É possível realizar a retirada da vesícula biliar junto com a correção de hernias umbilical e inguinal
3
respostas
É possível realizar a retirada da vesícula biliar junto com a correção de hernias umbilical e inguinal bilateral na mesma cirurgia?
Se sim, qual o tempo de recuperação e a quantidade de cortes realizados neste procedimento quando realizado por video?
Se sim, qual o tempo de recuperação e a quantidade de cortes realizados neste procedimento quando realizado por video?
Sim, é possível e até é melhor resolver tudo em uma cirurgia só para não ter de fazer em outra oportunidade para não ganhar várias anestesias. A retirada da vesícula pode ser feita somente com um corte no umbigo (Sils), bem como a das hérnias. Entretanto, o mais comum é fazer a vesícula com o corte do umbigo e mais 2 de 5mm. Daí para fazer as hérnias inguinais irá acrescentar mais um de 5mm à esquerda, totalizando 4 cortes. Só nos casos de vesícula mais difícil daí são necessários 5. Do contrário 4 são mais que suficientes. Se a hérnia do umbigo for pequena pode-se fazer pela própria incisão dentro do umbigo que não irá ficar cicatriz visível. As cicatrizes da cirurgia laparoscópica são muito bonitas e quase imperceptíveis. O tempo de recuperação é excelente: em 7 dias pode voltar a trabalhar, mas se sentir 100% só com 30 dias. Exercícios pelo menos com 2 semanas. Consulte um cirurgião de aparelho digestivo experiente, isso faz a diferença.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível a realização, apesar de aumentar o tempo cirúrgico. Obviamente não é possível a garantia de realizar as duas, pois se houver qualquer dificuldade técnica ou duração prolongada do primeiro procedimento, o ideal será realizar em 2 tempos. Provavelmente serão 5 cortes para tal procedimento combinado. A recuperação geralmente é de 7 dias para o cotidiano, dependendo da sua profissão.
Abraços e boa sorte
Abraços e boa sorte
Concordo com as respostas dos profissionais que já as fizeram. Quero acrescentar que a cirurgia de hernia, umbilical ou inguinal é facilmente realizada em associação com a colecistectomia, por videolaparoscopia. A correção de hérnia umbilical não acrescenta nenhum corte á cirurgia de colecistectomia. No caso da hérnia inguinal pode acrescentar dois pequenos orifícios de 5mm. E o período de internação permanece o mesmo, 1 dia.
Especialistas
Rafael Brandão Bitencourt
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Belo Horizonte
Agendar uma visita
Ramon Bedenko Correa
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São José do Rio Preto
Agendar uma visita
Perguntas relacionadas
- Fiz uma ooforectomia bilateral, retirando também trompas e aderências, com quantos dias posso levantar algum peso( até 5 kg) e dirigir ?
- Gostaria de saber se os curativos serão preciso fazer até o dia de retirar os pontos?
- Fiz várias operações ao intestino bisicula ovários útero às vezes tenho muita prisão não consigo bacuar i dores de barriga tudo me faz mal
- Fiz a retirada da vesícula tem 9 anos ,agora estou grávida de 8 meses e comecei a sentir dor forte principalmente quando vou virar na cama ,mudar de posição?e normal?eu sempre sentia dor quando o tempo mudava ,parece que a cirurgia tava partindo de tanta dor ,aí passei um tempo sem sentir ,agora começou…
- Fiz uma cirurgia por vídeo para retirada de vesícula, desde o dia da operação o umbigo ficou duro a cima do corte. Após 19 dias não normalizou e começou a ficar mais duro e vermelho, com um pouco de incomodo, mas sem nenhuma febre até o momento. Oque pode ser ?
- Tem 12 dias que fiz a retirada da visícula por vídeo meu umbigo ainda sai secreção por dentro está vermelho, é normal?
- Fez um mês de pos operatorio da retirada da vesicula, na consulta de retorno meu cirurgiao disse que os pontos eram absorviveis, mas eles ainda estão aqui. Demora quanto tempo ? Eles são transparentes, parece nylon. Da pra ver eles quando a luz bate pq eles brilham. E quando passa mão tbm.
- Minha mãe fez uma cirurgia de retirada de um tumor de 8kg do Ovário. Mais 3 tumores pequenos do intestino. Já fazem 5 meses. É natural ela ainda sentir dor embaixo das costelas ao se virar, levantar o braço, etc? Quanto tempo leva a cicatrização interna? A cirurgia foi muito grande!
- Fiz cirurgia de retirada de vesícula por vídeo e me levantei e deitei sozinha na cama com 9 dias. Senti muita dor, será que tive complicações ou chances de hérnia?
- Fiz cirurgia tem 9 dias oq devo comer? Pode comer carne magra bovina?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1074 perguntas sobre Colecistectomia videolaparoscopica
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.