É possível tratar insônia de forma isolada?Tem algum tratamento especifico para insônia?

6 respostas
É possível tratar insônia de forma isolada?Tem algum tratamento especifico para insônia?
Olá. Importante procurar identificar o que tem ocupado sua mente a ponto de lhe trazer este desconforto. Alguns sintomas de ansiedade, desejos, medo ou outros que incomodam, podem estar contribuindo. Lembre-se também, que no quarto de dormir deve ter somente "coisas de dormir". - como orientou o colega acima - Fique atenta a isso, procure ter um ambiente adequado, evite assistir tv, filmes ou ler livros que te remetam a fortes emoções. No mais, se precisar, busque um profissional que possa auxilia-la. Tente e seja feliz.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Rafael Monho
Psicólogo
São Paulo
É possível e existem pacientes que se sentem muito bem com um tratamento unicamente medicamentoso. Mas optando esse tratamento, sem acompanhamento psicológico, precisará ficar atenta para a eficiência do tratamento e para os possíveis efeitos colaterais. Não se esqueça que tratar apenas do sintoma, sem considerar o que o gera, pode trazer problemas ainda maiores. Boa sorte. Um abraço.
 Clara Lira Prado Borges
Terapeuta complementar
Brasília
A severidade da insônia pode influenciar a escolha ideal para seu tratamento, mas certamente a melhora de hábitos cotidianos influenciam a qualidade do sono. Algumas medidas que podem ser tomadas: horários regulares para dormir e acordar, atividade física pela manhã, alimentação leve no período da noite e um caderno do sono ao lado da cama para anotar preocupações que ocorrem antes de dormir. Além disso, a Terapia Cognitivo-Comportamental pode contribuir para a modificação de comportamentos e pensamentos relacionados a seu bem-estar.
Dr. Leonardo Librelotto Rubin
Psicanalista, Psiquiatra
Porto Alegre
olá. Sim, Existe vários tipos de transtornos relacionados ao sono, como insônia primária, etc... mas também a insônia pode ser um sintoma, dentre outros, de outros quadros psiquiátricos, como depressão, transtorno de ansiedade, quadro hiperativo ou agitação. Deves procurar fazer uma boa avaliação psiquiátrica e depois, tu e teu psiquiatra, pensarem na hipótese diagnóstica, elaborar um plano de tratamento adequado para o teu problema. O melhor tratamento sempre vai ser o correto e não os paliativos ou inadequados. boa sorte! Leonardo
Junto a medicações receitadas por especialistas como um Psiquiatra, a Terapia Cognitivo-Comportamental traz grande eficácia no tratamento da insônia e de transtornos relacionados ao sono, onde busca encontrar pensamentos e comportamentos que mantém está insônia. Alterando de forma relativamente rápida em comparação a outras formas terapêuticas.
Dr. Luís Guilherme De Oliveira Labinas
Psiquiatra
São José dos Campos
Considerando o que o caro colega expôs acima, ainda acrescento que se deve sempre estimular uma boa higiene do sono. Ela consiste em evitar uso de estimulantes antes de dormir (café e cigarro, por exemplo), evitar uso de álcool (altera algumas fases do sono) e também exercícios físicos poucas horas antes de dormir.
Também estimula-se a não deixar relógios e celulares ao alcance, não ter televisão ou laptops também. Essas são algumas medidas que podem te ajudar a ter uma melhor qualidade de sono.

Especialistas

Priscila Batista Cainelli

Priscila Batista Cainelli

Terapeuta complementar

Santo André

ELIANE CAMERINI

ELIANE CAMERINI

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Camila Dias

Camila Dias

Médico de família

Brasília

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 238 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.