eu fico muito frustrada e muito fácil quando algo minimo nao sai como o que foi planejado na minha c

16 respostas
eu fico muito frustrada e muito fácil quando algo minimo nao sai como o que foi planejado na minha cabeça (costumo fazer planos pra muitas coisas, até a forma que eu vou preparar um pão por exemplo, horas antes), a ponto de chorar ou quase chorar pelo menos. por exemplo uma vez que eu tive que engolir o choro quando eu planejei que ia fazer um pão de x jeito mas descobri que não tinha x ingrediente em casa. isso é normal? pode estar relacionado com algum problema?
Olá, a questão da frustração é algo que permeia a nossa existência humana, impossível não viver com alguma frustração. A limitação precisa ser vivenciada desde criança, para que possamos aprender de que não temos o “todo”, e que precisamos delimitar o nosso espaço. Pelo exemplo que você expressou, demonstra que algumas questões simples do dia a dia podem estar te irritando, e isso precisa ser trabalhado terapeuticamente para analisarmos quais questões podem ser melhoradas. A frustração precisa ser trabalhada, e precisamos conviver com a mesma no dia a dia, sabendo até que ponto podemos ir e ate aonde não adianta chorar, gritar ou se irritar. Cuide-se! Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140

Olá. A frustração é algo desagradável para todos, mas ao longo do nosso desenvolvimento vamos criando estratégias para lidarmos com aquilo que nos frustra. Pelos seus relatos parece que você não conseguiu criar mecanismos para conviver com a frustração nos momentos em que ela surge com menos sofrimento, diante disso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que essa questão possa ser avaliada, escuta, acolhida e trabalhada, possibilitando assim, a criação de estratégias para aprender a lidar com as limitações cotidianas que surgirem. Caso queira marcar uma entrevista para iniciar seu processo de autorreconhecimento, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Pode estar relacionado com uma imaturidade (não lidar bem com frustração) e/ou depressão. Você sempre foi assim?
Olá! Pelo seu relato você se cobra muito para tudo seja planejado, organizado e tenha resultado perfeito. Nem tudo tem que ser perfeito. Permita-se errar! Nem tudo conseguirá controlar para que sai exatamente como planejou. É através dos erros que você aprende, cresce e se transforma! Não seja tão exigente com você mesma... reduzir a autocobrança e a autocrítica torna a vida mais leve. Procure um psicólogo para trabalhar esses pontos.
Cara anônima, penso que ao se perguntar se isso é normal ou se isso pode estar relacionado a algum problema, você mesma talvez já esteja identificando que agir do modo como você relatou traz consigo algum sofrimento para você, sim? Parece-me então que pode lhe fazer sentido expandir a pergunta: como me relaciono com este meu modo de agir? Como este meu modo de agir me serve e o que ele tem me custado? Será que há outra forma de me relacionar com isso?

As perguntas que fazemos a nós mesmos podem nos levar a expandir as possibilidades com as quais enfrentamos a vida e o mundo. Penso que você pode se beneficiar bastante de um processo de análise/psicoterapia. De todo modo, desejo-lhe sorte na sua trajetória.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise
A experiência que você descreve, de sentir frustração intensa e até mesmo chorar quando as coisas não acontecem exatamente como planejado, pode ser compreendida através de várias perspectivas, incluindo a neuropsicologia e a psicologia analítica.

Na neuropsicologia, essa reação pode estar associada a uma forma de processamento cognitivo e emocional que enfatiza muito a ordem, o planejamento e a previsibilidade. Quando as expectativas não são atendidas, mesmo em situações pequenas, pode ocorrer uma resposta emocional desproporcional. Isso pode estar relacionado a vários fatores, incluindo traços de personalidade, experiências passadas e até mesmo padrões neurológicos.

Pela psicologia analítica, Carl Jung poderia interpretar essa reação como um indicativo de que há aspectos mais profundos em jogo, possivelmente relacionados à maneira como você lida com o controle e a incerteza. Uma necessidade intensa de controle pode ser uma maneira de lidar com a ansiedade subjacente ou incertezas na vida. Quando algo não segue o plano, isso pode desencadear uma resposta emocional intensa porque perturba seu senso de ordem e previsibilidade.

É importante notar que todos nós temos diferentes limiares de tolerância à frustração e diferentes maneiras de reagir quando as coisas não saem como esperado. No entanto, se você achar que essa reação está afetando significativamente sua qualidade de vida ou causando angústia, pode ser útil explorar isso mais a fundo com um profissional.

Como especialista em Neuropsicologia, estou disponível para uma consulta inicial gratuita para discutir suas experiências e oferecer suporte. Podemos explorar estratégias para ajudá-la a lidar melhor com a frustração e a adaptar-se às situações inesperadas, melhorando sua resiliência emocional e bem-estar geral.

Atenciosamente,

Hugo Moraes
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Entendo que essa frustração ao perceber que as coisas não saem conforme o planejado pode ser bastante desafiadora para você. É importante reconhecer que, como psicanalista, estou aqui para ajudar a compreender esses sentimentos e explorar possíveis significados por trás deles.

Primeiramente, é comum que as expectativas não atendidas possam gerar sentimentos de frustração. O fato de você planejar detalhadamente até mesmo a preparação de um pão sugere um alto nível de controle e atenção aos detalhes. Quando algo foge desse controle, é natural sentir-se desconfortável.

Vamos explorar algumas possibilidades: esse desejo de controle excessivo pode estar relacionado a uma necessidade de prever e evitar situações desconfortáveis, o que poderia estar ligado a ansiedades mais profundas. Pode ser útil considerar como essa necessidade de controle se manifesta em outras áreas da sua vida e se há algum padrão recorrente.

