Estou grávida de 8 semanas, e tomo fluoxetina a quase 1 ano, minha médica me encaminhou para o psiqu

2 respostas
Estou grávida de 8 semanas, e tomo fluoxetina a quase 1 ano, minha médica me encaminhou para o psiquiatra e disse que provavelmente ele vai mudar a medicação para sertralina, nessa troca eu vou sentir os mesmos sintomas de quando comecei a tomar fluxetina?
lembro que fiquei ansiosa, tremendo, enjoada... Será que vou sentir tudo isso de novo ou só a troca não causa isso?
A fluoxetina e a sertralina pertencem à mesma classe de medicamentos (ISRS) e ambas podem ser utilizadas durante a gestação, a depender de cada caso. Nem sempre é obrigatória a troca; essa decisão costuma considerar fatores como resposta ao tratamento, histórico clínico e avaliação individual de riscos e benefícios.

Quando há mudança de uma medicação para outra, pode ocorrer algum desconforto transitório nas primeiras semanas, como náusea, leve aumento de ansiedade ou alterações no sono. No entanto, nem todas as pessoas repetem os mesmos efeitos que tiveram no início do tratamento anterior. Muitas vezes, quando a transição é feita de forma planejada e acompanhada, a adaptação tende a ser mais tranquila.

O mais importante é que essa decisão seja tomada em conjunto com o psiquiatra que está acompanhando você, avaliando cuidadosamente seu bem-estar e a segurança do bebê.

Caso surjam sintomas intensos ou que gerem preocupação, é fundamental comunicar a equipe que está assistindo você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Daniele De Faria Gaspar
Psiquiatra, Médico de família
Praia Grande
Olá. Essa é uma dúvida muito comum e compreensível. A troca da fluoxetina para a sertralina nem sempre causa os mesmos efeitos do início do primeiro antidepressivo, especialmente porque seu organismo já está adaptado a um ISRS. Além disso, a fluoxetina tem meia-vida longa, o que costuma “suavizar” a transição e reduzir sintomas de retirada ou adaptação brusca.

Ainda assim, algumas pessoas podem sentir, de forma leve e transitória, sintomas como náusea, desconforto gastrointestinal, leve aumento de ansiedade ou mal-estar nos primeiros dias, principalmente no contexto da gestação, em que o corpo já está passando por muitas mudanças. Na maioria dos casos, quando a troca é feita de forma gradual e bem orientada, esses efeitos são bem menores do que no primeiro início do tratamento.

Converse com o psiquiatra sobre seus receios para que a transição seja feita da forma mais confortável possível. Caso deseje, fico à disposição para avaliação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3069 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.