Estou em uso da PrEP pelo SUS e, dentre os exames passados, está o de CV. Não entendi o exame de CV
2
respostas
Estou em uso da PrEP pelo SUS e, dentre os exames passados, está o de CV. Não entendi o exame de CV regularmente já que é para uso da PrEP. É algun tipo de pesquisa por parte do MS?
Não sei te responder porque não faz parte dos exames de rotina para uso de PrEP. Sugiro que você pergunte a seu médico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O que significa o exame de CV:
- CV é a sigla para carga viral do HIV.
- Esse exame mede a quantidade de vírus circulando no sangue.
- Em quem usa PrEP, o objetivo não é monitorar a carga viral como se fosse um paciente já infectado, mas sim garantir que não houve infecção silenciosa durante o uso da profilaxia.
Por que o SUS pede esse exame:
- O protocolo do Ministério da Saúde inclui a carga viral em alguns momentos justamente para descartar infecção aguda (fase inicial do HIV), que pode não ser detectada apenas pelos testes de anticorpos.
- Isso é importante porque, se alguém se infectar mesmo em uso da PrEP, precisa iniciar imediatamente o tratamento completo com antirretrovirais.
- Portanto, não se trata de “pesquisa” ou estudo, mas sim de segurança clínica para quem está em acompanhamento.
Em resumo:
- O exame de CV faz parte do protocolo oficial da PrEP no SUS.
- Ele serve para confirmar que você continua sem HIV e que a PrEP está funcionando como esperado.
- Não é uma pesquisa, é um cuidado adicional para garantir sua proteção.
Portanto, pode ficar tranquilo: o exame de carga viral é apenas uma medida de segurança do acompanhamento da PrEP, e mostra que o SUS está garantindo que tudo está sob controle.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Estou em uso de pep tem 17 dias e ontem tive uma exposição com ejaculação, devo recomeçar o tratamento? Ou basta concluir os 28 dias?
- Iniciei hoje a tomar os comprimidos da PEP (tenofovir desoproxila + lamivudina & dolutegravir), porém tomo sertralina como anti-depressivo de uso contínuo, existe alguma contra indicação? Devo parar de tomar sertralina enquanto estiver fazendo a pep?
- Tive uma exposição por preservativo se romper antes da ejaculação e iniciei o uso da pep 8 horas após, estou seguindo as orientações perfeitamente porém estou muito nervoso e com medo. Posso ficar despreocupado se fizer o procedimento totalmente correto?
- Tive nova exposição faltando 5 dias para acabar o tratamento com a PEP, fui na UPA e peguei mais 30 comprimidos. Minha dúvida é se devo finalizar os 5 comprimidos restantes dos frascos antigos antes de iniciar o novo ou se descarto os antigos e ínicio com os novos de imediato. Ou não tem importância?
- Bom dia Doutores. Tive uma exposição de risco no dia 21/11 e outra no dia 24/11, estou em uso da PEP desde 21/11. O que faço nesse caso?
- Eu iniciei a pep dia 03 dia 8 tive uma nova exposição neste caso tenho que reiniciar o tratamento?
- Pode fazer uso de Cloridrato de Fexodenadina (antialergico) e Floratil durante o tratamento com a PEP?
- Olá, Fiz uso da pep. Realizei exames 4 geração com 60, 90 e 120 após inicio da PEP Com um teste negativo com 90 dias após o termino da pep já posso encerrar caso ou devo esperar 6 meses?
- Finalizei a pep tem 2 semanas, posso voltar a tomar poli vitamínico?
- Bom dia! Tive uma relação de exposição com uma acompanhante trans ativa. Ela garantiu que está ok e que toma PrEP regularmente. Comecei a tomar PEP 17h após a exposição. Tomando o PEP corretamente durante os 28 dias preciso me preocupar? Existe uma estatística significante de pessoas que mesmo tomando…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 466 perguntas sobre Profilaxia pós-exposição ao HIV
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.