Estou fazendo terapia, estou com a mesma psicóloga a uns 6 meses, no começo estava indo tudo bem, só

15 respostas
Estou fazendo terapia, estou com a mesma psicóloga a uns 6 meses, no começo estava indo tudo bem, só que agora não estou me sentindo bem durante a terapia. Será que devo mudar de psicóloga?
Para pensar:
Por que não está indo bem?
Já experimentou conversar com ela sobre isso?
Expressar os seus desconfortos?
Se você não utilizar esse espaço (terapia) para falar sobre os seus incômodos, qual outro?
O diálogo é fundamental neste caso para uma tomada de decisão mais assertiva.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 280

Olá! Acredito que seja muito importante você comunicar isso para a sua psicóloga. Isso pode acontecer por diversos motivos, pode ser algum desconforto relacionado ao tema que vocês iniciaram ou alguma incompatibilidade, mas acho que a primeira coisa é trazer esse incomodo na sessão, às vezes, juntas, vocês encontram uma solução ou um encerramento. Beijo,
É fundamental compartilhar seus sentimentos com sua psicóloga. Ao explicar as razões por trás desse desconforto de maneira honesta e aberta, vocês podem identificar aspectos específicos da abordagem terapêutica ou da dinâmica das sessões que precisam ser ajustados para melhor atender às suas necessidades. Lembre-se de que a terapia é um espaço seguro para discutir esses sentimentos, permitindo que você e sua psicóloga trabalhem juntos para encontrar soluções. Essa comunicação aberta é essencial para garantir que o processo terapêutico seja mais eficaz e satisfatório para você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode considerar mudar de psicóloga se sentir que não está alcançando os resultados desejados, se houver falta de conexão ou confiança, transferência na relação terapêutica, ou se suas necessidades mudarem ao longo do tempo. A comunicação aberta com a psicóloga sobre suas preocupações pode ajudar na decisão de buscar uma mudança, se necessário.
Como meus colegas informaram, é importante que você converse abertamente sobre os seus incômodos. A psicoterapia é um processo libertador, mas costuma mexer profundamente com crenças, traumas (quando existem) e nos fazer enxergar algo que não gostamos em nós. Essa sensação pode, em alguns casos, dependendo do tipo de personalidade do cliente, espelhar no terapeuta, trazendo desconfortos. Abra o seu coração e perceba se as sensações que percebe são mais suas do que do outro. Pode ser um momento de virada no processo de vocês, para a permanência ou para a troca.
Olá! É importante buscar compreender de onde vem o incomodo que relata, se vem da relação com a profissional, com a abordagem na qual ela trabalha, com a forma na qual esteja sendo abordado os assuntos ou se é o caso do incomodo estar vindo apenas do processo terapêutico em si, tendo que acessar assuntos que muitas vezes são desconfortáveis e difíceis emocionalmente. Sugiro que aborde com ela como tem se sentido, para juntas buscarem melhoria ou até mesmo a compreensão de que a forma de trabalho dela possa não ser a mais confortável para você. Desejo que fique bem!
Se você não está se sentindo bem durante a terapia, é importante abordar essa questão com sua psicóloga. Comunicar como você se sente e o que tem sentido durante as sessões pode ser muito útil para entender o motivo de seu desconforto. Às vezes, esses sentimentos podem surgir devido a mudanças na terapia ou ao processo de enfrentar questões difíceis. Abrir essa conversa com sua psicóloga pode ajudar a esclarecer o que está acontecendo e a encontrar uma maneira de lidar com isso juntos.

