É verdade que a Sertralina e a Fluoxetina são mais indicadas para pacientes com depressão acompanhada

9 respostas
É verdade que a Sertralina e a Fluoxetina são mais indicadas para pacientes com depressão acompanhada de tristeza e prostração por causarem "euforia", e a Paroxetina e o Citalopram na depressão com ansiedade e TOC por terem efeito mais sedativo e ansiolítico?
 Fernanda Reinheimer
Psicólogo
Porto Alegre
Olá! Importante estar em acompanhamento psiquiátrico e psicológico para poder lhe ajudar e orientar melhor. Fico a disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Emmanuela Loiola
Psicólogo
Salvador
Concordo com Dr. José Guilherme, o tratamento medicamentoso quando em intereção com a terapia, tem muitas chances de sucesso. Bem como, pode reduzir a chance de reincidência dos sintomas de ansiedade. Espero ter contribuído!
Dr. José Guilherme Giocondo
Psiquiatra
São Paulo
Na verdade não. Cada medicaçao deste classe serve tanto para ansiedade quanto para depressao, algumas mais pra um ou outro. Sertralina e Escitalopram sao boas para ansiedade , fluoxetina nem tanto. Entretanto cabe lembrar que Fluoxetina é excelente para o TOC. O importante é procurar um bom psiquiatra para lhe guiar na melhor terapeutica individual, junto a psicoterapia e atividade fisica. Obrigado
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Na verdade não é bem assim! Pode ser um pouco ao contrário. Cada pessoa é uma, teve uma vida traumas e marcas diferente. O remédio também se ajustará de maneira diferente a cada um. De qualquer maneira não tem duas pessoas iguais então não haverão efeitos generalizados para todos igual. Cada medicamento deverá ser bem indicado caso a caso pelo psiquiatra , e é muito importante a psicoterapia juntamente que fará com que os medicamentos tenham melhores resultados.
Dra. Vera Pelizzari
Psicólogo
São Paulo
Mais ou menos, não se pode generalizar dessa maneira, por que cada indivíduo é um universo de sintomas, dessa forma a pessoa mais indicada para ministrar o tratamento é o médico Psiquiatra.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Quem vai definir o tratamento medicamentoso é o psiquiatra a partir do diagnostico que ele relevar da consulta com o paciente nada é predefinido a respeito do uso das drogas , muito varia de caso a caso. é muito importante neste caso frequentar uma psicoterapia que vai facilitar a cura e o bem estar do cliente.
 Eduardo Coutinho Lopes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
O medicamento é prescrito pelo médico de acordo com o relato do paciente, e deve ser acompanhado e mudado de tempos em tempos, mas já é provado que a eficacia do tratamento se faz melhor quando acompanahda em terapia.
Att.
Eduardo
O psiquiatra vai prescrever a medicação necessária, os organismos se comporta de forma diferente.
Considero importante uma conversa com o seu médico psiquiatra, e buscar um acompanhamento psicoterapico.
 Katy Bergamini Giaquinto
Psicólogo
Macaé
Cada organismo reage de forma diferenciada em relação a medicação, por isso ser de suma importância o acompanhamento/ retorno ao psiquiatra. Inclusive pelas reações adversas que cada uma pode causar.
A terapia é fundamental para o auto conhecimento e entendimento dos seus sintomas.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1238 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.