É possível cirurgia para tendinite não calcárea, como elas são feitas? com a retirada do tendão doente?

2 respostas
É possível cirurgia para tendinite não calcárea, como elas são feitas? com a retirada do tendão doente?
Dr. Henrique Procópio .
Ortopedista - traumatologista
Varginha
Ola,
É possível sim,lembrando que as indicações são bem restritas e especificas para diversidade de tendões que possuímos no corpo humano.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Alyne Ornellas Neves
Ortopedista - traumatologista
Brasília
A tendinite NÃO CALCÁREA é uma condição de inflamação do tendão que pode ser tratada com analgésico, antiinflamatório e Fisioterapia, não sendo necessário, a princípio cirurgia. O exame de ressonância magnética possibilita um diagnóstico mais preciso das lesões dos tendões do ombro, chamados de manguito rotador. Os tendões podem sofrer um processo inflamatório, chamado tendinite, sem ter rupturas. Entretanto, em outros casos pode haver ruptura parcial ou total desses tendões sendo necessário a consulta com um especialista em Ombro para determinar se é uma lesão com indicação de tratamento conservador ou cirúrgico. Existe uma vasta possibilidade de tratamentos tanto conservadores quanto cirúrgicos, por isso cada caso precisa ser avaliado individualmente.
A tendinite CALCÁREA no ombro é uma condição em que depósitos de cálcio se acumulam nos tendões dos músculos do ombro, causando dor e limitação dos movimentos. O tratamento da tendinite calcária no ombro geralmente envolve uma combinação de repouso, fisioterapia, medicações anti-inflamatórias e injeções de corticosteroides. Pode ocorrer o desaparecimento espontâneo dos depósitos calcificados e o tendão se recuperar. Em caso de falha desse tratamento, utiliza-se outros procedimentos como a remoção dos depósitos de cálcio através de barbotagem (realizado com auxílio de ultrassom), terapia por ondas de choque ou debridamento artroscópico. Na maioria dos casos não é necessário o reparo cirúrgico do tendão, entretanto, isso vai depender o tamanho e profundidade do acometimento do tendão pela calcificação. O tratamento específico depende da gravidade dos sintomas e da fase que a doença se encontra.
Forte abraço! Dra Alyne Ornellas - Ortopedista. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC).
taggo.one/alyneornellasortopedia

Especialistas

Camila Rodrigues Bressane Cruz

Camila Rodrigues Bressane Cruz

Médico acupunturista, Especialista em dor

São Paulo

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Médico acupunturista

Manaus

Pedro Baches Jorge

Pedro Baches Jorge

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Liliane Scarpelini

Liliane Scarpelini

Fisioterapeuta

Guarulhos

Francisco Bottino

Francisco Bottino

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 122 perguntas sobre Tendinite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.