Esquizofrenia

3 respostas
Esquizofrenia causa impotência sexual no homem? Se causa pode ser revertido?

Foi feita pesquisa com 200 pacientes esquizofrênicos na fase estável da doença, tratados na clínica psiquiátrica do KBC Rijeka, em um período de dois anos. Os pesquisadores explicam que 100 dos pacientes tiveram um episódio de esquizofrenia aguda, e outros 100 eram pacientes com a forma crônica do quadro. A pesquisa consistiu em questionários referentes à percepção dos estudados sobre sua sexualidade e outros quesitos, sendo que o conteúdo foi informado previamente aos pacientes, que puderam optar por participar ou não do estudo.

Entre os resultados do levantamento, revelam que indivíduos esquizofrênicos atingiram escores consideravelmente maiores no quesito das emoções negativas e na incompetência sexual, quando comparados com os pacientes saudáveis, assim como níveis menores de satisfação sexual. No entanto, não foram encontradas diferenças significativas entre os portadores da esquizofrenia crônica e os que sofreram com a forma aguda do problema.

Apesar disso, os especialistas relatam que "no nível consciente da organização da libido, em pacientes esquizofrênicos, a consciência da própria sexualidade é preservada, assim como o ímpeto para a atividade e aventuras sexuais". No entanto, segundo eles, o desempenho e a satisfação podem ser prejudicados por elementos como a baixa auto-estima e por problemas no relacionamento.

A Esquizofrenia é um quadro de doença mental crônico,complexo, em que ocorre alterações nos neurotransmissores(substâncias cerebrais).
As medicações usadas no tratamento podem ocasionar variações nas atividades e desempenho sexual, não existindo correlação entre Esquizofrenia e Disfunção Sexual.
Indica-se acompanhamento com profissionais da área Médica e da Psicologia e Sexologia.
Qualquer tipo de Transtorno ou Doença Neurológica, Neuroquímica ou Psiquiátrica, poderá afetar o Desejo Sexual e acarretar em um quadro de Disfunção Erétil. Porém, somente a partir de uma avaliação minuciosa poderemos identificar se a esquizofrenia seria a causa. Não é uma relação determinante, provavelmente a causa deve estar sendo psicogênica " temor de desempenho".