É normal o metamucil causar azia dor de estômago e inchar a barriga?

2 respostas
É normal o metamucil causar azia dor de estômago e inchar a barriga?
QUEM NÃO CONHECE PELO MENOS UMA PESSOA QUE TEM INTESTINO PRESO???

Milhões de pessoas tem intestino preso, em particular mulheres, idosos, pessoas em uso de certas medicações(como alguns antidepressivos , antiácidos e ferro, entre muitas outras), pessoas no leito e durante ou após a gravidez. Claro que não se resume a isso. De fato na prática clínica vemos pessoas em várias idades e situações com o intestino preso.

=============Para o diagnóstico adequado é preciso uma História Clinica bem detalhada. É lógico que problemas de saúde anteriores e uso de medicações devem ser vistos detalhadamente. O tempo em que existe a obstipação também é fundamental. É claro que para isso é preciso atenção ao paciente. É muito importante saber se há situações como sangramento, dor para evacuar e o histórico pessoal e familiar, incluindo história familiar de câncer de intestino. A situação nutricional, emocional e as cirurgias anteriores, incluindo partos, também são importantes. Deve-se conhecer tratamentos anteriores, já que é comum o uso de laxantes, com ou sem orientação médica.

==============Para um diagnóstico preciso é necessário um Médico qualificado e que saiba fazer ou interpretar desde exames simples até os mais sofisticados. Por isso que sempre insisto na qualificação e experiência do Médico. Há quem ache que é um problema fácil e banal, mas o Médico que conhece as inúmeras causas da obstipação avalia seu paciente com cuidado. Por exemplo, se a obstipação acontece pela presença de uma obstrução, por exemplo um câncer de intestino, o uso de fibras pouco irá ajudar.

=================O tratamento, como tudo em Medicina, deve ser personalizado. Não se deve usar laxantes sem indicação ou acompanhamento médico, e não são todas as pessoas que melhoram apenas com medicamentos. Cada caso deve ser visto individualmente. Como dizia o grande médico William Osler:

“O BOM MÉDICO TRATA A DOENÇA, MAS O GRANDE MÉDICO TRATA O DOENTE”.

No seu caso, o medicamento citado contém uma fibra específica(psyllium). As fibras podem causar distensão no abdomen e gases, especialmente no início do uso. Já a azia deve ser explicada por outras causas.
Recomendo que converse com o médico(a) que prescreveu.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.