Eu tenho 20 anos e descobrir minha escoliose idiopática aos 11, nos últimos exames meu grau estava
4
respostas
Eu tenho 20 anos e descobrir minha escoliose idiopática aos 11, nos últimos exames meu grau estava 40, minhas costelas são tortas tbm, isso é o que mais me encomoda, eu gostaria de saber se na cirurgia eu corro o risco de ficar cadeirante e se eu fizer minhas costelas serão corrigidas tbm? Obrigada
A escoliose idiopática tende a estabilizar a sua progressão após a maturidade esquelética (parada do crescimento).
A indicação de cirurgia ocorre quando a curva atinge valores superiores a 45-50 graus mas a avaliação clínica é fundamental para a decisão sobre o tratamento.
A cirurgia para a correção de escoliose é muito segura e o risco de déficit neurológico é bem pequeno. Durante o procedimento a função da medula é monitorada continuamente, o que traz mais segurança para a cirurgia (neuromonitorização). A correção da angulação das costelas é feita com a correção da coluna, com ótimo resultado estético e funcional.
Procure um cirurgião de coluna com experiência no tratamento de deformidades para tirar suas dúvidas em uma consulta presencial. No site da Sociedade Brasileira de Coluna você pode consultar os especialistas de sua cidade.
A indicação de cirurgia ocorre quando a curva atinge valores superiores a 45-50 graus mas a avaliação clínica é fundamental para a decisão sobre o tratamento.
A cirurgia para a correção de escoliose é muito segura e o risco de déficit neurológico é bem pequeno. Durante o procedimento a função da medula é monitorada continuamente, o que traz mais segurança para a cirurgia (neuromonitorização). A correção da angulação das costelas é feita com a correção da coluna, com ótimo resultado estético e funcional.
Procure um cirurgião de coluna com experiência no tratamento de deformidades para tirar suas dúvidas em uma consulta presencial. No site da Sociedade Brasileira de Coluna você pode consultar os especialistas de sua cidade.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O risco de uma lesão neurológica é pequeno, mas deve ser considerado em tratamento cirúrgico de correção de deformidades em geral. A costelas elevas (giba costal), melhoram juntamente com correção da deformidade da coluna, mas também pode ser realizado a costoplastia, que a retirada de parte de algumas costelas na giba pra melhor correção ainda. Uma avaliação com medico especialista em deformidade de coluna. Abraços
O risco de paraplegia na cirurgia de escoliose é considerado baixo, em especial, em curvas de menor gravidade. As técnicas modernas corrigem a rotação vertebral, fato que auxilia na melhora estética das costelas elevadas (giba dorsal).
Se o que mais incomoda é o fato de a costela estar elevada, ou seja, uma queixa estética, não creio que vc deva se submeter ao procedimento cirúrgico da correção da escoliose e da deformidade das costelas, mesmo que o risco de ter algum problema neurológico (ficar paraplégica) seja pequeno.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Oi tenho 15 anos e tenho uma escoliose de 50 graus e também tenho luchação no quadrio, e meu sonho é ser jogadora de futebol profissional. Quero saber se depois que eu fizer a cirurgia da coluna eu posso ser jogadora profissional?
- No caso de escoliose infantil devido hemivertebra Escoliose toracolombar , com concavidade para a direita, ângulo de Cobb de aproximadamente 31° e ápice em L1 , na posição do exame. Hemivertebra em T12. Demais corpos vertebrais alinhados e com morfologia normal. Como o uso de colete ortopédico neste…
- Olá, tenho o osso da coluna mais alto abaixo do pescoço, pesquisei sobre e vi algo sobre escoliose/corcunda cervical. Sinto dores e estou sentindo tonturas constantes o dia todo. Pode ser por conta desse desvio na cervical?
- Tem escoliose sinto muitas dores. Queria saber qual tipo de exercícios físicos posso fazer para amenizar as dores?
- Realizei artrodese de escoliose tóraco-lombar há 15 anos. Os médicos reduziram metade do grau, portanto ainda tenho 25° de curvatura. Esse resíduo me atrapalha, pois ainda permaneço com a caixa torácica esquerda reduzida, costelas esmagadas e dificuldade para respirar/falta de ar se me deito do lado…
- Olá, há meses sinto dores que afetam a minha locomoção (Em determinados dias me arrasto pois não consigo caminhar normalmente) e recebi o diagnóstico de escoliose e artrose. Posso ter acesso a algum benefício para ajudar com o tratamento? É considerada deficiência?
- Tenho leve escoliose , posso ser reprovada em um concurso de servente geral?
- A escoliose diminui naturalmente sem cirurgia?
- Tenho 23 anos escoliose grau 30. Diagnóstico dois anos atrás, depois que perdi o convênio não conseguiu tratar, ainda tem como melhorar a postura? Tenho insegurança com a minha cintura
- Tenho escoliose e atualmente estou sentindo muitas dores de cabeça, essa dor pode ter ligação com escoliose?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 618 perguntas sobre Escoliose
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.