Estou com desvio de septo e refluxogastroesofágico, sinto muita falta de ar por por causa do estomago

2 respostas
Estou com desvio de septo e refluxogastroesofágico, sinto muita falta de ar por por causa do estomago e o nariz. Qual dos 2 opero primeiro?
Caso sua falta de ar seja no nariz, provavelmente é causada pelos problemas nasais (desvio do septo e hipertrofia dos cornetos). Caso a falta de ar seja em crises de sufocação e "engasgos" é necessário estabelecer se além do refluxo laringofaríngeo, você tem alguma alteração anatômica na região das cordas vocais e traqueia. Sugiro uma avaliação minuciosa com otorrinolaringologista onde o colega possa obter dados detalhados sobre as características desta falta de ar para depois fazer uma avaliação física minuciosa incluindo exame com fibra óptica para ver as cavidades nasais, a faringe e a laringe (videonasofibrolaringoscopia). A partir desta avaliação médica, o profissional poderá ajudá-lo a estabelecer se há necessidade de cirurgia e qual procedimento deve ser feito. Acrescento que 90% dos casos de doença do refluxo gastroesofágico são tratadas clinicamente (sem cirurgia) com sucesso!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
Primeiramente é importante dizer que existem muitas variáveis dentro do que expôs, o que torna imperativa uma avaliação prévia a qualquer opinião médica. Porém, EM LINHAS GERAIS, o tratamento da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) pode ser inicalmente clínico, com orientações sobre hábitos, dieta, perda de peso e medicamentos. Esta doença não costuma representar "falta de ar", exceto em casos mais severos com grande edema mucoso e com reflexos pulmonares envolvidos. Já o desvio obstrutivo do septo nasal não tem um tratamento clínico efetivo, sendo a cirurgia a primeira escola mesmo. Este PROVAVELMENTE é a causa principal de sua "falta de ar".
Desta forma, uma conduta provavelmente interessante no seu caso seria o tratamento clínico otimizado da DRGE e a septoplastia.
Reitero que é FUNDAMENTAL uma avaliação médica precisa antes de , de fato, responder esta pergunta diretamente a você.
Espero ter ajudado.
Att.,
Edio Cavallaro

Especialistas

Matheus Rios

Matheus Rios

Otorrino

Porto Alegre

Stella Klockner

Stella Klockner

Cirurgião plástico

Ijuí

Luiza Costa Villela Ferreira

Luiza Costa Villela Ferreira

Otorrino

Brasília

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 226 perguntas sobre Desvio do septo nasal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.