Estou com fissura e diarreia, que fazer? estou preocupada em alimentar, pois depois tenho que ir ao

1 respostas
Estou com fissura e diarreia, que fazer? estou preocupada em alimentar, pois depois tenho que ir ao banheiro.
Estou fora do Brasil, em Aperfeiçoamento numa conhecida Universidade. Então me é difícil escrever, pois meu tempo se ocupa com estudos.
Mas, devido a relevância do que pergunta, vou responder de modo genérico, sobre as fissuras anais. Tudo que falo é para INFORMAR sobre essa doença, mas nada é específico á senhora.

O que são fissuras? Quando acontecem? Que sintomas causam?

Fissuras são (grosso modo) parecidas com cortes ou ferimentos na região anal. Sugiro olhar um desenho no Google para entender melhor.
As fissuras acontecem muitas vezes em pessoas com intestino preso. Curiosamente, pessoas com diarréia crônica também podem ter fissura. Mais raramente acontecem em portadores de problemas como a Doença de Crohn.

Os sintomas mais comuns são:
- dor ao evacuar. A dor pode ser intensa
- dor após a evacuação, que ás vezes perdura por muito tempo
- sangramento

O diagnóstico é feito pelo exame proctológico

O tratamento, como tudo em Medicina, deve ser personalizado

Minha experiência
Em primeiro lugar, o exame proctológico deve ser extremamente gentil, calmo e sem nenhuma pressa. Costumo explicar cada passo enquanto faço. Por exemplo, digo: agora o senhor(a) vai sentir um geladinho (quando coloco o anestésico). Isso acalma e tranquiliza os pacientes.
Ao mesmo tempo sou muito cauteloso em cobrir todas as partes que não estão sendo examinadas. Isso evita constrangimento e deixa os pacientes mais á vontade.
Tenho por filosofia imaginar que nenhum paciente gosta de fazer o exame proctológico, mas que dependendo do comportamento do médico, o exame pode ser rápido, indolor e muito bem tolerado.
É relativamente comum meus pacientes falarem: já acabou assim tão rápido, doutor? não foi tão incômodo assim.
Isso pela cautela que tenho ao fazer o exame

Lembro também de certos casos que vi nestes 35 anos. Um deles foi um moço que teve fissura muitos anos antes de manifestar Doença de Crohn. Como eu estava atento a essa possibilidade, fiz a investigação diagnóstica que comprovou a doença.
Outro caso, há muitos anos, era um moço com dor intensa, que tinha enorme receio de ir ao banheiro. Ele ficou psicológicamente muito abalado, e me contou que foi a dor mais intensa que já teve.
E outro caso foi o de uma criança muito pequena que desenvolveu um pavor de evacuar, devido a dor causada pela fissura. Lembro-me que foi muito difícil fazer a criança perder o medo. Evacuar normalmente é importante após o tratamento da fissura.

AOS QUE ME PROCURAM, algumas palavrinhas

Estou em Aperfeiçoamento no Exterior. Não tenho, neste momento, condições de ver novos pacientes. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico na Clínica.
Sei que meus pacientes (atuais ou futuros) entanderão que quando vou me aperfeiçoar numa grande Universidade os benefícios irão para os pacientes.

Estar no Exterior me impede atender Consultas Online ( método seguro e eficiente). Peço aos que me procuram a paciência de aguardar.
Espero ter a agenda normal em breve.

MAS

--- se o assunto for urgente ou causar qualquer risco a sua saúde, recomendo procurar outro médico(a). Prefiro que tenham sua Saúde preservada do que eu ter a satisfação de ter uma Clínica lotada. ISSO é o que é importante.