Estou tomando Fluoxetina a ums 6 meses antes minha pressão era sempre normal agora tá sempre alta po

4 respostas
Estou tomando Fluoxetina a ums 6 meses antes minha pressão era sempre normal agora tá sempre alta pode ser efeito da Fluoxetina ? Medi a pressão hoje tava 15 x 11
Dr. Rafael Calzada
Psiquiatra
Brasília
A Fluoxetina, por ser um pouco noradrenérgica, pode, sim, elevar a frequência cardíaca e pressão arterial sistêmica. Porém, esse efeito adverso é muito raro, ainda mais para quem não tinha a doença hipertensiva previamente ou a predisposição.
De qualquer forma, é possível fazer um diária da pressão arterial básico, aferido pelo menos duas vezes por dia, ao acordar e ao se deitar, com um aparelho aprovado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e na posição correta.
Parabéns pelo autocuidado! Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
NÃO É DOS COLATERAIS MAIS FREQUENTES, MAS PODE SIM. ORIENTO, QUE RETORNE AO SEU PSIQUIATRA, RELATE O QUE ESTA ACONTECENDO CUMULADO COM UMA AVALIAÇÃO CLÍNICA BEM ELABORADA, PARA DESCARTAR OUTRAS CAUSAS. DE TODAS AS FORMAS, FICO À DISPOSIÇÃO .... ATT DR MARCIO
Não é comum mas pode acontecer e neste caso, passe a aferir sua pressão arterial com mais frequência e busque ajuda com seu médico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Sim, a fluoxetina pode causar aumento da pressão arterial em algumas pessoas, embora esse não seja um efeito muito comum. A maioria das pessoas não tem alteração na pressão com o uso do remédio, mas em casos mais sensíveis, principalmente se a pessoa já tem tendência à pressão alta, ansiedade ou usa outros medicamentos, isso pode acontecer.

Se sua pressão antes era sempre normal e agora está frequentemente alta, como 15 por 11, é importante avisar o médico que te acompanha. Pode ser que a fluoxetina esteja contribuindo, ou pode haver outro fator envolvido, como estresse, alimentação, falta de sono ou até alguma condição que surgiu nesse período.

O mais importante é não parar o remédio por conta própria, mas procurar orientação médica para avaliar se é necessário ajustar a dose, trocar a medicação ou investigar outras causas da pressão alta. Pressão elevada constante precisa de atenção para evitar riscos futuros.

Essa resposta é apenas informativa. Procure seu médico o quanto antes para garantir um tratamento seguro.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1327 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.