Em quais casos, geralmente, a apneia do sono se apresenta sem ronco?

3 respostas
Em quais casos, geralmente, a apneia do sono se apresenta sem ronco?
Em seu conjunto de manifestações, a condição apneia do sono é marcada pela interrupção da respiração ou redução do fluxo aéreo respiratório que se acompanha de microdespertares/queda dos níveis de oxigênio no sangue. As apneias causadas por obstrução da via aérea, que são as mais prevalentes, são caracterizadas pela presença de roncos. Já nas apneias centrais, onde o paciente apresenta uma alteração na sensibilidade das variações de gases no sangue, principalmente o dióxido de carbono, e pode apresentar apneias com roncos menos intensos ou ausência de roncos - situação que se encaixaria em sua pergunta. Mas se lembre que dificilmente o próprio paciente irá saber identificar se está ou não roncando, e a forma objetiva para determinar a presença da apneia/hipopneia é através da polissonografia. A relação inversa de roncar e não apresentar apneia é possível.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Normalmente a apnéia vem acompanhada do barulho da dificuldade progressiva do ar atravessar a via aérea que é o ronco. Entretando o contrário não é verdadeiro, nem sempre o ronco é sinal de apnéia, isso precisa ser avaliado por um especialista e possivelmente com exames diagnósticos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
A apneia do sono pode ser de causa obstrutiva, quando o ar tem dificuldade de passar pelo nariz e garganta, ou pode ser de causa central, quando o cérebro não dá o comando automático para a respiração. Geralmente a apneia obstrutiva cursa com roncos. A apneia central pode ser silenciosa. Para diferenciar estes dois tipos de apneia é necessário fazer o estudo da polissonografia. Este estudo monitora ao longo de uma noite o traçado eletroencefalográfico para saber se está dormindo, o eletrocardiograma, a oxigenação do sangue, entre outras coisas, e permite avaliar se há paradas respiratórias durante o sono e se estas são por problemas respiratórios ou cerebrais.

Especialistas

Adriana Salles

Adriana Salles

Otorrino

Salvador

Ceres Bueno

Ceres Bueno

Otorrino

Goiânia

Luiza Costa Villela Ferreira

Luiza Costa Villela Ferreira

Otorrino

Brasília

Louise Oleinik

Louise Oleinik

Fisioterapeuta

Cascavel

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 21 perguntas sobre Ronco e apnéias obstrutivas do sono (OSA)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.