É possível uma pessoa ter delírios paranoides conscientes? Essa pessoa já teve mania de perseguição

6 respostas
É possível uma pessoa ter delírios paranoides conscientes? Essa pessoa já teve mania de perseguição e paranóia!
Um bom psicanalista pode trabalhar com o que estas vozes dizem ao paciente, assim o que transmitem essas mensagens? o que elas remetem a história dele? certamente há alguma relação que deve ser ouvida com cuidado. Não é fácil, ao paciente, toda essa angústia, dor e sentimento de incompreensão dos demais com seu quadro. Busque ajuda de um bom psiquiatra, para que este possa avaliar as necessidades de medicação e um bom psicólogo, de preferência psicanalista.

Ola,
os delírios e sintomas auto-referentes são sintomas que indicam um aumento de funcionamento psíquico de forma não esperada. A pessoa "sente" que algo está prestes a acontecer, que alguém a está observando ou que situações da rotina possuem um significado diferente.
Essa "sensação" não é racional e, na maioria das vezes, não pode ser inibida pela vontade.
Muitas pessoas que sentem isso possuem a área da "racionalidade" preservada. Assim, dizemos que elas tem uma "crítica" sobre o seu próprio quadro, o que não faz com que seja menos sofrido ou que seja possivel controlá-lo conscientemente.
A melhora estratégia é procurar um médico especialista, no caso um psiquiatra, para fazer uma investigação adequada e planejar uma estratégia de tratamento para diminuir e acabar com esses sintomas.
Um abraço.
A pessoa que sofre deliriios está imersa numa realidade que não é o das demais pessoas ao seu redor, mas a sua.
Dizer que ela está consciente é muito relativo, pois ela acredita fielmente que algo está acontecendo embora as pessoas a sua volta não consiguem entender.
O tratamento medicamentoso com um profissional médico é essencial, depois pode ser associado a Psicoterapia para entender os conflitos internos que a submentem seus aspectos psico emocionais a esses sintomas.

Abraços.
Geralmente as pessoas que sofrem delírio e paranoia não tem consciência que está acontecendo, acreditam no delírio como se ele fosse real
É possível ter consciência sim, apesar de ser um fenômeno incomum. O delirio se configura como uma verdade absoluta para o paciente que esta sentindo, irrefutável pela lógica.
Para o paciente o delírio é sempre consciente, visto que ele acredita no que esta vendo, ouvindo ou sentindo. Agora, geralmente, ele esta longe da verdade e cria uma realidade paralela a real. O sofrimento e angustia do paciente é muito grande e a família muitas vezes também adoece. O importante
é sempre ter o acompanhamento com o psiquiatra e com um psicologo.