No entanto, se mesmo após esta conversa você ainda sentir que a terapia não está funcionando para você, é válido considerar a possibilidade de mudar de psicóloga. A relação terapêutica é um aspecto fundamental para o progresso na terapia, e se você não se sente confortável ou confiante com sua psicóloga, pode ser que você se beneficie mais ao buscar um novo profissional com quem você se sinta mais conectado e acolhido. Lembre-se de que é importante priorizar seu bem-estar emocional e encontrar o suporte que melhor atenda às suas necessidades.
Olá, importantíssima a sua pergunta.
Interessante relatar esse problema para a profissional, pois podem haver várias justificativas para seus sentimentos.
Algo que vocês podem ajustar em conjunto ou até mesmo ela indicar outro profissional para atender você.
Porém, importante ressaltar, que muitas vezes a psicoterapia gerará sentimentos desconfortáveis principalmente por "pegar na ferida" do paciente em questão.
Dessa forma, a comunicação entre o psicólogo e paciente é a melhor opção sempre.
Boa tarde, teria que avaliar o que seria “estar indo tudo bem” e “não se sentir mais bem”… 6 meses é pouco tempo… sugiro refletir sobre o porque você buscou a terapia, seus avanços até o momento, o que sua psicóloga faz ou deixa de fazer que está gerando dissonância… existem situações distintas: quando o paciente está evoluindo e decide para a terapia ou trocar para não mecher em questões mais profundas e contra transferência negativa. Nesse último caso conversar com sua psicóloga resolveria. E por outro lado, podem haver condutas anti éticas, falta de progresso na terapia que requerem trocar de profissão. Escute sua intuição. Cordialmente.
Boa noite! Conversei com sua psicóloga sobre essa sensação. Após essa conversa vc terá clareza do que deve fazer. Abraço.
A recomendação é que fale desse desconforto com a psicóloga.
Caso seja algo do seu padrão, terá a chance de ser reconhecido e trabalhado. Se você abandonar essa psi e ir pra outra, esse padrão pode demorar mais pra ser reconhecido e trabalhado.
Caso seja uma questão da sua psicóloga, ela pode se reavaliar e mudar (seria ótimo pra crescimento dos dois), ela é humana e pode errar, mas também pode consertar.
Se não der certo a conversa com ela, procure outro profissional que lhe inspire confiança.
Espero ter ajudado.
Olá!

Acredito que um primeiro passo importante pode ser se questionar os motivos que te fazem se sentir desconfortável atualmente. Está vinculado à profissional que te acompanha e a transferência com ela ou é a maneira como o tratamento está sendo conduzido que não te agrada? Como a vertente da Psicologia, por exemplo. Outra possível causa para estar se sentindo desta maneira é ter criado algum tipo de resistência frente àquilo que, antes do acompanhamento, estava velado. Como uma reação de defesa psíquica frente às possíveis mudanças que podem acontecer quando se dá conta de algum sofrimento ou momento vivenciado. Por estar acostumado a conviver com isso, sua primeira reação é se fechar e recuar diante da saída dessa zona de conforto, podendo boicotar o movimento provável a partir das elaborações obtidas em seu acompanhamento.
Sugiro que visite estes pontos para tomar sua decisão de se manter ou mudar o rumo no tratamento. Para que uma análise seja possível, é preciso se sentir à vontade para partilhar o que vier à mente sem censura, suportar os desconfortos que vem durante o tratamento, mas também o desejo de estar no processo para ocasionar mudanças.

Espero ter ajudado!
É natural que um processo terapêutico tenha altos e baixos, e nem sempre é uma experiência agradável em todos os momentos. A terapia é um espaço que nem sempre vai propiciar sensações e sentimentos bons. Pensamentos e experiências desafiadoras e desconfortáveis são bastante comuns!
É muito importante que você leve o seu desconforto para ser discutido em sessão. O seu "não se sentir bem" não necessariamente está relacionado com a conduta da profissional, muitas vezes a terapia pode gerar uma sensação de estar saindo "pior" do que entrou. Geralmente, é nesse momento que as pessoas começam a perceber aspectos do próprio funcionamento que antes não percebiam e essa nova perspectiva pode causar um incômodo. Se for esse o caso, se mantenha firme na sua jornada de terapia, afinal, só podemos mudar aquilo que percebemos!
Compreendo. Antes de decidir mudar de psicóloga, é útil explorar o que está causando seu desconforto durante as sessões. Se possível, discuta esses sentimentos com sua psicóloga para ver se eles podem ser resolvidos. Se a falta de conexão persistir e prejudicar seu progresso, então considerar outras opções terapêuticas pode ser válido. O importante é que você se sinta confortável e confiante no processo de terapia.
É importante que esses sentimentos sejam comunicados à sua psicóloga para que sejam investigados os motivos que te levam a não se sentir bem e, aí sim, buscar a melhor solução.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!