Em um relatorio de tc cervical o q quer dizer complexo disco-osteofitário com componente discal prot

7 respostas
Em um relatorio de tc cervical o q quer dizer complexo disco-osteofitário com componente discal protuso posterior e central de base larga C6-C7
Olá ;
Respondendo sua pergunta.
O complexo disco-osteofitário cervical origina-se nas vértebras do pescoço e é uma forma de degeneração do disco cervical. Os sintomas variam dependendo do grau e localização da degeneração.
A protusão discal é o desgaste do disco localizado entre as vértebras.

Abraços.

Olá concordo com o colega acima mas é importante entender que isso pode ser somente um achado radiológico, não significa que sua dor seja por conta desse achado e que é necessário uma avaliação para chegarmos a um prognóstico.
Isso quer dizer que você tem já alteração degenerativa no seguimento vertebral citado. Essa alteração de acordo com o descrito, é provavelmente de natureza leve, dependo de sua idade pode ser considerada um achado radiológico decorrente do "uso" . O fator mais importante a ser analisado é a presença de sintomas e analisar ainda se esses estão relacionados ao diagnóstico radiológico. Converse com o ortopedista que te atendeu e solicitou o exame, sugiro também já avaliação com fisioterapeuta qualificado.
Olá. Então, em resumo o laudo aponta que você possui hérnia no sentido posterior, na sexta-sétima vértebra cervical.
Geralmente vem com sintomas como dor, perda de força em membros superiores ou ainda formigamento que se irradia da coluna até os membros superiores (sensação de choque).
Importante destacar que esta descrição do laudo, pode não estar relacionada com suas dores. Uma avaliação mais minuciosa, onde buscará entender fatores amenizantes e agravantes, limitação de movimento e força são de suma importância para o tratamento nestes casos.
Complexo disco osteofitário nada mais é que o famoso bico de papagaio. Protusão discal não é uma hérnia, mas pode se tornar uma, posterior e central com base larga em C6 e C7, isso significa que ele está na parte de trás e no meio das duas últimas vértebras do pescoço, ou seja , cada vez que você faz uma flexão do pescoço, aquele movimento de levar o queixo no peito, você força ainda mais o disco pra trás, podendo agravar ainda mais essa posição do disco e aí sim levar a uma hérnia. O "bico de papagaio" que é o "tal" complexo disco osteofitário, acontece quando existe um desgaste dos discos que tem entre as vértebras e os ossos tentam "compensar" e "criam mais osso" formando umas pontas, que se você olhar na tomografia, parece um bico de papagaio. Mas como alguns colegas falaram, isso pode ser só um achado em um exame e não significar nada em relação a dor. O que geralmente gera dor são os desequilíbrios que uma lesão pode causar e não necessariamente a lesão. Procure um profissional que avalie você e consiga verificar quais são esses desequilíbrios e se há alguma ligação com o que aparece no exame e que principalmente consiga deixar isso compreensível pra você.
É um processo degenerativo como poder ou não sintomático. A Avaliação específica para essa região irá definir se os sintomas dores, formigamentos por exemplo estão correlacionados com esse achado na imagem.
O importante é o reconhecimento de quais fatores levaram a evolução para esse quadro e, a partir disso definir o melhor tratamento.