Eu sou tireoidectomizada há 4 anos. Preciso fazer bariátrica pois sou obesa a vida inteira. Sou hipertensa e pré diabética.Posso fazer a bariátrica?
Dra. Nadia Ferreira Rivera
Dra. Nadia Ferreira Rivera
Médico clínico geral, Endocrinologista
Rio de Janeiro
Olá paciente, seu relato é de tireoidectomia, obesidade por toda a vida, pre-diabetes e hipertensão arterial. Pergunto a razão da tireoidectomia, precisa saber se a reposição do hormônio tireoidiano está adequada, se houve lesão das paratireoides com prejuízo na absorção de cálcio. A bariatrica pode ajudar quando bem indicada, mas vai trazer uma condição nova: disabsorção, justo de cálcio, além de vitaminas e outros minerais. Obesidade é dureza né? os tratamentos também precisam de acompanhamento cuidadoso. Certifique-se de que já esgotou as possibilidades de tratamento tradicional, dieta, exercicio, psicoterapia, medicamentos. Sim o pre diabetes deve ser abordado com a maior seriedade pois é inclusive indicado tratamento medicamentoso nos dias de hoje. Agende seu médico e boa consulta!

Olá! A cirurgia bariátrica está indicada em pacientes com o índice de massa corporal (IMC) maior que 40 ou IMC maior que 35 quando existe doenças associadas como diabetes e hipertensão. No pré operatório o paciente passa por uma avaliação com vários profissionais como endocrinologista, cardiologista, psiquiatra, psicólogo, nutrição.. Se não houveram contraindicações durante essas avaliações, o paciente estará apto a realizar a cirurgia bariátrica.

Dr. Diogo Stinguel Thomazini
Dr. Diogo Stinguel Thomazini
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Cariacica
Desde que tenha um IMC maior que 35 com as comorbidades relatadas e sem sucesso na tentativa de perda de peso por 2 anos ou mais, pode ser avaliada por uma equipe MULTI disciplinar e então ser submetida a cirurgia bariátrica.
Att

Dra. Cássia Dourado Leme Bueno
Dra. Cássia Dourado Leme Bueno
Endocrinologista, Médico do esporte
São Paulo
Ola! Se você já tem a indicação da cirurgia pelo Endocrino ou pelo cirurgião de aparelho digestivo, o profissional já deve ter avaliado as indicações. Porém durante o pré operatório, intra e pós operatório é importante que o pré diabetes esteja bem controlado para que haja uma boa cicatrização. Além disso, o hipotireoidismo também deve estar bem controlado já que o processo de estresse cirúrgico exige uma resposta metabólica adequada. Vale a pena fazer exames de sangue para ver como estão algumas vitaminas antes de operar e se for o caso já começar a reposição antes da cirurgia. Boa sorte em sua cirurgia!

Dra. Ana Luiza Luna
Dra. Ana Luiza Luna
Cirurgião plástico, Cirurgião cranio-maxilo-facial
São Paulo
Prezada internauta, doenças como hipertensão e diabetes são justamente as razões para se fazer uma cirurgia bariátrica, pois podem ser resolvidas com a cirurgia.
Procure um cirurgião do aparelho digestivo para que seja avaliada, e essas doenças devem estar controladas para a cirurgia.
Abraços e boa sorte!

Especialistas em Cirurgia bariátrica

Luiz Carlos Nunes

Luiz Carlos Nunes

Cirurgião geral, Generalista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Felipe Auday Brito

Felipe Auday Brito

Cirurgião plástico

Campo Grande

Agendar uma visita
Marcio Rego Almeida Passos

Marcio Rego Almeida Passos

Cirurgião plástico

Teresina

Agendar uma visita
Rodrigo de Azeredo Siqueira

Rodrigo de Azeredo Siqueira

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Claudio Holanda Maciel

Claudio Holanda Maciel

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

Betim

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 86 perguntas sobre Cirurgia bariátrica

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.