Eu tenho 20 anos e descobrir minha escoliose idiopática aos 11, nos últimos exames meu grau estava

4 respostas
Eu tenho 20 anos e descobrir minha escoliose idiopática aos 11, nos últimos exames meu grau estava 40, minhas costelas são tortas tbm, isso é o que mais me encomoda, eu gostaria de saber se na cirurgia eu corro o risco de ficar cadeirante e se eu fizer minhas costelas serão corrigidas tbm? Obrigada
Dr. Gustavo Borges Laurindo de Azevedo
Ortopedista - traumatologista
Rio de Janeiro
A escoliose idiopática tende a estabilizar a sua progressão após a maturidade esquelética (parada do crescimento).
A indicação de cirurgia ocorre quando a curva atinge valores superiores a 45-50 graus mas a avaliação clínica é fundamental para a decisão sobre o tratamento.
A cirurgia para a correção de escoliose é muito segura e o risco de déficit neurológico é bem pequeno. Durante o procedimento a função da medula é monitorada continuamente, o que traz mais segurança para a cirurgia (neuromonitorização). A correção da angulação das costelas é feita com a correção da coluna, com ótimo resultado estético e funcional.
Procure um cirurgião de coluna com experiência no tratamento de deformidades para tirar suas dúvidas em uma consulta presencial. No site da Sociedade Brasileira de Coluna você pode consultar os especialistas de sua cidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Breno Frota Siqueira
Ortopedista - traumatologista
Brasília
O risco de uma lesão neurológica é pequeno, mas deve ser considerado em tratamento cirúrgico de correção de deformidades em geral. A costelas elevas (giba costal), melhoram juntamente com correção da deformidade da coluna, mas também pode ser realizado a costoplastia, que a retirada de parte de algumas costelas na giba pra melhor correção ainda. Uma avaliação com medico especialista em deformidade de coluna. Abraços
Dr. Alberto Gotfryd
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
O risco de paraplegia na cirurgia de escoliose é considerado baixo, em especial, em curvas de menor gravidade. As técnicas modernas corrigem a rotação vertebral, fato que auxilia na melhora estética das costelas elevadas (giba dorsal).
Dr. Alexandre Podgaeti
Ortopedista - traumatologista, Médico acupunturista
São Paulo
Se o que mais incomoda é o fato de a costela estar elevada, ou seja, uma queixa estética, não creio que vc deva se submeter ao procedimento cirúrgico da correção da escoliose e da deformidade das costelas, mesmo que o risco de ter algum problema neurológico (ficar paraplégica) seja pequeno.

Especialistas

Jailson Franco Freitas

Jailson Franco Freitas

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Salvador

Renata Belli França

Renata Belli França

Fisioterapeuta

Blumenau

Thiago Pedro Alves

Thiago Pedro Alves

Ortopedista - traumatologista

Caruaru

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Francisco Bottino

Francisco Bottino

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 618 perguntas sobre Escoliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.