Estou no terceiro dia tornando amoxiĺina mais clavolanato é normal sair sangue nas fezes?

2 respostas
Estou no terceiro dia tornando amoxiĺina mais clavolanato é normal sair sangue nas fezes?
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
O senhor(a) fala de um tema importante: sangramentos do intestino.

Nada vou falar sobre seu caso específico. Mas, também pelos mais de 100 mil pessoas que me leem aqui todo mês, vou EXPLICAR sobre os sangramentos.
Claro que nada o que falo é genérico. Incluo minha experiência nesse assunto. Hoje completo 35 anos de prática clínica, aqui e no Exterior. Vi bastantes casos com esse problema.
Mas, como sempre, recomendo que um médico(a) de sua confiança faça sua avaliação, de modo personalizado. Um caso nunca é identico ao outro.
Em especial pelos quase 1,5 milhões de pacientes que me leem aqui, digo que dou valor aos sangramentos digestivos.

No nosso país, sempre que há um sangramento as pessoas dizem: são hemorróidas.
De fato, as hemorróidas podem levar ao sangramento.
Mas há diversos outros problemas , tanto ano-retais quanto do colon (intestino grosso) que podem causar sangramentos

Desse modo, sem querer falar sobre cada um desses problemas(seria longo e exaustivo) prefiro dizer que levo a sério os sangramentos. Já vi muitos e muitos pacientes e dou o merecido respeito aos sangramentos.
Não costumo menosprezar esse tipo de problema.

Habitualmente inicio com uma História Clínica detalhada, e como sempre avalio fatores como internações/cirurgias anteriores (especialmente as cirurgias ano-retais), doenças concomitantes (por exemplo, quem tem Doença de Crohn pode ter problemas ano-retais mesmo muitos anos antes ou depois da descoberta da mesma), uso de medicamentos, fumo e álcool, História Familiar e breve avaliação da dieta.

Tendo todos os dados, normalmente inicio com Avaliação Proctológica (geralmente incluo Retosigmóidoscopia) e dependendo desta, Colonoscopia. Geralmente uso esta sequencia, mas isso varia com cada caso. Tudo é personalizado.

Como recebo muitas perguntas sobre a Avaliação Proctológica e Retosigmóidoscopia, exames cercados de mitos. Então, falo abaixo sobre elas
E tento responder a famosa pergunta: Doutor, por que o senhor nao faz a Colonoscopia direto?

1) POR QUE UM MÉDICO PEDE(ou faz) RETOSIGMÓIDOSCOPIA?
Esse exame é muito útil para ver o canal anal, ânus e reto. Assim, doenças como hemorróidas, fissuras anais, fistulas, etc. podem ser diagnosticadas com relativa facilidade, pela Retosigmoidoscopia rígida
( geralmente feita junto com a anuscopia).
Claro que esse diagnóstico depende(muito) da experiência e treinamento do médico que faz o exame

2) TEM DIFERENÇA ENTRE O EXAME RÍGIDO E O FLEXÍVEL?
Tem sim. O exame rígido permite ótima visualização do ânus/canal anal e reto. Já o exame flexível não vê essas áreas com tanta precisão, mas permite ver o reto e colon sigmóide com muita nitidez.
O Médico experiente sabe usar (e fazer) os 2 exames, e escolhe o que mais beneficiará seu paciente.

3) A COLONOSCOPIA NÃO ENXERGA TUDO?
Por que nao se faz Colonoscopia de uma vez?

Cada exame serve para coisas diferentes.
Posso fazer uma analogia:
Por exemplo, quando vou ao Sertão fazer minhas Atividades Humanitárias, a empresa aérea usa um avião adequado para pousar em aeroportos pequenos. Não usa um enorme Boeing 787.
É a mesma coisa para o intestino. Se queremos ver o canal anal e ânus apenas, não vamos usar a Colonoscopia que apenas vê esses locais de passagem. Devemos escolher o equipamento adequado.
Quando fazemos uma viajem para o Japão ou Europa, aí sim a empresa aérea usa um Boeing 787, e não um pequeno ATR72. Se queremos ver o colon transverso, ascendente ou mesmo íleo, aí usamos o colonoscópio.
Essa é uma pergunta que recebo quase todo o dia.

4) RETOSIGMÓIDOSCOPIA DÓI?
Também recebo essa pergunta todo dia.
Sempre digo que o exame pode ser tranquilo, desde que o Médico saiba faze-lo rapidamente e com muita calma. No meu caso, além de tranquilizar o paciente, costumo explicar cada passo um pouquinho antes de acontecer. Por exemplo, falo: "agora o senhor vai sentir um geladinho que é a anestesia". E nunca tive qualquer complicação ou problema. Ao contrário, muitos pacientes ficam aliviados ao saberem que "já acabou o exame que eu tinha tanto medo".

UMAS PALAVRINHAS aos muitos que ME PROCURAM

1)
Nesta e na próxima semana não haverá nem mesmo atendimento telefônico na Clínica-SP.
Já pedi isso, mas peço novamente: por favor, NAO entre em contato com a Clínica quando eu estiver fora de S. Paulo.
Mesmo assim o número de ligações tem sido grande.
Não quero frustrações em meus (queridos) pacientes.

Se preciso, fico honrado em que nos acrescente no WhatsApp.
O número é o mesmo da Clínica (por favor ver no meu perfil)

2)
Tenho a honra de informar aos meus pacientes que agora faço parte do quadro de Professores de Medicina da UFAM. Localizada em Manaus, num Campus que é considerado um dos mais bonitos do Brasil, a UFAM é a Universidade Pública mais antiga do nosso país.

Minha Prova Didática (aula que damos aos demais Professores para comprovar conhecimento) foi sobre o H. pylori, que é a principal causa das gastrites, úlceras e está ligado ao câncer de estômago.

Estar numa Universidade Federal, ligado a Professores de alto nível é desafiador, e exigirá que eu esteja cada vez mais atualizado. Posso aprender ainda mais, e isso vai refletir no meu atendimento.
Também é fascinante estar em contato com jovens (futuros) médicos. O contato com jovens rejuvenesce, e dar aulas significa estar a par das últimas novidades. Ensinar é uma responsabilidade, mas uma alegria enorme.
Espero poder melhorar cada vez mais meu atendimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1933 perguntas sobre Annita
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.