Estou fazendo tratamento hpilore,com omeprazol, amoxicilina e levofloxacino, gostaria de saber se te

2 respostas
Estou fazendo tratamento hpilore,com omeprazol, amoxicilina e levofloxacino, gostaria de saber se tem algum efeito,ou se prejudica o tratamento se tomar domperidona antes das refeições
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Nunca dou tratamentos ou conselhos individuais por aqui. Procuro ensinar fatos sobre as doenças e sei que isso interessa a muitos. Tanto é, que a cada mês milhares de pacientes leem as respostas. Então, minha resposta é genérica e visa apenas EXPLICAR uma doença.

Seu caso mostra a presença do H. pylori(Helicobacter pylori), o maior causador conhecido de úlceras e gastrites, bem como fator no desenvolvimento de câncer de estomago

Vamos conversar um pouquinho sobre H. pylori, os problemas que ele causa, e suas soluções
O H. pylori é o maior causador de úlceras e gastrites, e é causa comum de duodenites. Tem papel importante no câncer de estômago, embora este seja multifatorial.

===O H. pylori é muito comum e atinge metade da população do mundo(!!). São bilhões de pessoas afetadas. Isso mesmo: bilhões(!!)

====Por incrível que possa parecer, a maioria dos pacientes com H. pylori não tem sintomas. É verdade, a maioria dos pacientes nada sente.


======No caso de úlceras e gastrites pode haver dor abdominal (sintoma mais comum). Geralmente a dor é acima ou em torno do umbigo.
============Há pacientes com náuseas(enjôo) e até vômitos. ============Alguns pacientes tem saciedade precoce(sentir-se satisfeito logo no início da refeição). Eles nos falam: Doutor, comi um pouquinho, mas parece que comi um boi.
=====================Mas só com esses sintomas não é possível diagnosticar se há o H. pylori.

=========O diagnóstico, no Brasil, é feito durante a Endoscopia. A Endoscopia também permite um excelente diagnóstico da situação do esôfago, estômago e duodeno.

=========Há algumas sutilezas para a descoberta do H. pylori pela Endoscopia. Por exemplo, se o paciente estiver em uso de IBPs(como omeprazol, lansoprazol, pantoprazol) o exame poderá ser FALSO-NEGATIVO. Em outras palavras, o H. pylori está lá, mas o exame não detectou.
========== Na minha prática solicito aos pacientes que parem de tomar os IBPs por um tempo antes da Endoscopia. Mas tenho a sorte de ser um Médico que acompanha os pacientes por longo prazo, e conhece bem seus pacientes. Claro que não são todos os locais que agem assim.

Uma outra sutileza do H. pylori é que ele pode se distribuir irregularmente pelo estômago, onde são colhidas as biópsias. Por isso mesmo o ideal é colher em vários lugares do estômago.


======== estudos recentes comprovam que pessoas que tem parentes proximos com câncer de estômago estarão fazendo prevenção de câncer se eliminarem o H. pylori. E isso é importante. Mas lembro que o câncer de estômago é multifatorial e que, naturalmente, só uma parcela mínima, infima, das pessoas com H. pylori desenvolvem esse câncer.

Assim, mesmo o diagnóstico do H. pylori (algo que parece fácil) tem suas sutilezas que devem ser respeitadas.

É natural que o que falo é geral e não se aplica a casos individuais. Para saber detalhes sobre cada caso, é necessário a devida avaliação por um Médico experiente em gastrites, úlceras, H. pylori e na Prevenção de Câncer Digestivo.
Quanto ao uso de Domperidone: não vejo problema.
Já atendi e tratei milhares de pessoas com H. pylori, tanto aqui quanto no Exterior. E nunca vi efeitos colaterais mais sérios. Os efeitos colaterais que vi, geralmente foram só transitórios.
A taxa de erradicação que tive foi entre 80-90% dos pacientes tratados, já no primeiro tratamento, que é similar ao visto na Literatura Médica.
Os raros pacientes que não erradicaram o H. pylori da primeira vez, responderam bem ao tratamento de resgate. Apesar do nome desagradável, este segundo tratamento foi eficaz.
Finalmente: devido a problemas de agenda, só verei pacientes Online até o início do próximo mês.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 308 perguntas sobre Ranitidina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.