É possível associar Escitalopram com Venlafaxina?

4 respostas

É possível associar Escitalopram com Venlafaxina?
Ambas as drogas têm efeito de inibição da recaptura de serotonina, de modo que este efeito seria aumentado pela associação. Dependendo das doses, não há maiores riscos, mas é mais comum serem associadas medicações que não tenham a mesma ação, porém ações complementares como, por exemplo, a bupropiona, a mirtazapina ou os antipsicoticos atípicos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Usados em associação potencializam o efeito da serotonina, mas existe a necessidade de avaliar efeito colateral de excesso deste neurotransmissor (síndrome serotoninergica).
Bom dia! Os estudos científicos não mostram evidências de que haja algum tipo de benefício nessa associação, já que as medicações tem efeitos similares no cérebro. O ideal sempre é otimizar a dose de apenas uma medicação e caso necessário fazer associações, porém de medicações que tenham efeitos diferentes no cérebro, a fim de potencializar suas ações. Espero ter ajudado! Umabraço, Karen.
É mais recomendado utilizar o escitalopram ou a venlafaxina em monoterapia (uma medicação só de cada vez), aumentando a dose com meta de melhorar sintomas que ainda possam estar presentes e observando se esse aumento não gera efeitos colaterais indesejados.
Em algumas situações a medicação em monoterapia em doses adequadas ajudou até certo ponto, porém não houve uma melhora mais completa.
Nessa situação a associação de medicamentos pode estar indicado, porém existem estratégias mais efetivas e seguras do que a combinacao escitalopram + venlafaxina.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 800 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.