Além disso, a reação emocional intensa, como o choro, sugere que essa questão pode estar conectada a algo mais profundo. Seria interessante explorar suas experiências passadas e verificar se há eventos significativos que possam ter contribuído para essa reação emocional tão intensa diante de situações aparentemente triviais.

A psicanálise procura entender os padrões inconscientes e os processos mentais subjacentes. Se você se sentir confortável, podemos continuar explorando esses sentimentos juntos para compreender melhor as origens dessa necessidade de controle e como isso pode estar impactando sua vida emocional. Lembre-se de que esse é um processo gradual, e estou aqui para apoiar você nesse caminho de autoconhecimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
O fato de você se sentir muito frustrada quando as coisas não saem como planejado é uma experiência que pode variar entre as pessoas. No seu caso, parece haver uma sensibilidade particular em relação ao controle e às expectativas. É normal se sentir frustrado quando as coisas não acontecem como imaginado, mas se essa reação está se tornando intensa e impactando seu bem-estar, pode ser útil explorar essa dinâmica mais a fundo.

Essas reações podem ter raízes em diferentes aspectos, como personalidade, estilos de enfrentamento ou até mesmo experiências passadas. É interessante refletir sobre o porquê dessas situações desencadearem uma resposta emocional tão forte. Isso pode fornecer insights valiosos sobre padrões de pensamento ou comportamento que podem estar contribuindo para essas reações.
Trabalhar na construção da flexibilidade emocional e mental pode ser uma abordagem útil. Isso não significa abandonar completamente o planejamento, mas sim desenvolver a capacidade de se adaptar às mudanças inevitáveis. Pode ser útil experimentar novas maneiras de encarar essas situações, talvez vendo-as como oportunidades de aprendizado ou crescimento.
Olá! Sinto muito que essas frustrações te tragam sofrimento. Lidar com a frustração é sempre uma questão desafiadora, mas o fato de você já perceber essa hipersensibilidade as pequenas coisas e o incômodo que vem junto, já mostra um sofrimento e desajuste do seu bem-estar, sabe?! Acredito que você poderia buscar ajuda de um profissional para poder entender melhor essas questões, de onde vem, pq acontece e trabalhar a flexibilidade, já que não conseguimos controlar tudo com tanta exatidão. Espero ter ajudado. Um abraço!
Frustração faz parte da nossa vida. É possível que você não tenha aprendido a lidar com ela. Desde criança precisamos aprender isso. É possível que você não tenha tido oportunidades suficientes para essas experiências. Também é importante lembrar que na nossa vida muito pouca coisa depende da gente, a grande maioria não depende de nós, o que demonstra grande possibilidade que as coisas não saiam realmente como desejamos. Perce nas suas colocações distorções cognitivas. Você deve trabalhar isso. Você sabe o que são distorções cognitivas?
Pelos seus relatos parece que você não conseguiu identificar mecanismos para conviver com a frustração em momentos em que ela surge, distorções cognitivas são comum nesses momentos, mas é importante que procure ajuda, aconselho que busque um profissional.
Parece ser uma dificuldade muito grande de lidar com a frustração. Para lidar melhor com isso é importante entrar em um processo terapêutico para que você entenda melhor a raiz dessa dificuldade e consiga viver mais leve. Espero ter ajudado!
Costumo dizer, nos meus atendimentos, que toda frustração tem ligação direta com as expectativas criadas a respeito de algum resultado. Pelo seu relato, me dá a entender que você tende a querer que os resultados esperados, que você cria em sua mente, correspondam a todas as circunstâncias e que as possíveis interferências sejam anuladas (via pensamento). Em outras palavras, me parece que há uma tentativa de controle das situações sem, no entanto, haver qualquer tentativa de manipulação do ambiente, para que tais resultados venham a ser possíveis. Nesse sentido, recomendo que você procure por apoio psicológico, para compreensão mais ampla e mais profunda dessa possível dinâmica, no intuito de alcançar maior qualidade de vida pela recuperação da capacidade de autorregulação. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Sentimentos fazem parte da vida, teremos momentos de frustração, tristeza, dor, e está tudo bem. A questão é como temos lidado com isso. Muitas vezes determinamos expectativas muito altas, e quando algo sai diferente do planejado nos julgamos como erradas e inadequadas, Podemos tratar isso. Com a teraia vc vai poder identificar metas e alvos mais realistas para vc mesma, diminuindo essa autocobrança excessiva. Procure fazer terapia, vai ser muito bom para vc. Estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online
Olá, bom dia! Faz parte da vida a frustração, pois não podemos controlar tudo, muitas situações fogem ao nosso controle. Acredito que a Psicoterapia poderia te ajudar, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender melhor os seus pensamentos, as suas emoções, as situações vividas por você e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas.
Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida.
A Psicoterapia feita por Psicólogo é protegida pelo sigilo ético profissional, além disso você, também, encontrará acolhimento e uma escuta atenta, sem julgamentos e não prescritiva. Espero ter te ajudado!
Olá, querida. Isso pode acontecer. Mas quando é algo tão repetitivo e intenso, fica evidente uma necessidade grande de controle da sua parte, e uma insegurança por trás disso. De onde vem essa insegurança? O que você viveu na sua vida que te fez precisar tanto controlar as situações, saber exatamente como as coisas serão? Para mudar isso e começar a se sentir diferente diante tais situações, é preciso compreender a origem disso tudo; curar, reparar e ressignificar a sua história. Conte comigo!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!