Estou fazendo biofeedback a cerca de duas semanas,mas o médico introduz o dedo nas sessões, não

22 respostas
Estou fazendo biofeedback a cerca de duas semanas,mas o médico introduz o dedo nas sessões, não deveria ser um aparelho para medir a musculatura do ânus?
O biofeedback é realizado através de sondas e não os dedos.
O dedo é utilizado para avaliar a musculatura, ou seja, força da musculatura, se tem ou não contração, mas não é necessário realizar em toda sessão.
Fique atenta.

Boa tarde. O Biofeedback utiliza-se de sondas finas que são introduzidas no anus do paciente. Sondas e não dedos.

Não conheço nenhuma técnica que necessite inserir dedos em ânus do paciente.

É de se estranha tal atitude em se tratando de biofeedback.

Oriento à procurar seus direitos.
O biofeedback é usado como uma ferramenta terapêutica para fornecer informações para ajudar aos pacientes a desenvolver capacidades de autorregulação. Os equipamentos eletrônicos sensíveis ampliam e transformam as reações fisiológicas em sinais de luz e som que são utilizados para evitar doenças. Na psicoterapia é usado sempre os equipamentos. Nao há toque. Esses equipamentos ajudam a reconhecer as reações fisiológicas e a resposta ajuda no controle dessas reações. Mas se o seu médico tem feito isso sempre, tenha cuidado. Procure uma segunda opinião ou ligue para o conselho de medicina.
Procure uma segunda opinião! Consulte os conselhos! Tome cuidado!
Temos quecuidado com esses tratamentos heterodoxos. Procure informar-se sobre a base científica ou mesmo empírica desses procedimentos. Sugiro pensar num tratamento com procedimentos comprovados, como aqueles sugeridos pela Medicina e pela Psicologia. Consulte os sites do CFM e do CEP.
Qualquer procedimento que você considerar invasivo ou ofensivo deve ser denunciado. Procure o Conselho a que o profissional está ligado e faça o registro.
Vale a pena pesquisar um pouco e ouvir outros profissionais para que vc tenha como averiguar melhor essa situação. Analise outras opiniões , compare-as e veja se está no caminho certo.
Boa noite, deveriam ser utilizadas sondas, porém antes de julgar seria oportuno falar com o terapeuta e esclarecer todas as perplexidades com ele, não se pode de longe julgar as atitudes dele,se poder esclareça tuas duvidas com o medico que receitou e depois tome assim vai ficar mais convencido sobre tuas atitudes.
Olá! Se está em dúvida ou se sentindo desconfortável com o procedimento, isso é sinal de atenção. Não está confiando no profissional. Peça orientação ao Conselho sobre o procedimento. Um abraço!
Olá, O biofeedback é uma terapia que fornece o monitoramento por aparelhos das respostas musculares que o paciente é incapaz de reproduzir sozinho. Oferece uma melhor consciência e compreensão, com o objetivo de aumentar força, resistência do assoalho pélvico, isolamento de contração da musculatura do assoalho pélvico, contração voluntária do esfíncter anal externo. Outras técnicas do biofeedback associadas a um balão retal é utilizada para treino de melhora da sensibilidade retal. Reveja junto com o seu médico melhores formas para evitar assim o seu desconforto. Abraços.
O desconforto deve ser um sinal de alerta. Se você se sentiu invadida, mesmo em nível subjetivo, busque uma segunda opinião médica ou ligue para o conselho regional de medicina (CRM) do seu estado. Mesmo para procedimentos médicos em que o paciente possa se sentir exposto ou desconfortável é necessário o concentimento do paciente. Ou seja, exceto em situações emergenciais ou atípicas, quem deve decidir pelo seu corpo é o paciente. Com técnicas ainda novas, como o biofeedback e o neurofeedback, é necessária atenção redobrada. Se de alguma forma você se sentiu abusada pelo profissional, busque ajuda.
Até onde eu sei se ultiliza sondas. Procure uma segunda opinião urgente.
Fique atenta.

A disposição.
Olá! Quando o indivíduo se sente desconfortável com algum tipo de procedimento, deve realmente tomar cuidado. Pareceu-me que você percebe ter algo diferente que o incomoda. Desta forma, respeite seus sentimentos e procure por outro profissional, ou até por mais de 2 profissionais distintos desse, e se informe a respeito. Respeite sua percepção a respeito. Boa sorte e muita luz em 2020.
O biofeedback que conheço o monitoramento é no dedo ou na orelha. Desconheço a necessidade de se colocar no anus. Enfim...
Olá, desconheço essa técnica com os dedos.Ela não tem nenhuma base científica. Considere o seu desconforto porque ele sinaliza que você não está segura nesse tratamento.Procure outro profissional. Abraço
Prezada, procure o Conselho de Medicina de Sua região e informe sobre a prática desse profissional. Peça o parecer do Conselho sobre se essa técnica é realmente uma prática médica ou se trata de uma situação abusiva. Denuncie caso se sinta enganada!
Penso que não tem mais necessidade de repetir o que os outros profissionais já falaram..Concordo plenamente que precisa procurar uma ajuda dos Conselhos já citados ,tanto de psicologia, como medicina e fisioterapia
Olá! Verifique junto ao conselho sobre esse procedimento realizado em suas sessões. Não permaneça na dúvida!
Boa sorte!
Olá! Conforme os colegas contribuíram acima, é importante você consultar o Conselho competente para se informar tecnicamente, mas também validar com você mesma (o) se esta abordagem está sendo confortável e lhe fazendo bem. Observe como você se sente ao ir à sessão, como sai dela... O corpo dá sinais de quando algo não vai bem, e é preciso dar o devido valor a isso. Espero ter contribuído em algo, abraços.
De fato, desconheço esse procedimento realizando com dedos. Procure maiores informações com outros especialistas da área. Fique atento!
Há relatos de toques sentidos como"invasivos" em várias situações de tratamentos "alternativos", não somente no citado. Toques em diferentes partes do corpo, em que o paciente sente desconforto, mas surge a vergonha de questionar por achar que pode fazer parte do tratamento. Pergunto a você: ele explicou este procedimento? Você consentiu? Qualquer que seja sentida como "íntima" ou seja claramente, NECESSITA de esclareicmento prévio e consentimento, sem pressão e com tempo para que o paciente possa refletir e não ter que decidir encima da hora. Suspeite sempre que algo assim aconotecer sem haver nenhum tipo de consideração pela sua opinião em nome da "técnica" necessária. Qualquer profissional sabe que toques corporais mínimos DEVEM ser explicados e aceitos. Questionar não é vergonhoso. Se temos dificuldades em dizer "não", essas situações podem nos pegar de surpresa e nos manter nelas por questões psciológicas que precisam ser mudadas. dar limites ao outro é a atitude que seria esperada para quem está familizarizado com o enfrentamento do medo de conflitos ou de parecer inadequado em nome da sua proteção. Pense nisso. Os abusos ocorrem mais facilmente com pessoas que tem essa vulnerabilidade psicológica. Abraço.
Olá. Não conheço sse tipo de procedimento e oriento você buscar seus direitos e ir em busca de tratamento com profissionais sérios , comprometidos e com base na ciencia. Não podemos ser ingênuos e acreditar em curas milagrosas. Boa sorte.