Estou de 33 semana e fazendo controle na alimentação hoje 1 hora após o almoço minha glicose deu 62

2 respostas
Estou de 33 semana e fazendo controle na alimentação hoje 1 hora após o almoço minha glicose deu 62 estou me sentindo bem mas será que é baixa demais ? Obs antes da reeducação alimentar era alta
A glicemia nas gestantes costuma ser um pouco mais baixa que o restante da população. Mas é muito importante fazer uma consulta médica para avaliação clínica e exames laboratoriais

É encorajador ouvir que você está se sentindo bem e que tem se dedicado a uma reeducação alimentar, especialmente considerando que está na 33ª semana de gestação. A gestão da glicemia durante a gravidez é crucial, tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê, e mudanças na dieta são uma parte importante desse processo.

Uma glicemia de 62 mg/dL após uma hora do almoço está, de fato, na faixa mais baixa do espectro. Geralmente, os níveis de glicose considerados normais após as refeições (postprandiais) são inferiores a 140 mg/dL para a população em geral, mas durante a gravidez, os alvos podem ser ajustados para garantir tanto a segurança da mãe quanto a do bebê. É importante notar que cada indivíduo pode ter variações em seus níveis de glicemia considerados normais, e durante a gravidez, o corpo passa por mudanças que podem afetar a maneira como a glicose é processada.

Sentir-se bem é um bom sinal, mas níveis de glicose consistentemente baixos ou episódios de hipoglicemia (baixa glicemia) devem ser monitorados cuidadosamente, pois podem indicar a necessidade de ajustar sua dieta ou o plano de refeições para garantir que você e seu bebê estejam recebendo energia suficiente ao longo do dia. A hipoglicemia pode ocorrer por vários motivos, incluindo intervalos muito longos entre as refeições, não comer o suficiente durante as refeições, ou como resultado de uma reeducação alimentar muito rigorosa.

Dado que você mencionou uma mudança recente na sua alimentação e uma história de glicemia alta antes dessa reeducação, é essencial discutir essas leituras de glicose com seu médico ou com o profissional de saúde que está acompanhando sua gravidez. Eles podem oferecer orientações específicas baseadas em seu histórico médico completo, necessidades nutricionais durante a gravidez e monitoramento da glicemia.

Seu médico pode sugerir ajustes na dieta para ajudar a evitar a hipoglicemia, como incorporar lanches saudáveis entre as refeições ou ajustar a composição das refeições para garantir uma liberação mais estável de glicose no sangue. Além disso, o acompanhamento regular com um profissional de saúde é vital para garantir que tanto você quanto seu bebê permaneçam saudáveis e bem nutridos durante toda a gravidez.

Lembre-se, a gestão da glicemia durante a gravidez é um equilíbrio delicado, e o apoio de profissionais de saúde é fundamental para navegar por essas mudanças com segurança e eficácia.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.