Estou tomando Risperidona 1mg há 3 meses, para transtorno bipolar e depressão. Engordei depois que c

3 respostas
Estou tomando Risperidona 1mg há 3 meses, para transtorno bipolar e depressão. Engordei depois que comecei esse tratamento, meu psiquiatra não quer trocar a medicação. Ainda não consigo fazer exercícios físicos, então o ideal seria trocar a medicação?
Converse com seu psiquiatra sobre esse efeito colateral para que possam avaliar o quanto esse ganho de peso tem impactado em sua vida, auto-estima e saúde.
Pode se avaliar o quanto o tratamento com a Risperidona tem sido efetivo para o controle do seu quadro e o risco beneficio de uma troca.
Existe também a possibilidade de encaminhamento para acompanhamento com nutricionista e indicação da associação de medicações que ajudem no controle do peso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Diogo Batista
Psiquiatra
Brasília
Olá boa tarde.
O aumento de apetite é um dos efeitos colaterais da risperidona, porém ele é dose dependente e 1mg é uma dose relativamente baixa.
Entretando existem outras classes de antipsicóticos que não tem o ganho de peso, sendo uma opção válida no seu caso .
Sempre consulte seu psiquiatra em caso de troca de medicação, não as suspendendo antes de orientações pelo profissional .
Seu psiquiatra deve ter um motivo estratégico para considerar ser melhor permanecer com a medicação. Apesar de que a risperidona afete o metabolismo, aumente o apetite e favoreça o ganho de peso, o fator principal para ganhar peso é dieta inadequada. Mesmo se não puder fazer exercício e não pudertrocar o remédio, ainda assim é possível evitar o ganho de peso fazendo uma dieta correta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 330 perguntas sobre Risperidon 1Mg-C/6Cps.
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.