Estou duvida em relacao valores faço medição 3x no dia em jejum , 1h após refeição e 2h após refeica

2 respostas
Estou duvida em relacao valores faço medição 3x no dia em jejum , 1h após refeição e 2h após refeicao(café, almoço ou janta) após 2hrs que dá alterada 141 ta correto? Fico na dúvida qual valor exato que é normal ? Obrigada
Se você tem diabetes, os alvos da glicose são:
jejum menor que 130 mg/dl
2 horas após refeição menos que 180 mg/dl

Observação: os alvos são diferentes para gestantes. Para gestantes os alvos são:
jejum menor que 95 mg/dl
1 hora após refeição menor que 140 mg/dl
2 horas após refeição menor que 120mg/dl
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Entendo sua preocupação em relação aos valores de glicose medidos em diferentes momentos do dia, e é natural ter dúvidas sobre o que é considerado normal. A glicose no sangue varia naturalmente ao longo do dia, influenciada por fatores como alimentação, atividade física e o próprio metabolismo do corpo. Vou esclarecer de forma contínua para facilitar o entendimento.

Quando você mede a glicose em jejum, ou seja, após um período sem ingestão de alimentos geralmente de 8 a 12 horas, um valor abaixo de 100 mg/dL é considerado dentro da normalidade. Se essas medições em jejum estiverem consistentemente acima de 100 mg/dL, mas abaixo de 126 mg/dL, isso pode indicar uma condição de pré-diabetes, sugerindo que o corpo não está utilizando a glicose de maneira eficiente.

Após as refeições, é esperado que os níveis de glicose no sangue aumentem temporariamente. Uma hora após comer, os valores podem ser mais elevados, mas geralmente não devem exceder 140 mg/dL em pessoas com metabolismo normal da glicose. Duas horas após a refeição, os níveis de glicose tendem a diminuir, e um valor abaixo de 140 mg/dL é considerado dentro da normalidade para esse período. Portanto, se você está medindo 141 mg/dL duas horas após uma refeição, esse valor está próximo do limite superior do que é geralmente considerado normal, mas ainda dentro de uma faixa que pode ser considerada aceitável por alguns padrões.

É importante lembrar que esses valores são diretrizes gerais e podem variar ligeiramente dependendo de fontes específicas e condições individuais. Se você está encontrando valores de glicose consistentemente elevados, especialmente em jejum ou duas horas após as refeições, é aconselhável discutir esses resultados com um médico. Um profissional de saúde pode avaliar esses valores no contexto de sua saúde geral, histórico médico e outros fatores de risco para determinar se há necessidade de intervenção ou ajustes no estilo de vida.

A medicina integrativa pode oferecer uma abordagem holística, considerando não apenas os números, mas também como diferentes aspectos da sua vida, como dieta, atividade física e bem-estar emocional, podem influenciar esses valores e sua saúde geral. O acompanhamento médico é essencial para interpretar corretamente seus resultados de glicose e fornecer orientações personalizadas para otimizar sua saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.