Estou em tratamento para depressão e o meu médico indicou o tratamento de Eletro Estimulação transcraniana.

8 respostas
Estou em tratamento para depressão e o meu médico indicou o tratamento de Eletro Estimulação transcraniana. Esse tratamento é seguro?
Sim é seguro, tanto a transcraniana como o neurofeedback, são indicados para depressão, mas como todo tratamento, há pessoas que se dão bem e a melhora ocorre e outros não, é um tratamento custo elevado.
E o mais utilizado, acessível à todos, acompanhamento psiquiátrico e psicoterapia.
Gde abraço;
Denise

Para esclarecer as dúvidas com relação ao Tratamento de Eletro Estimulação você deve conversar com o Psiquiatra que realiza a técnica. Atualmente sabemos que a medicação, o tratamento de eletro estimulação são uma parte do tratamento, pois na depressão é necessário associar a psicoterapia para trabalhar as questões emocionais que envolvem a doença e as formas de lidar com os sintomas. Busque ajuda de um psicoterapeuta. Espero ter contribuído com a sua dúvida.
Existem pacientes que respondem positivamente a eletro estimulação. Se estiver inseguro procure a opinião de um segundo Psiquiatra. É necessário que você obtenha todas as informações sobre o tratamento para que possa sentir maior segurança. Não esqueça que a Psicoterapia é essencial para no tratamento da depressão.

Um abraço,
A eletro estimulação transcraniana possui seus efeitos comprovados, mas não é utilizada como primeira opção. Você diz que já vem em tratamento, isso? Então, converse bem abertamente com seu psiquiatra, tire suas dúvidas até ficar mais tranquila. Porém, Não esqueça que no tratamento para depressão a psicoterapia é fundamental.

Tudo de bom!
A técnica pode vim a ser utilizada e trazer excelentes benefícios comprovados para a saúde psíquica do paciente, no entanto, ela não é utilizada como a primeira opção de tratamento. Converse com seu médico sobre todas as possibilidades de tratamentos disponíveis. É importante que o tratamento seja acompanhado de psicoterapia.
Veja bem, geralmente é o último recurso que se usa para tratamento de depressão. Caso você obtenha baixa resposta com a medicação associada a psicoterapia, a intervenção com Eletro Estimulação pode te ajudar sim.

Melhoras!
A estimulação elétrica transcraniana por corrente contínua (sigla inglesa tDCS) é uma técnica de neuromodulação não invasiva na qual uma corrente elétrica fraca é aplicada ao cérebro através de eletródos aplicados na pele. Estudos preliminares sugerem que essa corrente é capaz de produzir alterações duradouras no funcionamento dos neurônios estimulados. Entretanto, os estudos que avaliaram o impacto dessa técnica no tratamento de pacientes com depressão ou outras doenças mentais, como ansiedade e transtornos relacionados ao abuso de substâncias, não foram conclusivos. Ou seja, trata-se de uma técnica experimental, sem comprovação de eficácia. Esse é um campo de pesquisa muito interessante e é possível que a técnica seja aprimorada e novos estudos nos forneçam notícias mais otimistas. Vamos aguardar!
Sinceramente?
Não creio que RTMS tenha beneficio superior a qualquer medicação disponível.
A menos que voce tenha contra indicação de uso medicamentoso, não recomendo a técnica.