Estou casada há 2 anos e eu e meu marido temos problemas com bebidas, também tenho duvidas do amor

15 respostas
Estou casada há 2 anos e eu e meu marido temos problemas com bebidas, também tenho duvidas do amor que ele sente por mim. Estávamos fazendo planos de ter filhos, porém brigamos e estamos separados ha 15 dias. O desejo sexual dele diminuiu. Uma terapia de casal poderia salvar esse casamento?
A terapia de casal é um processo muito rico, onde é possível que cada um dos cônjuges se expresse e diga como se sente dentro da relação.
O terapeuta favorece que os cônjuges se escutem, e se reconheçam na relação.
Não há garantias de "salvar casamentos" mas, é muito comum que através do falar e ouvir, ambos se reencontrem ou até mesmo decidam por uma ruptura saudável.
A intenção da terapia de casal é observar e trazer a tona problemas da relação e não problemas individuais de cada cliente.
Este modelo de terapia trata e cuida da relação.

A Terapia de Casal pode auxiliar a vocês se verem e se ouvirem, percebendo os conflitos existentes e encontrando meios saudáveis para lidar com eles.
Olá! Seu momento é bastante delicado e seu desejo de buscar ajuda é muito saudável porque valoriza a responsabilidade com a vida. Contudo nada que venha do exterior irá nos salvar. Se ambos quiserem salvar o casamento, a terapia de casal será de grande ajuda.
Com toda certeza resolveria sim. Uma terapia de casal poderia identificar os pontos de estrangulamento do casal, mudando comportamentos e reavivando o amor existente entre vocês. Creio que tomar a decisão pela terapia neste momento é algo inteligente a se fazer, pois o casamento de vocês ainda está em fase de maturação e adaptação. Não perca tempo ouvindo amigos e corra para a terapia.
Na terapia de casal trabalha-se para descobrir onde as coisas estão indo mal e procurar modos de melhorar. Ajuda os parceiros a melhorar pontos de conflito dentro da relação e determinar quais as mudanças desejáveis. São usadas técnicas de mediação, componentes educacionais, e terapia individual se necessário. O casal se torna ciente dos ponto de vista e modos de interagir e de se comunicar.
Antes de qualquer providência, penso que seria interessante os dois tratarem a questão com a bebida (conforme você mencionou: "eu e meu marido temos problemas com bebidas"), pois essa pode ser a causa de muitos conflitos entre vocês. Assim, em um primeiro momento, eu recomendaria uma terapia/análise individual para cada um, sem prejuízo de vocês darem início à terapia de casal. Seu marido está disposto a se cuidar e cuidar da relação de vocês?
O diagnostico estrutural é o que vai determinar como se formou esse relacionamento, se por vínculo de conveniência, compensatório ou amoroso. Essa analise é feita com base no histórico de vida do casal e como esse vinculo se estruturou. Por isso nem todos os casos são resolvidos em terapia de casal, o terapeuta apos analisar as estruturas pode optar em terapia de casal ou individual. No caso de terapia individual o terapeuta só pode atender um e encaminhar o outro pra outro terapeuta.
A partir do momento em que os membros do casal sentem-se presos a círculos viciosos dos quais não conseguem sair sozinhos, é importante considerar recorrer a uma terapia conjugal.
A psicologia pode, com certeza, ajuda-los muito neste momento. Talvez, a terapia de casal seja indicada, porém somente depois de uma avaliação é que pode-se chegar a essa conclusão. Às vezes, é mais interessante que ambos façam terapia individual. Somente analisando o caso de forma mais detalhada é que é possível fazer uma indicação precisa do tipo de atendimento que mais se adequa a suas necessidades.
A terapia de casal pode ser de grande valor se os dois desejam salvar o casamento. Vocês precisam aprender a serem amigos primeiramente, a dialogarem, a fazer ressurgir o desejo sexual. A bebida quando fora do controle pode influenciar a libido sexual e todos os conflitos podem ser trabalhados enfim em psicoterapia. Não hesitem, nem tenham vergonha de exporem suas dificuldades diante de um profissional que muito irá os ajudar.
Olá!

Você menciona bebida, insegurança no amor, brigas e uma recente separação. certo?
A terapia de casal tem o objetivo de um olhar mais amplo na dinâmica do casal, salvar o casamento é uma possibilidade, mas não uma garantia. De qualquer forma a terapia vai ajudar muito ao casal e a individualidade de cada um de vocês. O processo ajuda na comunicação e no que cada um traz do seu histórico familiar.
Sim para o processo de terapia de casal, e se o seu parceiro não estiver disponível ao processo faça você na qual terá muito a ganhar.
Sucesso.
Sim. A terapia de casal existe para salvar casamentis que estao sendo destruidos por comportamentos e atitudes que matam o amor e a relacao. EE preciso que cada um decida melhorar. E preciso tambem aprender a se comunicar de forma sadia. E preciso em geral aprender a perdoar porque magoas gersdas pelos erros do passado envenenam o casamento.
olá tudo bem?
Toda forma de enfrentamento é bom , a terapia de casal é um local onde todos poderão falar ouvir entender o outro , poder ser ouvida, enfim é uma oportunidade de esclarecer, descobrir sentimentos seus e do outro..
è um processo de descoberta e transformação ,e o casal estando realmente interessado nessa busca torna o processo mais rico .O amor , que antes estava sendo questionado pode aparecer porque limpou o meio de campo ,as mágoas e ressentimento foram ditos
Terapia de casal nao significa salvar necessariamente o casamento , mas pode salvar a relaçao de maiores sofrimentos. Boa sorte!
Você tem várias questões a serem trabalhadas. Em primeiro lugar, a bebida. Que vazio emocional você está tentando preencher com a bebida? Ou a bebida é uma fuga de quê? Em segundo lugar, você fala de dúvidas sobre o amor que ele sente por você, mas e o que você sente? O que você quer? Manter esse casamento é o que você quer, é o que vai te fazer feliz? Uma terapia de casal vai permitir que vocês se comuniquem, consigam expressar suas emoções e escutem um ao outro, mas acho que, antes de mais nada, o mais importante é identificar o que você quer e o que vai te fazer feliz. Talvez "salvar o casamento" não é o que você precisa para ser feliz.
Pode ser que sim, pode ser que não, mas a terapia pode ajuda-los a entender os fenômenos que ocorreram durante toda essa vida. Não há uma garantia de que o casamento será salvo, mas sim uma garantia de que as questões serão resolvidas, mesmo que signifique ocorrer a separação. A terapia poderá auxliá-los mesmo durante a dúvida a poderem tomar a decisão da forma mais consciente, não havendo arrependimentos e nem dificuldades nas escolhas. A psicoterapia de casal, poderá também gerar um sentimento saudável após o término, para que ambos possam continuarem suas vidas e poderem quem sabe manter um bom relacionamento. Caso ocorra a melhora dos problemas, também pode levar a um restabelecimento do vínculo criado e um restabelecimento do relacionamento. Abraços e tenha uma ótima semana!