Esta com 3 anos que tomo Flouxetina e agora descobri que estou grávida .agora não sei se posso tomar

3 respostas
Esta com 3 anos que tomo Flouxetina e agora descobri que estou grávida .agora não sei se posso tomar ou não?
Apesar de a fluoxetina ser relativamente segura, sempre que possível é melhor evitá-la. Não há estudos que claramente tenham verificado prejuízos na gravidez, mas há alguns relatos de defeitos na região septal do coração (a "parede" que separa partes do coração de outras), quando usado no início da gravidez. Pode aumentar os riscos de sangramento, na mãe e, usado no final da gravidez, pode levar a letargia, irritabilidade, problemas respiratórios. Vale a pena repetir que são relatos e não efeitos definitivamente comprovados e, mesmo com base nesses relatos, os riscos são baixos. Assim, você deve conversar com seu psiquiatra e decidir o que fazer, porque suspender o tratamento pode levar a recaídas nos quadros de ansiedade e depressão que a fluoxetina trata e esta recaída pode prejudicar a gravidez e os cuidados com o bebê. Procure logo seu psiquiatra e tenha uma conversa esclarecedora com ele.

Boa tarde.
A Fluoxetina está entre os antidepressivos mais seguros para serem usados na gestação, mas ainda assim, algumas vezes pode causar efeitos indesejáveis na mulher e no recém-nascido. A manutenção do tratamento com Fluoxetina, sua suspensão ou troca durante a gestação deverá ser avaliada pelo psiquiatra, considerando as colocações do obstetra e da paciente. A depender da gravidade e da recorrência do transtorno de ansiedade ou depressão, pode ser necessária a manutenção dessa medicação a fim de preservar o bem estar da mulher e uma gestação tranquila, sem intercorrências, com posterior adaptação ao período de puerpério e aos cuidados com o bebê.
Em geral o uso de fluoxetina é favorável, apesar de alguns estudos bem novos relacionando com alterações fetais que foram relatadas acima. Voce precisa voltar a um medico psiquiatra para avaliar a possibilidade de retirar. o ideal é que a gravida use o mínimo de medicamentos. mas também não ha sentido da mae passar a gravidez com depressão ou ansiedade, pois isto também afetaria o bebe. por isso, apenas uma avaliação cuidadosa pode responder isso. a disposição. prof. David lucena