É normal o antidepressivo parar de fazer efeito durante o tratamento? Eu tomo 40mg Citalopram há mai

3 respostas
É normal o antidepressivo parar de fazer efeito durante o tratamento? Eu tomo 40mg Citalopram há mais de um ano para tratar ansiedade, me dei bem com ele. Mês passado tomei de uma marca genérica (nova farma) e passei mal. Retornei ao médico e ele emitiu nova receita, comprei e comecei a tomar há 3 semanas o original Maxapran. Desde então venho sentindo os efeitos colaterais e a ansiedade voltou. Será que o remédio parou de atuar no meu organismo ou ele está se readaptando ao original, visto que sempre tomei genérico?
Essa sua dúvida é super válida — e o que você está sentindo pode sim ter explicações que não significam, necessariamente, que o medicamento “parou de fazer efeito”.
Aqui vão alguns pontos importantes:
Possível readaptação ao princípio ativo
Efeitos colaterais após troca de marca
Continue observando por mais 1-2 semanas (caso os sintomas estejam toleráveis).

Se os sintomas forem muito intensos ou não melhorarem, vale retornar ao seu médico para avaliar se a dose deve ser ajustada ou se uma nova estratégia deve ser considerada.
Manter um diário com os sintomas pode ajudar bastante a identificar padrões e relatar com mais clareza na próxima consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações! As duas possibilidades podem ocorrer! Tanto seu organismo pode estar se adaptando novamente à marca que você utilizava anteriormente, como pode ser que essa dose tenha ficado defasada. Sugestão: retorne no seu médico prescritor o quanto antes, e relate isso para ele. Espero ter contribuído.
Olá! Medicamentos de marcas diferentes podem apresentar alguma diferença na biodisponibilidade das substâncias, ainda que sejam os mesmos fármacos. Pode ser sim que você esteja se readaptando a um medicamento de nova marca caso haja diferença na biodisponibilidade. No entanto, também é possível que outros fatores em sua vida estejam influenciando no retorno dos sintomas de ansiedade. Sabemos que o tratamento da ansiedade envolve outras modalidades como psicoterapia, exercício físico, alimentação saudável, etc. Caso o tratamento seja exclusivamente medicamentoso, aumentam as chances de você experimentar " recaídas".

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.