Azia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é azia?

Azia ocorre quando o conteúdo ácido do esôfago sobe para a garganta. Também conhecida como refluxo ácido do estômago. A maioria das pessoas sofre em algum momento de sua vida como queimadura ou regurgitação ácida.

Quais são as causas da azia?

Azia ocorre geralmente após uma refeição pesada ou beber muito álcool. Algumas pessoas têm quando se encostam ou deitar-se. Sua freqüência varia de uma pessoa para outra. A maioria das pessoas têm muito raramente, mas em outros, episódios de azia ou regurgitação ácida pode ocorrer diariamente ou semanalmente.

É perigoso ter azia?

Azia é irritante e pode ser prejudicial para a saúde do doente. Ocasionalmente, azia persistente pode levar a esofagite ou inflamação do revestimento do esôfago.

No pior dos casos, esofagite pode ser complicada pelo aparecimento de úlceras que podem sangrar ou de anemia crônica. Às vezes, esofagite de refluxo também é complicada por estenose (estreitamento) do esôfago, as cicatrizes aparecem para curar úlceras.

Este estreitamento do esôfago pode impedir a deglutição. Isso é grave e vai exigir um estudo e tratamento imediato.

Como minha garganta recebe o ácido do estômago?

O esôfago tem um esfíncter (anel muscular) no fundo, antes da inserção no estômago. O diafragma é o músculo principal da respiração, que separa os pulmões do estômago e vísceras abdominais, o esfíncter continua em vigor e o sistema funciona como uma válvula unidirecional. Assim, em condições normais permite a entrada de alimentos para o estômago, mas não para fora.

Se a válvula não funcionando corretamente, o ácido do estômago pode escapar do estômago para o esôfago. Esta tendência aumenta quando o estômago contém grandes quantidades de alimentos ou líquidos, especialmente  gordura ou álcool, ou quando algo está pressionando o estômago.

Quais as condições que aumentam a azia?

Muitas vezes não é conhecida por aumentar a azia. Em outros casos, você pode contribuir com qualquer uma das seguintes condições:

Hérnia de hiato

É uma condição na qual a parte superior do estômago é inserido através de um orifício no diafragma (chamado de hiato). Então, as fibras musculares do esfíncter não pode colocar pressão sobre a parte inferior do esôfago. Como resultado, esta parte do esôfago permanece em aberto, quando deveria ser fechado.

Obesidade

Em pessoas que estão acima do peso, a gordura na cavidade abdominal exerce mais pressão sobre o estômago. Isso aumenta a pressão dentro do estômago e seu conteúdo é empurrado para dentro do esôfago. Perda de peso reduz o risco de refluxo do ácido do estômago.

Gravidez

O útero (útero), aumento no tamanho durante a gravidez, ele comprime o estômago. Isso aumenta a pressão interna, como ocorre em pessoas com sobrepeso. Alterações no equilíbrio hormonal que ocorrem durante a gravidez determinar o relaxamento do esfíncter esofágico inferior.

Refeições

O risco de refluxo ácido aumenta quando o estômago está cheio de comida, especialmente se o alimento tem sido abundante (principalmente gordura). Então, o alimento permanece mais tempo no estômago antes de passar para o intestino. Se você evitar comer mais do que o necessário, o risco de refluxo ácido é reduzida.

Alimento

Chocolate, menta, molho de tomate, café e álcool relaxa o esfíncter esofágico inferior.

Cigarro

Difícil e reduz a função do esfíncter.

Prisão de ventre

Aumento do risco de refluxo ácido, e os pacientes constipados têm uma maior pressão abdominal e, portanto, aumento da pressão dentro do estômago.

Deitar

Se você deitar, a possibilidade de refluxo ácido aumenta devido à gravidade. Isto pode ser evitado, em certa medida, usando um travesseiro extra ou colocar um par de livros ou blocos sob os pés da cabeceira do leito.

O que pode ajudar?

Os seguintes fatores aumentam o risco de refluxo ácido:

  • Obesidade. Tente perder o excesso de peso poucos quilos.
  • Evite refeições pesadas e / ou gordura, e tentar não dormir direito depois de comer.
  • Tente beber menos café e alimentos menos problemática.
  • Evite consumir álcool.
  • Parar de fumar.
  • Se você tiver sintomas durante a noite, você pode obter um travesseiro extra ou colocar um par de livros sob os pés na cabeceira da cama, como indicado.
  • Se azia ou a regurgitação ácida são raras (menos de cinco vezes por mês) pode tomar antiácidos, ou similar, disponível em farmácias sem receita médica.

