Énormal não sabe se é realidade ou é coisa da cabeça

15 respostas
Énormal não sabe se é realidade ou é coisa da cabeça
Não é incomum para pessoas experimentarem momentos em que elas não sabem se algo é real ou se é apenas uma construção da sua imaginação. Isso pode acontecer por uma variedade de razões, como estresse, ansiedade, transtornos psicológicos ou até mesmo certos medicamentos.

Em alguns casos, isso pode ser um sinal de um transtorno de ansiedade, como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou transtorno dissociativo. Se você está frequentemente lutando com essa sensação de incerteza sobre o que é real e o que não é, é importante falar com um profissional de saúde mental para avaliar o seu estado de saúde e determinar a causa subjacente.

Lembre-se de que é normal sentir-se confuso ou desorientado em momentos de estresse intenso ou quando você está enfrentando um evento traumático. No entanto, se isso se tornar um problema persistente em sua vida cotidiana, é importante procurar ajuda profissional para ajudá-lo a lidar com seus pensamentos e sentimentos.

Olá, boa noite.
Muitas vezes em crises de ansiedade isso pode acontecer... Por exemplo, você ter certeza que algo de ruim vai acontecer sem que haja nada na realidade que comprove isso. Também é possível existir traços de paranoia (por exemplo) pq a estrutura psíquica muitas vezes é mista. Mas mesmo nesses casos ditos "normais" isso vem acompanhado de muita angústia e pensamentos compulsivos. Recomendo procurar ajuda para entender o que pode estar acontecendo e aliviar esses sintomas de pensamentos compulsivos e repetitivos que trazem muito sofrimento e podem atrapalhar sua rotina.
Há várias respostas possíveis para a sua pergunta, pode haver correlação com ansiedade, preocupação excessiva, entre outros fatores. É importante buscar a ajuda de um profissional, mas desde já, existem questionamentos a serem levantados, como quais os critérios para que algo seja real para você. Não falo de iniciar um trabalho investigativo, mas de relembrar momentos em que houve a dúvida e ela pôde ser sanada posteriormente.
Olá, tudo bem? "Normal", não seria a palavra que associaremos a essa situação, um indivíduo que tivesse dificuldade de diferenciar pensamentos (acredito que seja isso a que se refere) condizentes com realidade e "coisas da cabeça" é algo que necessita ser melhor analisado e avaliado pois esse indivíduo pode estar desenvolvendo algum transtorno, que no primeiro momento não a esteja sendo prejudicial mas há o risco. O mais importante seria ver a intensidade e frequência com que isso ocorre, se for de maneira mais isolada, ou mesmo algo mais específico talvez não seja algo que preocupe, pois todas as pessoas em algum momento podem acabar pensando demais, "inventando" algo na cabeça, exagerando em alguma ideia, porém tem vezes que isso acaba sendo frequente, o que gera preocupação e necessidade por busca de profissionais. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Depende da situação vivida pode acontecer esse fenômeno chamado desrealização.
É comum pacientes relatarem sentir isso durante uma crise de ansiedade ou ataque de pânico.
Se acontecer com frequência é interessante buscar ajuda especializada com um psiquiatra e psicólogo.
Espero ter ajudado.
Pode ser comum ter dúvidas sobre o que é real ou não em alguns momentos, especialmente durante situações de estresse ou ansiedade. No entanto, se essa sensação persistir ou começar a afetar a vida diária, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental para investigar possíveis transtornos psicológicos, como a psicose. Além disso, é importante aprender técnicas de gerenciamento de estresse e ansiedade, como meditação, exercícios de respiração e terapia cognitivo-comportamental, que podem ajudar a lidar com esses sintomas.
Bom dia, depende. O ideal é que esses sintomas possam ser melhor avaliados em sessão. Fico a disposição caso queiras. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 210
Olá, como vai? Eu não diria que é "normal" mas, dependendo do nível de estresse e ansiedade que o indivíduo esteja enfrentando, pode acontecer episódios como este sim.
Sugiro que procure um profissional da saúde mental, que possa te auxiliar neste processo.
Abraço.
A fantasia também compõe nosso aparelho psíquico, desde pequenos. Porém ela não deve ser maior que a realidade, as vezes podemos transitar entre a realidade e a fantasia, faz parte da imaginação, do sonho, da criação, mas não podemos permanecer nela. Seria necessário avaliar o grau e as circunstâncias em que se deu tal fantasia.
Esta duvida mostra que você esta enfrentando momentos de angustia quando não consegue diferenciar o que é real e o que é imaginado. Só o fato de estar preocupado já é um sinal de que percebe que algo está estranho. Este é o tipo de duvida que não se consegue resolver sozinho. Então, como já foi sugerido, procure um profissional da psicologia ou da psiquiatria para entender melhor como lidar com estas situações.
Olá, é necessário que você seja melhor avaliado por um profissional, procure um psicólogo ou psiquiatra.
Olá, tudo bem?

Isso vai depender da frequência com que ocorre. Se for algo muito frequente seria interessante o acompanhamento com um psicólogo e psiquiatra. Estou a disposição. Melhoras!
Olá! A sensação de não saber se algo é realidade ou se é apenas uma criação da mente pode ser perturbadora e pode levar a confusão e ansiedade. Essa sensação pode ter várias causas, como transtornos mentais, efeitos de substâncias, sonhos lúcidos ou até mesmo situações de estresse extremo.

É importante lembrar que a percepção da realidade é subjetiva e pode variar de pessoa para pessoa. A realidade é construída a partir das nossas experiências, emoções, pensamentos e sentidos. Às vezes, nossa mente pode interpretar as informações de forma distorcida, levando a dúvidas sobre a realidade.

Se você está enfrentando essa sensação com frequência e isso está afetando sua qualidade de vida, é recomendável procurar ajuda profissional de um médico, psicólogo ou psiquiatra. Eles podem avaliar sua situação de forma adequada e fornecer o suporte necessário.

Enquanto busca ajuda profissional, você também pode tentar algumas estratégias para lidar com essa sensação, como:

Praticar a atenção plena (mindfulness): Focar no momento presente, aceitando-o como é, pode ajudar a reduzir a ansiedade em relação à realidade.

Verificar a realidade: Faça perguntas objetivas sobre o que está acontecendo ao seu redor e tente verificar a veracidade dos seus pensamentos ou percepções com outras pessoas.

Manter um diário: Registrar seus pensamentos e experiências pode ajudá-lo a ganhar mais clareza sobre o que é real e o que é fruto da sua imaginação.

Cuidar da sua saúde mental e física: Uma mente e um corpo saudáveis podem ajudar a ter uma percepção mais equilibrada da realidade. Pratique exercícios regulares, durma o suficiente, coma bem e gerencie o estresse.

Lembrando que cada pessoa é única e pode ter necessidades diferentes, portanto, é importante buscar o apoio adequado e individualizado para lidar com essa sensação de não saber se algo é realidade ou não. A busca por ajuda profissional é sempre uma opção válida e encorajada.
Abraço!
Olá! Eu não diria "normal", mas, pode ser mais comum do que podemos imaginar. Isso ocorre por varios motivos, por exemplo, momentos de tensão, que geram grandes expectativas, ou angustia. Sendo importante buscar ajuda de um psicologo para entenderem juntos, não só os motivos, mas também como lidar melhor com estas questões. Fique a vontade, caso queira agendar um horário. Abraços
Olá! Sugiro que procure um psicólogo para avaliação. Se o paciente estiver sob estado de muita ansiedade ou se houver presença de algum transtorno, por exemplo, isso pode acontecer. O ideal é procurar ajuda de um profissional. Um abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!