Estou tomando imipramina a 4 dias e estou tendo crises ainda mais forte agora com meu coração aceler

3 respostas
Estou tomando imipramina a 4 dias e estou tendo crises ainda mais forte agora com meu coração acelerado fui a uma UBS e a médica disse que o remédio nem começou a fazer efeito só que ela é uma clínica geral do posto de saúde. Gostaria de saber se está certo isso?
Olá! No início do tratamento com essa classe de medicamentos, é comum ocorrer uma piora dos sintomas ansiosos por ser um período de adaptação. Espera-se que haja melhora com uma a duas semanas de tratamento contínuo. Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo como isso assusta pois piorar no início é muito angustiante.
De forma objetiva: a médica está correta. Com apenas 4 dias de imipramina, o efeito antidepressivo ainda não começou. Nas primeiras 1–2 semanas é comum ocorrer aumento da ansiedade, palpitações e desconforto, especialmente em quem já tem ansiedade ou pânico.
Isso não significa que o remédio não vai funcionar, mas sim que você está na fase de adaptação. Mesmo assim, sintomas intensos precisam ser acompanhados, pois às vezes é necessário ajustar dose, horário ou associar outra medicação temporariamente.
Se quiser, posso te orientar melhor em consulta e acompanhar esse início para deixar esse período mais seguro e tolerável.
A médica da UBS está parcialmente correta em sua afirmação. A imipramina, como outros antidepressivos tricíclicos, leva um tempo para atingir seu efeito terapêutico completo na depressão ou ansiedade, geralmente duas a quatro semanas.
No entanto, efeitos colaterais podem surgir logo nos primeiros dias de uso, e a taquicardia (coração acelerado) é um efeito colateral conhecido da imipramina, especialmente no início do tratamento. Isso ocorre porque a imipramina pode ter efeitos anticolinérgicos e noradrenérgicos, que podem levar a um aumento da frequência cardíaca.
Além disso, em algumas pessoas, o início de um antidepressivo pode, paradoxalmente, aumentar a ansiedade e a agitação nos primeiros dias, o que pode exacerbar a sensação de crises e taquicardia.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Imipra 25Mg-20 Bli.10Cps.
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.