Eu tenho 63 anos estou menopausada a dez anos . Fiz um ultrassom endovaginal e apareceu um mioma de

2 respostas
Eu tenho 63 anos estou menopausada a dez anos . Fiz um ultrassom endovaginal e apareceu um mioma de 1,8 . Faz um ano e três meses que havia feito e não tinha nada ! Estou achando muito estranho , como pode ter acontecido isso? Tomo Tibolona 2,5 ml , será que foi o medicamento?
Normalmente, após a menopausa os nódulos uterinos costumas reduzir de tamanho.
Como existe a utilização de um hormônio de reposição, o organismo continua com os níveis de estrogênio elevados, o que propicia o crescimento dos nódulos.
É importante fazer uma avaliação para descartar outras origens (que não o mioma) deste nódulo.

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Nunca inicie uma reposição hormonal sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem fazer a reposição hormonal. Essa medicação pode estar associada a eventos graves como trombose.
Ao prescrever uma reposição hormonal, o seu médico deverá avaliar a sua história clínica, suas queixas, seus antecedentes pessoais e familiares, seus problemas de saúde, suas medicações em uso, seu exame físico e seus exames laboratoriais e de imagem. Com isso, o seu médico saberá se você precisa de hormônios e se pode usar essas medicações.
O seu nódulo apareceu aonde? No útero? No ovário?
O mioma é um tumor benigno do útero, presente em 40 a 80% das mulheres, com risco de malignidade muito baixo. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e necessitam de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor pélvica, dor na relação sexual, infertilidade.
Na menopausa, os miomas poderão regredir mas nunca desaparecer.
Se o mioma realmente existe, possivelmente ele estava presente no seu outro exame mas não foi percebido pelo médico ultrassonografista.
A tibolona é um hormônio que não provoca o surgimento ou crescimento de miomas.
Há quanto anos você utilizar esta medicação? Não está no momento de suspensão da tibolona?
A sua avaliação clínica é importante. Agende a sua consulta. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua reposição hormonal