É possível encontrar um sentido no bullying? .

3 respostas
É possível encontrar um sentido no bullying? .
Pensei em duas possibilidades.
Em quem sofreu o bullying: sim, é possível trabalhar para que o que foi sofrido seja atenuado e ressignificado. Aqui, dar um sentido me faz pensar em superação. Se estiver acontecendo nesse momento, encontrar maneiras com a família e escola, por exemplo, de intervenção para a proteção da vítima.
Para quem pratica/praticou o bullying: seria muito importante entender o porquê dessa ter sido a maneira que a pessoa encontrou de se expressar. Será que essa agressividade/violência não pode encontrar caminhos mais saudáveis de vazão? Trabalhando da maneira correta, tenho certeza que sim.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Klyus Vieira
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Não!
O bullying em si não tem um sentido ou propósito válido. Ele é uma expressão de sofrimento, uma acting out de conflitos internos não resolvidos do agressor, os quais são projetados num terceiro e causando sofrimentos neste.
É profundamente doloroso e confuso passar por essa experiência. O que podemos encontrar não é um sentido no bullying, mas sim um sentido no sofrimento que ele causa, em que temos uma oportunidade, ainda que injusta e difícil, de compreender e ressignificar marcas emocionais.
O agressor vê o bullying com um foco na vítima em si, numa projeção. O agressor coloca na vítima aspectos seus que ele rejeita ou não suporta em si mesmo como fraqueza, insegurança, medo, impotências. 
Para aliviar esse conteúdo tensional, ataca o outro, num movimento destrutivo, numa tentativa distorcida de se livrar de seu próprio sofrimento interno. Portanto, vemos que é um sentido baseado no patológico, numa defesa frágil contra a própria angústia, sofrimento.
Já no lado da vítima, o sofrimento vivido pode, no espaço terapêutico, ganhar um novo significado, em que observamos a nomeação da agressão, ver os motivos, compreender que a violência sofrida não foi culpa ou mérito seu, mas uma projeção do outro. 
Elaboramos a ferida causada por esta ação destrutiva e invasiva do agressor, trabalhar a humilhação, a raiva e a diminuição da autoestima, transformando-as em experiência e não apenas em traumas. Fortalecermos a subjetividade, com a descoberta de recursos internos e uma identidade que vai além do lugar de vítima que lhe foi imposto.
O bullying não tem um sentido a ser encontrado, é uma atividade destrutiva em si, mas o sofrimento que ele gera pode ser elaborado e ressignificado.Assim, estou à disposição para oferecer um lugar para que a dor seja escutada, compreendida e, finalmente, para que a pessoa não fique presa neste momento de violência, desrespeito de desumanidade.
Estou com você!
Sim, é possível encontrar sentido mesmo em experiências como o bullying, não para justificar a violência, mas para que a pessoa possa transformar a dor em aprendizado, fortalecimento e compromisso com uma vida mais autêntica e alinhada aos seus valores.

Especialistas

Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Fisioterapeuta

Cacoal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1020 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.