Em três anos meu útero passou de 123cc para 711cc. Tenho 4 miomas e o maior está com quase 10cm.

4 respostas
Em três anos meu útero passou de 123cc para 711cc. Tenho 4 miomas e o maior está com quase 10cm. Tenho 41 anos e dois filhos adultos. O que aconselham?
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade muito baixo e presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20%das mulheres apresentam algum sintoma e necessitam de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, dor pélvica, dor na relação sexual, infertilidade, etc.
Ter mioma não é igual a fazer cirurgia. As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas para o controle dos sintomas como sangramento uterino anormal e cólicas menstruais, mas não farão o mioma regredir, aumentar ou desaparecer.
Na falha do tratamento medicamentoso ou em miomas de grande dimensões e rápido crescimento, a cirurgia deverá ser considerada. A cirurgia poderá ser desde a retirada de miomas até a retirada do útero.
A embolização de artérias uterinas é uma alternativa ao tratamento cirúrgico.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você teve um crescimento uterino importante do útero, como você já tem filhos e idade um tanto avançada, melhor fazer os exames necessários e assim fazer a retirada do útero(histerectomia). Importante ver se o aspecto do útero aponta para mioma (se é apenas benigno).
Pela forma que fez a pergunta vc já deve ter passado com alguns ginecologistas e provavelmente está perto de tomar uma decisão. Vamos ser práticos e objetivos: seu útero é MUITO grande. Atualmente tem 711 cc (um útero normal tem 100 cc). Ou seja, 7 vezes maior do que o normal. Não só isso, há 3 anos seu útero tinha um tamanho praticamente normal. Cresceu demais em apenas 3 anos! Não dê sopa para o azar. Não corra riscos. Vc tem indicação precisa à histerectomia. Procure um especialista, faça uma investigação mais aprofundada, de 1a linha, e boa sorte!
O tratamento do mioma uterino depende de fatores como sintomas da paciente, se há ou não desejo reprodutivo e como ocorre sua evolução (crescimento)
Ele pode ser clínico (com medicamentos) ou cirúrgico (retirada do mioma ou do útero)
Se no seu caso, além do crescimento gradual, você estiver apresentando sintomas como dor (cólica ou dor na relação) ou queixas menstruais (aumento de fluxo, duração ou irregularidade), deve-se considerar o tratamento cirúrgico.
Consulte um ginecologista de sua confiança para esclarecer os prós e contras do tratamento

Especialistas

Isabella Naves

Isabella Naves

Ginecologista

Brasília

Agendar uma visita
Thiago da Silva Mendonça

Thiago da Silva Mendonça

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

Morrinhos

Agendar uma visita
Denise Leal

Denise Leal

Ginecologista

São José dos Campos

Agendar uma visita
José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3232 perguntas sobre Histerectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.