motivação. Muitas vezes, nos questionamos sobre o motivo pelo qual não temos desejo de nos empenhar em alguma área específica. Essa falta de vontade pode ser relacionada à saúde mental e é importante entendermos melhor essa situação para buscarmos soluções adequadas.
A saúde mental está diretamente ligada ao bem-estar emocional e psicológico das pessoas. Quando enfrentamos problemas como o desânimo em relação a uma área específica, pode haver diversas razões subjacentes que contribuem para essa falta de vontade.
Uma das causas mais comuns é a falta de paixão ou interesse genuíno naquilo que fazemos. Quando não encontramos significado ou propósito na nossa área de atuação, tendemos a perder a motivação e o desejo de nos envolver plenamente.
Além disso, experiências traumáticas passadas também podem afetar nossa disposição para nos dedicarmos integralmente a uma área específica. Por exemplo, se tivermos enfrentado fracassos repetidos ou críticas severas no passado, podemos desenvolver um certo medo do desapontamento novamente e evitar investir nosso tempo e energia.
O esgotamento emocional também pode desempenhar um papel importante na falta de desejo para se comprometer com uma determinada área. Se estivermos sobrecarregados, sem tempo para cuidar de nós mesmos e enfrentando altos níveis de estresse, é normal que a motivação seja afetada, nesses casos, é necessário um tempo para descanso e autocuidado.
É fundamental entender que sentir falta de desejo em se comprometer com uma área específica não é necessariamente um sinal de fraqueza ou incompetência, é importante dar-se permissão para explorar diferentes caminhos e descobrir aquilo que realmente nos inspira, portanto, é essencial buscar formas saudáveis ​​de lidar com essas emoções e compreender nossas necessidades pessoais antes de tomar qualquer decisão.
É normal não sentir desejo em se empenhar em alguma área específica. A falta de motivação pode ser um sinal para buscarmos mudanças ou nos conhecermos melhor. É fundamental cuidar da nossa saúde mental, buscar ajuda profissional quando necessário e explorar caminhos que realmente nos inspirem. Lembre-se de ser gentil consigo mesmo durante esse processo e dê-se tempo para encontrar aquilo que traz significado à sua vida.
Olá! Antes de pensar se isso é algo normal, é importante avaliar como é isso para você. É algo que vem lhe incomodando, trazendo algum tipo de sofrimento e prejuízo em sua vida? Caso a resposta seja sim, é válido compreender como está o seu olhar para essa área da sua vida, se existe alguma crença por de trás dessa questão, quais os sentidos dessas escolhas na sua vida entre outras reflexões. A psicoterapia é uma ferramenta que pode te ajudar a explorar e aprofundar essas questões, te auxiliando a tornar mais consciência sobre si e construindo uma vida mais autêntica e com mais sentido. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estou à disposição. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica - R$ 100
Olá!

Pela forma como a sua pergunta foi formulada, me parece que tal questão lhe gera incômodo, independentemente de ser considerado algo "normal" ou não. Sendo assim, é possível investigar melhor quais são os aspectos que lhe impedem de sentir prazer em quaisquer atividades que realize. É importante sim que possamos ter ou desenvolver condições internas para podermos conferir alguma espécie de sentido a determinadas atividades na vida, sejam estas de que ordem forem.

Um abraço!
Sim, é normal. Não existe uma regra ou um padrão que você precise se envolver ao máximo com alguma coisa ou por muito tempo. Às vezes queremos coisas só por um momento e depois não faz mais sentido. Está tudo bem. As pessoas são diferentes, não se compare a detalhes. Cada um encontra uma forma de viver a vida. Como você disse nos exemplos. São vária possibilidades. Talvez seja mais interessante olhar para si e buscar se conhecer, se conectar, ver o que realmente faz sentido para você e apenas você.
Nada é “normal” se nós faz sofrer e/ou levar uma vida disfuncional. Então a pergunta a se fazer é: isso para você é realmente um problema, ou sua angústia se dá por acreditar-se obrigado a manifestar esse interesse? Ser capaz, contudo, de responder a essa é a outras perguntas demanda investimento em autoconhecimento, coisa que através da psicoterapia você alcançará.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!