Estou com dificuldade para engolir há mais de 1 mês. Parece que minha língua não têm força suficiente

4 respostas
Estou com dificuldade para engolir há mais de 1 mês. Parece que minha língua não têm força suficiente para empurrar o bolo alimentar para a garganta... Fiz endoscopia e o diagnóstico foi apenas uma gastrite leve. O médico informou que pode ser ansiedade. Realmente pode ser ansiedade (+ de 1 mês)?
Se você tem essa sensação de redução de força lingual e dificuldades de engolir, sugiro que procure um fonoaudiólogo com capacitação em disfagia para realizar uma avaliação clínica de deglutição e, se necessário, ele solicitará um exame objetivo como videodeglutograma ou nasofibroscopia da deglutição.
Não havendo evidências de alteração, ele poderá encaminhá-lo a outro profissional para avaliação do quadro de ansiedade.
O importante neste momento é identificar a presença ou não de alterações na função de deglutição, pois podem acarretar em comprometimentos mais graves.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dificuldades de deglutição , requerem avaliação da deglutição ! Se vc tem essa dificuldade ela precisa ser vista em tempo Real, na otovoice fazemos a Videoendoscopia da Deglutição, onde eu , médica Otorrinolaringologista realizo o exame juntamente com uma fonoaudióloga especialista em disfagia . Filmo o que ocorre neste exato Momento, Quando vc esta se alimentando e vemos o que ocorre , o motivo que não o deixa empurrar o bolo alimentar e degluti lo . A partir deste exame traçamos a conduta e seu tratamento ! Pra dizer que tem
Problemas de ansiedade preciso descartar problemas na deglutição ! Espero ter
Ajudado . Melhoras !
Boa tarde, a princípio sua queixa é no bolo alimentar, que caracteriza pela fase oral, pode estar ligado a questões de ansiedade, mas somente será possível responder após inicialmente uma avaliação fonoaudiológica para posterior os encaminhamentos necessário.
Concordo com as respostas anteriores da realização de exame objetivo. Concomitante a uma avaliação da deglutição e anamnese do quadro por um fonoaudiólogo. Existem informações importantes que devem ser investigadas para diagnóstico diferencial, considerando seu emocional e o seu orgânico. E se necessário encaminhamentos a outros profissionais como neurologista, psicólogo entre outros. Interessante ser fonoaudiólogo com base analítica (psicológica). No sul indico Dra Ana Paula Ramos.

Especialistas

Leonardo da Cruz Peixoto

Leonardo da Cruz Peixoto

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Marilceia Moreira

Marilceia Moreira

Fonoaudiólogo

Juiz de Fora

Gislaine Aparecida Folha

Gislaine Aparecida Folha

Fonoaudiólogo

Ribeirão Preto

Renata Adams Fernandes

Renata Adams Fernandes

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Gabriela Chicon

Gabriela Chicon

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Lygia Maurício

Lygia Maurício

Fonoaudiólogo

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Disfagia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.