Estou com fissura e diarreia, que fazer? estou preocupada em alimentar, pois depois tenho que ir ao

1 respostas
Estou com fissura e diarreia, que fazer? estou preocupada em alimentar, pois depois tenho que ir ao banheiro.
Estou fora do Brasil, em Aperfeiçoamento numa conhecida Universidade. Então me é difícil escrever, pois meu tempo se ocupa com estudos.
Mas, devido a relevância do que pergunta, vou responder de modo genérico, sobre as fissuras anais. Tudo que falo é para INFORMAR sobre essa doença, mas nada é específico á senhora.

O que são fissuras? Quando acontecem? Que sintomas causam?

Fissuras são (grosso modo) parecidas com cortes ou ferimentos na região anal. Sugiro olhar um desenho no Google para entender melhor.
As fissuras acontecem muitas vezes em pessoas com intestino preso. Curiosamente, pessoas com diarréia crônica também podem ter fissura. Mais raramente acontecem em portadores de problemas como a Doença de Crohn.

Os sintomas mais comuns são:
- dor ao evacuar. A dor pode ser intensa
- dor após a evacuação, que ás vezes perdura por muito tempo
- sangramento

O diagnóstico é feito pelo exame proctológico

O tratamento, como tudo em Medicina, deve ser personalizado

Minha experiência
Em primeiro lugar, o exame proctológico deve ser extremamente gentil, calmo e sem nenhuma pressa. Costumo explicar cada passo enquanto faço. Por exemplo, digo: agora o senhor(a) vai sentir um geladinho (quando coloco o anestésico). Isso acalma e tranquiliza os pacientes.
Ao mesmo tempo sou muito cauteloso em cobrir todas as partes que não estão sendo examinadas. Isso evita constrangimento e deixa os pacientes mais á vontade.
Tenho por filosofia imaginar que nenhum paciente gosta de fazer o exame proctológico, mas que dependendo do comportamento do médico, o exame pode ser rápido, indolor e muito bem tolerado.
É relativamente comum meus pacientes falarem: já acabou assim tão rápido, doutor? não foi tão incômodo assim.
Isso pela cautela que tenho ao fazer o exame

Lembro também de certos casos que vi nestes 35 anos. Um deles foi um moço que teve fissura muitos anos antes de manifestar Doença de Crohn. Como eu estava atento a essa possibilidade, fiz a investigação diagnóstica que comprovou a doença.
Outro caso, há muitos anos, era um moço com dor intensa, que tinha enorme receio de ir ao banheiro. Ele ficou psicológicamente muito abalado, e me contou que foi a dor mais intensa que já teve.
E outro caso foi o de uma criança muito pequena que desenvolveu um pavor de evacuar, devido a dor causada pela fissura. Lembro-me que foi muito difícil fazer a criança perder o medo. Evacuar normalmente é importante após o tratamento da fissura.

AOS QUE ME PROCURAM, algumas palavrinhas

Estou em Aperfeiçoamento no Exterior. Não tenho, neste momento, condições de ver novos pacientes. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico na Clínica.
Sei que meus pacientes (atuais ou futuros) entanderão que quando vou me aperfeiçoar numa grande Universidade os benefícios irão para os pacientes.

Estar no Exterior me impede atender Consultas Online ( método seguro e eficiente). Peço aos que me procuram a paciência de aguardar.
Espero ter a agenda normal em breve.

MAS

--- se o assunto for urgente ou causar qualquer risco a sua saúde, recomendo procurar outro médico(a). Prefiro que tenham sua Saúde preservada do que eu ter a satisfação de ter uma Clínica lotada. ISSO é o que é importante.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Antonio Barroso

Antonio Barroso

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Daniel de Carvalho Damin

Daniel de Carvalho Damin

Coloproctologista

Porto Alegre

Glicia Estevam de Abreu

Glicia Estevam de Abreu

Coloproctologista

Salvador

Fernanda Costa Pereira

Fernanda Costa Pereira

Coloproctologista

Ribeirão Preto

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Sandoval Lage da Silva Sobrinho

Sandoval Lage da Silva Sobrinho

Cirurgião pediátrico

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 437 perguntas sobre Fissura Anal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.