É normal uma psicoterapia psicanalistas demorar 16 anos sem que o problema principal (transtorno de

14 respostas
É normal uma psicoterapia psicanalistas demorar 16 anos sem que o problema principal (transtorno de ansiedade generalizada) seja resolvido? Ouvi dizer que a abordagem feita por um psicologo costuma dar resultado em muito menos tempo. É verdade?
Olá! Geralmente não podemos precisar em quanto tempo a questão principal será sanada,já que o processo envolve uma série de fatores. Não sou analista então não tenho como falar sobre como eles funcionam neste sentido, mas caso sua questão seja pontual e você deseje resultados mais rápidos existe a Psicoterapia Breve Focal, que acontece focada na sua queixa principal e tem um número limitado de sessões para tal.

Em minha experiência com a Gestalt Terapia esta também obtém resultados relativamente rápidos, mesmo que estes não sejam exatamente resolução total ao problema principal, são pequenas mudanças que causam outras mudanças e assim vai de forma que você passa a se compreender melhor e lidar melhor com a sua questão até que eventualmente possa se regular sozinha sem a necessidade do terapeuta.

Mas acho válido você buscar trabalhar com seu próprio analista a sua insatisfação.

Espero ter ajudado de alguma forma

Estou à disposição!

Uma das condições que norteia o trabalho analítico é que não se propõe a "cura" por acreditar que o sujeito não está doente, mas padece de algo.
Sendo assim, uma análise não "tira" ou elimina um sintoma, mas propicia que o sujeito faça algo com aquilo de que se queixa, de maneira que não cause tanto sofrimento.
Do mesmo jeito que compartilhou sua dúvidas, poderia falar com seu/sua analista, pode ser algo na relação entre vocês que tenha feito você se questionar sobre a eficácia da análise.
A Terapia Cognitiva Comportamental é bastante eficaz para tratar essa questão. Vale a pena tentar. Fico a disposição. Att, Sandra Romão
Olá! A questão do tempo de tratamento é relativa a cada paciente em sua própria análise e o que este procura em relação ao tratamento. Não há um ponto em específico que seja pré-determinado como "está curado, agora pode ir embora!", se o tratamento for efetivo para o paciente em questão e este decide que o seu tratamento acabou pois está satisfeito com o benefício que a análise proporcionou, este paciente pode interromper os atendimentos. Esta questão varia indefinidamente de acordo com cada abordagem, terapeuta e paciente.
Espero ter ajudado e estou a disposição.
A psicanálise não trabalha com o sintoma, apesar de ser, de uma geral, esse que leva a buscar de um tratamento.
Na análise em um determinado momento, você se dá conta de como era e como está no momento, não necessariamente tendo como referência o sintoma.
É fundamental você conversar com seu analista sobre esse seu incômodo atual.
Posso lhe dizer que é fundamental a percepção da melhoria de qualidade de vida, em todos os processos tarepeuticos
É difícil delimitar o tempo numa psicoterapia ou análise. Vai depender muito de cada caso, de como essa análise está caminhando. Muitos fatores entram neste processo, tempo, circunstâncias, mobilidade do paciente, desejo de mudança, relação terapêutica. Existem terapias mais breves como a Psicoterapia Breve mas precisa ver se se ajusta à demanda do paciente. Não é porque é breve que todo caso se ajusta. Converse sobre isso com seu analista. Revejam a relação, prazos, focos.
Olá! Dezesseis anos é bastante tempo... Com certeza houveram avanços durante este processo, como o autoconhecimento, por exemplo. Talvez seu diagnóstico necessita ser revisto. Um psiquiatra pode ajudar bastante neste aspecto. Entendo que a psicanálise não prioriza a busca da "cura", mas tem que haver a melhora das queixas principais apresentadas, a não ser que tenha um transtorno de personalidade ansiosa. Procure um médico psiquiatra.
Um dos fatores mais importantes na Psicoterapia é o autoconhecimento, é o seu entendimento de seus aspectos psico emocionais, e como lidar com eles de forna consciente e saudável. Reconhecer o que te faz bem e o que não. O outro fator é a confiança estabelecida entre paciente e profissional, independente da linha de atuação. O tempo de duração da Terapia vai ser definida pela evolução do cliente e sua satisfação com os resultados atingidos.
Abraços.
Olá, é difícil estipular um tempo para o processo de análise, mas se é algo que está te incomodando, acredito que seja importante você falar sobre isso com sua analista.
Não existe abordagem certa ou errado ou tempo de duração definido. Tanto a psicanálise como as demais abordagens tratam do ser humano e suas questões como um todo. Porém a abordagem Cognitivo Comportamental tem mostrado uma eficácia em menos tempo. Outros fatores também contribuem parado sucesso e rapidez no tratamento que são o comprometimento do paciente e sua disposição psíquica, o que nem sempre nos é favorável independente de nossa vontade de se livrar do problema. Existe também a questão da identificação com o tipo de abordagem. Talvez seja a hora de experimentar uma nova terapia. Espero ter ajudado.
Um abraço.
O tempo necessário depende de pessoa e da abordagem oferecida. O que se sabe é que há várias abordagens e que cada pessoa se identifica com uma dela. Porém, há o EMDR, que é uma abordagem focal, com resultados rápidos e eficazes.
A psicoterapia na abordagem Cognitiva Comportamental costuma ter resultados mais rápidos, porém o avanço não depende somente da abordagem mas também da identificação do cliente com essa abordagem e com o psicólogo e ainda da abertura do cliente para o autoconhecimento, visto que a ansiedade pode estar associada a vários fatores emocionais. Você precisa, em psicoterapia, identificar seus conflitos que podem estar gerando os sintomas e com o autoconhecimento buscar dentro de si maneiras para enfrenta-los....em alguns casos, o trabalho multidisciplinar com um psiquiatra seria interessante. Espero ter ajudado!!Boas reflexões!!!
Olá! Não é possível precisar o tempo para solução de um determinado problema psicológico. E dentro das diversas abordagens psicológicas, cada uma tem seu jeito de trabalhar, e que se adapta melhor a cada paciente.

As terapias cognitivas e comportamentais têm respaldo científico para o tratamento do TAG.
Então, procure outro profissional que atenda suas necessidades emocionais, e o ajude a resolver seu problema.

Abraço!
Em relação ao tempo de tratamento depende da adesão do indivíduo na abertura para o autoconhecimento. Devido haver muitas técnicas diferentes a terapia cognitivo comportamental é a mais indicada nesse caso.Como parte do processo terapêutico o psicólogo irá trabalhar com uma série de áreas problemáticas fundamentais para o progresso Métodos cognitivos ajudam a diminuir a ansiedade e dão a pessoa uma sensação de controle sobre sua ansiedade e situações sociais.Att/