e possivel alguem com bulimia curar se sem ajuda de medicos e remedios ??

9 respostas
e possivel alguem com bulimia curar se sem ajuda de medicos e remedios ??
O tratamento da bulimia pode sim ser feito com terapia com um bom terapeuta da área, com um(a) boa psicólogo(a). Podem existir ótimos resultados, quando as causas da bulimia são entendidas e corretamente tratadas. Caso seja necessário, o(a) psicólogo(a) que conduzirá o tratamento saberá identificar e encaminhar para tratamento médico complementar (mesmo que não seja com um médico psiquiatra). O mais importante é ir procurar tratamento o quanto antes, pois é uma doença que pode trazer riscos ao paciente, assim como outros transtornos alimentares. Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A pessoa que desenvolve essa perturbação adota comportamentos prejudiciais à saúde; medidas emergenciais objetivando alcançar um 'corpo ideal', q podem ser jejuns, ingestão de medicamentos, exercícios físicos. De modo geral a bulimia se caracteriza por episódios de hiperfagia (comer compulsivo, fome em excesso) e o sentimento de culpa, acarretando vários outros sintomas. Portanto, existe a necessidade de um atendimento multidisciplinar onde o psicólogo e outros profissionais poderão contribuir para a cura.
Abraço :)
A Bulimia é causada por desequilíbrio psicológico e pode sim, ser tratada sem o uso de medicação. Um tratamento com sessões de psicoterapia semanais pode trazer de vota o equilíbrio físico e emocional do paciente.
A Bulimia é um transtorno psiquiátrico que necessita de atendimento multidisciplinar, ou seja, medicação, psicoterapia e nutrição. Além disso, por ser um transtorno que atinge a imagem corporal - o individuo não se agrada do que vê ao espelho - a resistência ao tratamento é grande. Podemos dizer até que o paciente joga no "time da doença" e não da saúde!! Por fim, é necessário um profissional que possa avaliar e conduzir o tratamento de forma coerente.
Caro paciente,
É difícil a cura sem um acompanhamento.
No caso de Bulimia é importante fazer um tratamento com uma equipe multiciplinar para atingir resultados.

Abraços,
A bulimia é um transtorno psiquiátrico de tratamento complexo, para tanto seu acompanhamento deve ser multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, nutricionista, dentre outros). Desta forma, como você já identificou a doença o ideal é consultar um psiquiatra e/ou psicólogo para dar início ao tratamento. Uma boa opção é procurar um centro de tratamento de transtornos alimentares da sua cidade, lá você encontrará profissionais qualificados e experientes no tratamento da bulimia. O importante é dar início o quanto antes ao tratamento, não hesite em buscar ajuda!
Sim, é possível. Embora o ideal seja um tratamento multidisciplinar, é possível que, sob orientação de um bom psicólogo, a pessoa possa melhorar e adquirir novamente qualidade de vida.
Na maioria dos casos, o paciente com anorexia sabe muito bem quais alimentos deve comer e quais quantidades, entretanto, não consegue seguir o plano alimentar. Esse é um dos motivos pelos quais muitas vezes o papel do nutricionista é "em vão" até que o paciente, juntamente com um psicólogo devidamente capacitado, trabalhe suas crenças com relação aos alimentos e ao seu corpo. Aí sim, após a reestruturação cognitiva do paciente, ele conseguirá seguir o plano alimentar elaborado pelo nutricionista.
A terapia cognitivo-comportamental tem se mostrado, através de estudos controlados, extremamente eficaz para este tipo de transtorno e pode ser utilizada com ou sem medicação, dependendo da gravidade do caso.
Ir a um psicólogo pode ser o primeiro passo para compreender a bulimia. A psicoterapia pode contribuir muito para a melhora deste quadro. Porém, geralmente é necessário o acompanhamento com profissionais de outras áreas como psiquiatra, médico do aparelho digestivo e nutricionista. Se você tem receio de começar pelos médicos, sugiro que você comece com o acompanhamento psicológico que pode auxilia-lo a dar continuidade com os outros profissionais.
Sem ajuda difícil, mas importante ter o desejo de melhorar.

Especialistas

Tânia Márcia Leão

Tânia Márcia Leão

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Milene Pereira

Milene Pereira

Nutricionista

Rio de Janeiro

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Psiquiatra, Médico de família

Jundiaí

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 43 perguntas sobre Bulimia Nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.