Em quais casos, geralmente, a apneia do sono se apresenta sem ronco?

3 respostas
Em quais casos, geralmente, a apneia do sono se apresenta sem ronco?
Em seu conjunto de manifestações, a condição apneia do sono é marcada pela interrupção da respiração ou redução do fluxo aéreo respiratório que se acompanha de microdespertares/queda dos níveis de oxigênio no sangue. As apneias causadas por obstrução da via aérea, que são as mais prevalentes, são caracterizadas pela presença de roncos. Já nas apneias centrais, onde o paciente apresenta uma alteração na sensibilidade das variações de gases no sangue, principalmente o dióxido de carbono, e pode apresentar apneias com roncos menos intensos ou ausência de roncos - situação que se encaixaria em sua pergunta. Mas se lembre que dificilmente o próprio paciente irá saber identificar se está ou não roncando, e a forma objetiva para determinar a presença da apneia/hipopneia é através da polissonografia. A relação inversa de roncar e não apresentar apneia é possível.

Normalmente a apnéia vem acompanhada do barulho da dificuldade progressiva do ar atravessar a via aérea que é o ronco. Entretando o contrário não é verdadeiro, nem sempre o ronco é sinal de apnéia, isso precisa ser avaliado por um especialista e possivelmente com exames diagnósticos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
A apneia do sono pode ser de causa obstrutiva, quando o ar tem dificuldade de passar pelo nariz e garganta, ou pode ser de causa central, quando o cérebro não dá o comando automático para a respiração. Geralmente a apneia obstrutiva cursa com roncos. A apneia central pode ser silenciosa. Para diferenciar estes dois tipos de apneia é necessário fazer o estudo da polissonografia. Este estudo monitora ao longo de uma noite o traçado eletroencefalográfico para saber se está dormindo, o eletrocardiograma, a oxigenação do sangue, entre outras coisas, e permite avaliar se há paradas respiratórias durante o sono e se estas são por problemas respiratórios ou cerebrais.