Quando devo consultar um médico?

Se a azia ou a regurgitação de ácido ocorrerem com freqüência ou são sintomas incómodos, consulte o seu médico. O médico deve decidir ou não se receitará  uma droga mais eficaz.

Especialistas em azia

Encontre um especialista em Azia na sua cidade:
Leonardo da Cruz Peixoto

Leonardo da Cruz Peixoto

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Danielle Patriota Sampaio

Danielle Patriota Sampaio

Endoscopista, Gastroenterologista

Vinhedo

Vanessa Lopes Reis

Vanessa Lopes Reis

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Danielle de Castro Kiatkoski Primo

Danielle de Castro Kiatkoski Primo

Gastroenterologista

Curitiba

Dahir Ramos de Andrade Júnior

Dahir Ramos de Andrade Júnior

Médico clínico geral, Gastroenterologista

São Paulo

Lívia de Almeida Andrade

Lívia de Almeida Andrade

Médico clínico geral

Salvador

Perguntas sobre Azia

Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Azia

Dr. Leo Lara Espinoza
Dr. Leo Lara Espinoza
Cirurgião plástico
Rio de Janeiro
Bom dia , a colocação ou retirada de implante de silicone não tem relação com o estômago, o que tem que ser avaliado, são as medicações que podem estar sendo utilizandos no pós operatório. Alguns…
3 respostas

Dr. Raphael Costa de Andrade
Dr. Raphael Costa de Andrade
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Niterói
A epigastralgia, comumente chamada de dor na boca do estômago, e a salivação são sintomas que podem estar relacionadas à doença do refluxo gastroesofágico.
O tratamento medicamentoso consiste…
1 respostas

Devido a relação com o esforço é preciso, antes de mais nada avaliar a possibilidade de uma causa cardíaca. Sugiro que você procure um cardiologista.
1 respostas

Especialistas falam sobre Azia

A azia é um sintoma muito comum entre os pacientes com queixas relacionadas com o trato gastrintestinal. Geralmente descrita com azia ou uma "queimação que sobe pelo peito", seu nome técnico é pirose e está relacionada, na grande maioria das vezes, à doenças que acometem o esôfago, sendo a principal delas a doença do refluxo gastroesofágico.

Fabio Luiz Maximiano

Gastroenterologista

São Paulo

Agendar uma visita

A pirose, popularmente conhecida como azia, é sensação de queimação que vai do estômago até a garganta. É um sintoma muito relacionado a doença do refluxo gastroesofágico, que ocorre pelo retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago. Quando identificado e tratado corretamente, traz melhora na qualidade de vida do paciente.

Thereza Vasconcellos

Gastroenterologista

Rio de Janeiro


A azia pode ser um dos sintomas de doença do refluxo gastroesofágico, porém devemos lembrar de alguns diagnósticos diferenciais. A endoscopia digestiva alta, a pHmetria esofágica, manometria e outros exames, estão disponíveis para o diagnóstico, assim como a história clínica do paciente. O tratamento é através das mudanças dos hábitos alimentares e de vida, medicamentoso e em algumas situações cirúrgico.

Tiago Coelho Martins

Gastroenterologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Sintoma associado a doença do refluxo gastroesofágico e a processos inflamatórios do estômago.

Gardenia Costa

Gastroenterologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Azia é a sensação de desconforto tipo queimação em abdome superior. Muitos pacientes descrevem a sensação de azia como a sensação de queimação retroesternal (no tórax), no entanto, tal sensação é na verdade chamada de PIROSE. Durante a consulta, questionamentos são elaborados após descrição das queixas pelo paciente para melhor esclarecimentos dos sintomas e de fatores desencadeantes no intuito da elucidação diagnóstica. De acordo com diversos fatores, a exemplo simples da idade e queixas, são solicitados exames de laboratório ou imagem. Lembrando sempre que cada caso é um caso e cada paciente apresenta necessidades diferentes para o melhor diagnóstico e tratamento.

Gustavo Moreira

Gastroenterologista

Recife

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Azia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.