Eu tenho um filho (16 anos) diagnosticado com transtorno invasivo de desenvolvimento e idade mental por

6 respostas
Eu tenho um filho (16 anos) diagnosticado com transtorno invasivo de desenvolvimento e idade mental por volta de 9 ou 10 anos. Agora gostaria de obter a opinião de um médico sobre os possíveis danos que isso pode causar?
Prezado, acredito que a melhor pessoa e profissional para lhe explicar a sua pergunta é o proprio médico que realizou o diagnóstico.
Caso seu filho não esteja realizando acompanhamento médico, e tenha alterações comportamentais, sugiro que volte ao atendimento, pois com o inicio da idade adulta, o comportamento pode ficar tenter a disrupção.

Olá, os transtornos invasivos do desenvolvimento são hoje incluídos no "espectro autista", que é caracterizado por dificuldades nas áreas da linguagem, interação social e comportamento. É importante consulta um especialista (psiquiatra) para esclarecimento deste diagnóstico e orientação terapêutica. Existem diversas modalidades de tratamento, dentre terapias comportamentais e farmacológicas, que podem melhorar muito o prognóstico do paciente.
Primeiro ponto a ser esclarecido: qual foi o profissional especialista quem diagnosticou seu filho? Pois esse tipo de diagnóstico jamais deve ser feito por um único profissional, geralmente é uma equipe multiprofissional composta de pelo menos Neurologista, Psiquiatra, Neuropsicólogo, Fonoaudiólogo e Psicopedagogo. Certamente seu filho precisará de tratamento contínuo e por tempo indeterminado, para estimular toda a parte cognitiva, social e emocional que estão diretamente ligadas a aprendizagem. Não trate seu filho com sentimento de pena nem se culpe por não ter percebido antes. Ele tem limitações mais abrangentes mas não o impede de desenvolver, só precisará de um pouco mais de tempo, dedicação e paciência!
O melhor caminho é o esclarecimento e bom entendimento. Perguntar ao profissional que o diagnosticou, como foi feita a avaliação e conclusão diagnóstica.Uma criança sempre terá benefícios se a estimulação for feita o mais precoce possível e corroborando as palavras da minha colega, sempre com melhores resultados quando em acompanhamento multidisciplinar.
Os efeitos dos transtornos do desenvolvimento vão variar de acordo com o grau de comprometimento e a estimulação do ambiente, pois um ambiente favorável somado à intervenção adequadas, possibilitarão ampliar e desenvolver seu potencial. Afinal, mais do que saber quais serão suas limitações, é importante buscar tratamento para desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades. Sugiro que você faça acompanhamento com um profissional de Psicologia Comportamental que utilize o método ABA, pois é a intervenção que apresenta resultados cientificamente comprovados em casos como o seu. Estou à disposição!
Vc precisa conversar com o médico para entender melhor o diagnóstico. Pode ouvir também outra opinião, desde que vc tenha certeza que aquele profissional tem familiaridade com transtornos invasivos.
Esse jovem precisa de avaliação e acompanhamento multidisciplinar que o ajudará estabilizar-se. (Psiquiatra, psicologa, fonoaudióloga e se necessário psicopedagoga.)