Estava tomando 10 mg de escitalopram há 3 anos. Senti que voltou o pânico e meu médico aumentou pra

3 respostas
Estava tomando 10 mg de escitalopram há 3 anos. Senti que voltou o pânico e meu médico aumentou pra 15mg. Sinto muitos sintomas de ansiedade. Faz cerca de 6 semanas que estou tomando esta dose. Me preocupo. Isso vai passar?
Dr. Douglas Motta Calderoni
Psiquiatra
São Paulo
Como ocorreu o surgimento dos sintomas novamente a conduta é aumentar mesmo a dosagem, porém com 4 semanas da dose aumentada já esperaríamos uma resposta. Por isso entre em contato novamente com o seu médico pois pode ser necessário um novo ajuste de dose, uma substituição de medicamento ou uma associação de medicamentos, mas somente ele que te conhece bem pode saber o que é melhor.
Vai melhorar, mas pode ser que seja necessário mais ajustes.
Bom tratamento!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Decio Deforme da Cunha
Psicanalista, Psiquiatra
Rio de Janeiro
O tratamento biológico(medicação) é largamento utilizado nos transtôrnos de ansiedade com ótimos resultados na obtenção da remissão dos sintomas, porém não é a única abordagem utilizada.Para mantermos a saúde emocional e mental, temos que ter em conta a responsabilidade em assumirmos responsavelmente os episódios existenciais, de aceitá-los, vivência-los e ultrapassá-los.
As psicoterapias, mormente as psicanálises, nos ajudarão a sair deste estado de paralisia, ajudando a restaurar nossa capacidade de prosseguir construindo nossa vida e respondendo de modo criativo aos desafios.
Converse com o seu médico sobre a conveniência de associar o método biológico ao psicológico. Bom resultado!
A conduta de ir aumentando a dosagem está correta, a dose para os transtornos de ansiedade costuma ser maior mesmo comparado ao tratamento dos transtorno de humor. Acredito que essa dosagem ainda está muito baixa, e pelo tempo relatado já a hora realmente de aumentar. Chegada ao limite (dose máxima para o seu caso) e não adiantando ainda assim, a conduta seria trocar a medicação. Espero ter ajudado na contribuição.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 862 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.