Eu faço tratamento com a Ritalina há 12 anos, porém os danos físicos e psicológicos estão se manifes

3 respostas
Eu faço tratamento com a Ritalina há 12 anos, porém os danos físicos e psicológicos estão se manifestando. A minha vida social depende da medicação, mas me sinto uma dependente química. Estou preocupada, pois já estou no estágio de uso abusivo e gostaria de saber se existe clínicas para recuperação desse tipo de dependência.
Dr. Demétrius de Luna Lopes Benevides
Psiquiatra, Médico perito
São João del Rei
Procure o seu médico e relate. Há outras substâncias psicoestimulantes que, sejam pelas propriedades farmacodinâmica ou farmacocinética, possuem menor risco de dependência.
Ademais, há outros psicotrópicos que podem ser utilizados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Ida Ortolani
Psiquiatra
Campinas
Acredito que vc precise de uma nova avaliação para verificar esses sintomas, sinais e sobretudo o abuso da medicação. Se vc tem TDAH, a avaliação do seu atual estado do humor é muito importante. Vc tem que ser acompanhada pois pode ter outros Transtornos do Humor.
Dr. Nathan Ribeiro
Psiquiatra
Indaiatuba
Muitos pacientes iniciam o uso de psicoestimulantes com um diagnóstico correto de TDAH mas com o inicio do uso alguns percebem que além da melhora na atenção experimentados também sentem maior disposição física e sensação subjetiva de euforia/bem estar e com isso percebem uma melhora do desempenho social, esportivo, laboral, etc. Como o tempo que ele dura no sangue é curto isso acaba favorecendo a repetição de doses várias vezes ao dia e aumento das doses ingeridas. Inicialmente é importante descobrir o que você está querendo tratar tomando mais medicação do que o prescrito, pode ser um sentimento, crenças, etc. Há outras opções de medicação para TDAH que não dão tanto reforço e demoram mais tempo no sangue mas é necessária avaliação médica para acompanhamento adequado do seu caso. A maioria das vezes a internação psiquiátrica não é necessária. Espero ter ajudado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 401 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.