Estou com uma falha no cabelo e com taxa menor de 12 de vitamina D, pode ter relação?

3 respostas
Estou com uma falha no cabelo e com taxa menor de 12 de vitamina D, pode ter relação?
A principal função da vitamina D é a absorção de cálcio no intestino, mantendo a saúde óssea. Ela também ajuda na força muscular, e parece contribuir para a função adequada do sistema imune.

Há alguns estudos associando deficiência de vitamina D e perda de cabelo, mas esta associação ainda não é consenso entre os médicos. Há outras causas mais comuns de perda de cabelo (doenças crônicas, desnutrição, anemia, doenças da tireoide, medicamentos, estresse, etc).

O ideal é consultar com um dermatologista, que é o médico especialista em investigar perda de cabelo. Ele que poderá dizer se a sua perda de cabelo é pela deficiência de vitamina D ou não.

Sugiro também consultar com um endocrinologista ou um reumatologista, para investigar o motivo da deficiência de vitamina D.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá a vitamina D a primeira vista era apenas essencial ao sistema ósseo , mas pesquisas recentes descobriram que possuímos receptores de vitamina D em quase todos os órgãos, apresentando funções que ainda não são conhecidas, por isso a vitamina d é considerada também um hormônio e pode sim ter relação com queda de cabelo, unhas fracas, perda de massa muscular, dores musculares, osteoporose, e está muito associada com cancer, pessoas que apresentam cancer costumam ter baixa dosagem de vitamina d e , pessoas com vitamina d que não repoe a vitamina d podem ter o risco maior de vitamina d , oriento fazer a reposição corretamente visando o alvo de 50 no exame de sangue, e tomando dose de manutenção para que se mantenha nesse nível. Acima de 100 é toxico e abaixo de 30 deficiente !
A queda de cabelo muitas vezes tem a deficiência de biotina como causa. Deve-se fazer suplementação de vitamina D e biotina. Além disso, fazer avaliação laboratorial mais ampla, incluindo dosagens hormonais e demais fatores nutricionais.

Especialistas

Vinícius Ferreira Campos

Vinícius Ferreira Campos

Médico clínico geral, Nefrologista

São Luis de Montes Belos

Agendar uma visita
Glauber Marinho

Glauber Marinho

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Eliane Lamar Pupin

Eliane Lamar Pupin

Endocrinologista, Especialista em medicina estética

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Mariana Elston

Mariana Elston

Especialista em clínica médica, Médico clínico geral

Cotia

Agendar uma visita
Herbert Nascimento dos santos

Herbert Nascimento dos santos

Ortopedista - traumatologista

Senhor Do Bonfim

Lucas Marques de Souza

Lucas Marques de Souza

Pediatra

Pilar de Goiás

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Vitamina D
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.