É possivel estar obeso e desnutrido ao mesmo tempo?

9 respostas
É possivel estar obeso e desnutrido ao mesmo tempo?
Olá prezado. Sim, é possível sim! O termo desnutrido é o oposto de estar nutrido. Significa estar sofrendo por carência de nutrientes como vitaminas, minerais, ou até mesmo calorias ou proteína. Normalmente o aumento de peso ocorre quando é consumida uma maior quantidade de calorias do que se gasta nas atividades do dia. Um desequilíbrio energético, ou uma alimentação inadequada, com alimentos podres em nutrientes de qualidade (por exemplo, fastfood, snacks, balas, doces açucarados), mas com altos teores de gorduras e açúcares vazios, podem provocar o aumento de peso, e não fornecem nutrientes para a saúde do corpo e seu bom funcionamento. Por este motivo, algumas dietas que provocam a redução calórica nem sempre são bem sucedidas. Pois não basta cortar calorias e sim e necessário fornecer ao organismo os nutrientes que o corpo precisa para ficar saudável e funcionar corretamente. Procure um bom nutricionista para orientações corretas e um bom acompanhamento. Faz toda a diferença! Caso queira, estou a disposição. Sucesso!

Olá! Pode sim. Este fenômeno se chama Obesidade sarcopenica, onde há uma maior proporção de massa gorda em detrimento da massa muscular, desta forma, é possível considerar o indíviduo (após a avaliação nutricional) como "obeso desnutrido". A alimentação está diretamente relacionada com esse processo, procure uma nutricionista para auxiliá-lo (a). Obrigada!
Olá! Tudo bem? Sim, é possível. Desnutrição não está somente relacionada ao peso, mas sim, à carência de nutrientes.
Para nutrir nosso corpo, precisamos dos alimentos que forneçam os nutrientes (macro e micronutrientes) que nosso corpo não consegue produzir sozinho em quantidades adequadas.
Se as calorias que ingerirmos, vierem de "calorias vazias", muito encontradas em fast foods, doces, frituras e industrializados no geral, pode ocorrer um ganho de peso sem que haja a nutrição adequada. Pois esses produtos alimentícios são ricos em calorias, gorduras, açúcares e outras substâncias adicionadas, favorecendo um ganho de peso desequilibrado, se consumidos de forma constante. Mas, ainda assim, não forneceriam nutrientes na quantidade que precisamos, se nossa alimentação for composta principalmente por isso.
Sendo assim, é possível que uma pessoa com obesidade também apresente desnutrição.
Espero ter ajudado e qualquer coisa, estou à disposição! Abraços.
Olá, sim é possível, e nem sempre com obesos, chamamos de fome oculta.
Temos alguns fatores que podem ativar vias para ocorrer isso. Exemplo, mastigação, é super importante ela estimula a salivação que é o primeiro processo da digestão, problemas digestivos, falta de enzimas para digestão, má absorção intestinal. Tudo isso e mais a deficiência de qualidade de alimentos e variedade trazem vários problemas um deles a desnutrição.
Qualquer IMC pode estar com deficiência nutricional! Por isso o conceito de foco no "peso" (seja como parâmetro de avaliação ou como meta de tratamento) atualmente está ultrapassado. Precisamos avaliar seus exames bioquímicos, suas queixas clínicas, seu consumo alimentar, dificuldade de absorção e trabalhar com inclusão de alimentos fonte e/ou suplementação caso necessário.
Sim! E é bem comum. Pois como a obesidade é uma doença inflamatória, essa inflamação gera uma perda de massa muscular expressiva! Se precisar de alguma ajuda, pode me mandar mensagem: @eduardomonteironutri
SIM! Nosso estado nutricional pode ser ruim, estando ou não dentro do peso ideal pra altura.
Sim, é bem possível e comum. A obesidade é caracterizada pelo aumento de gordura corporal no corpo e, dentre muitos fatores, decorrente de uma alimentação de baixo valor nutricional. Ou seja, sem vitaminas, minerais, fibras e proteínas de baixo valor biológico. Então é possível sim ser obeso e desnutrido.
Espero ter ajudado!
Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 400
Sim, e isso é muito comum por sinal! Um paciente obeso tem deficiências e carências nutricionais, simplesmente pela caracterização da dieta diária totalmente desequilibrada, rica em alimentos altamente calóricos e sem nutrientes; então sim um paciente pode estar obeso e desnutrido. Abraços.