E ''normal'' uma pessoa ter mais sintomas psíquicos como medo, apreensão, angustia, preocupação e

9 respostas
E ''normal'' uma pessoa ter mais sintomas psíquicos como medo, apreensão, angustia, preocupação e pensamentos tidos como ''irracionais'' do que sintomas físicos no transtorno de ansiedade generalizada ou ate mesmo na síndrome do panico?
É mais normal esses sintomas psíquicos no Transtorno de Ansiedade Generalizada do que no Transtorno de Pânico, embora eles também possam acontecer nesse. De qualquer forma, independente de classificações, o importante é procurar ajuda no caso de estar passando por esse tipo de sofrimento. Nesses casos recomendo a ajuda profissional de um psicólogo e de um psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, são os sintomas psíquicos como preocupações irreais e desproporcionais, o medo e a angústia, muito presentes em pacientes diagnosticados com TAG que desencadeiam as reações físicas como tensão muscular, sudorese, insônia, tremores, queimação no estômago e muitas outras.
Quando falamos em seres humanos não há normal ou patológico, assim seu relato me parece de uma pessoa muito angustiada. Busque um bom psiquiatra e um bom psicólogo e olhe mais d perto para você.
Normalmente TAG inicia-se com sintomas psíquicos e procurar ajuda profissional nesta fase tende a ter resultados mais eficazes e com menos tempo de tratamento.
Sim, é comum. O sofrimento se manifesta de diversas formas em diferentes indivíduos. A boa notícia é que há tratamento eficaz e o nome dele é Terapia EMDR.
Sim. E muitos tem sintomas fisicos como palpitacao no coracao e creem que poderao morrer...ai correm para a emergencia e fisicamente estao bem. Um medico sabio podera dizer SEU PROBLEMA NAO E FISICO E SIM EMOCIONAL. Existe tratamento. Procure um psicologo especializado em pskcoterapia.
Sim, são bem normais, afinal a ansiedade é gerada devido a pensamentos, mesmo que inconsciente.
Muito comuns mesmo, por isso que ansiedade é um sofrimento psiquíco.
Como nossa mente é ligada ao corpo, temos os sintomas no corpo também, mas primeiramente é na mente.
O ansiedade em um grau elevado podem sim desenvolver todos esses sintomas relatados. Se esses sintomas estão te impossibilitando de realizar suas tarefas diárias, é interessante procurar um psiquiatra em um primeiro momento, para quem sabe entrar com algum medicamento, porém é necessário buscar a causa e o que está levando você a desenvolver essas crises de ansiedade.
Pense com carinho em buscar um profissional que está preparado para a ouvi-lo. Você precisa de um espaço para falar sobre seus sintomas. "Doenças são palavras não ditas" já dizia Lacan.
Ansiedade é uma reação natural do nosso corpo. É uma expectativa apreensiva com relação ao que está por vir. Funciona como um mecanismo de sobrevivência para lidar com as situações de perigo, que na maioria das vezes não existe ou está sendo super exagerado. Pode se tornar um problema quando passa a causar sintomas físicos e emocionais (medos, tristeza, dores de cabeça, sensação de falta de ar, taquicardia, entre outros), podendo se tornar um transtorno mental (síndrome do pânico, TOC, fobias). A pessoa ansiosa tem sensação constante de preocupação, medo, frequente e intensa não a deixa em paz, chegando ao ponto de afetar todas as esferas da sua vida, fazendo com que não consiga sentir-se feliz, bem, no momento presente. Nesse caso, o tratamento medicamentoso e psicoterapia são essenciais. A terapia cognitiva comportamental irá atuar nos medos, pensamentos e comportamentos, oferecendo técnicas para superar, controlar a ansiedade e pensamentos, ajudando a pessoa a ter uma vida mais saudável e feliz.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 993 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.