É normal o paciente que sofreu avc sentir dores na fisioterapia?

3 respostas
É normal o paciente que sofreu avc sentir dores na fisioterapia?
Dr. Luiz Carlos Pinto
Especialista em medicina física e reabilitação, Neurofisiologista
Rio de Janeiro
Sim. É bem comum. Uma das consequência do AVC é o parecimento de espasticidade muscular em um dos lados do corpo, em função da perda do contrôle neurológico central sobre os músculos dos membros contralaterais ao lado afetado. A espasticidade se traduz em rigidez (contratura) muscular. Só isso já é suficiente para provocar dores. Durante a fisioterapia essas dores podem aumentar, pois um dos objetivos da mesma é aumentar a flexibilidade das articulações. Sugiro que questione o médico assistente ou mesmo o fisioterapeuta sobre a indicação de fazer aplicações de Toxina Botulínica nos músculos mais afetados. Ela relaxa os músculos, diminui ou elimina as dores e facilita a fisioterapia, que é indispensável. Existem medicamentos orais que também podem ser empregados para se obter um resultado ainda melhor, mas o médico assistente deve ser consultado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!

Após a ocorrência do acidente vascular encefálico (AVC) ocorrem alterações no organismo que podem levar ao aumento da ocorrência de dor. Seja associado as lesões existentes no sistema nervoso central, o que chamamos de "dor de origem central" ou relacionado a perda de mobilidade do membro enfraquecido e espasticidade (que dificulta a mobilização do membro). A fisioterapia no período após o AVC é de extrema importância para reabilitação motora e evita a ocorrência de atrofia muscular e retrações tendíneas (contratura do membro espástico). Por isso, determinados exercícios durante a fisioterapia podem incomodar um pouco e gerar um sentimento de exaustão. No entanto, a dor ou incômodo exagerado não é normal e pode ser um sinal de que a terapia precisa ser reformulada e adaptada para que o paciente consiga se reabilitar. O ideal é procurar um fisioterapeuta com experiência na reabilitação de pacientes neurológicos. Um abraço!
 Erik Barone
Especialista em medicina física e reabilitação
São Paulo
Sempre o acompanhamento de um especialista em reabilitação é indicado para quem sofreu qualquer tipo de avc .
As dores tem de ser investigadas e tratadas de forma que seu rendimento seja o maior possivel. Nada dispensa um bom exame físico para que condutas adequadas sejam tomadas

Especialistas

Marcella de Carlo Barcelos Teixeira

Marcella de Carlo Barcelos Teixeira

Especialista em medicina física e reabilitação

São Paulo

Murilo Miranda de Sousa

Murilo Miranda de Sousa

Médico clínico geral

São Paulo

Luiza Tazo

Luiza Tazo

Neurologista

Sarandi

Dalva M Salgado Machado

Dalva M Salgado Machado

Neurologista

Belo Horizonte

João Brainer Clares de Andrade

João Brainer Clares de Andrade

Neurologista

São Paulo

Eric Carvalho

Eric Carvalho

Neurologista

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 388 perguntas sobre Acidente vascular cerebral (AVC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.