Eu tenho um parente que assisti 5 novelas todo dia, conforme a época 2 novelas simultaneamente em do

14 respostas
Eu tenho um parente que assisti 5 novelas todo dia, conforme a época 2 novelas simultaneamente em dois canais de tv, isso pode causar algum malefícios pra saúde mental ? Ele assisti e não fica quieto, está sempre resmungando, gritando, xingando etc etc já chegou ao ponto de gritar tanto que achei que estava brigando com alguém mas era com a novela.
Olá! Existem vários fatores que precisam ser avaliados! Aconselhe esse parente a buscar ajuda psicológica para entender o que está disfuncional nessa rotina com as novelas.

Olá! O nossos cérebro não foi formado para dar conta de mais de uma informação ou foco de atenção ao mesmo tempo. Dessa forma, é bastante provável que o hábito da pessoa de assistir a dois programas ao mesmo tempo esteja produzindo ansiedade, irritação e desatenção, mesmo que a própria pessoa não perceba isso. Portanto, a busca por uma ajuda terapeutica para cuidar dessa rotina e dos efeitos que ela vem produzindo é indicada.
É curioso o fato que relata, mas requer maiores informações para contextualizar e responder sua pergunta. De que forma é explorado e compreendido o mundo que ele vive? Qual é a idade dele? Já conversaram sobre a procura de ajuda psicológica? Há necessidade de mais detalhes.
Esse caso provavelmente tem algo relacionado a mecanismos de defesas e requer atenção de profissionais da psicologia para melhor compreensão e tratamento.
Oi! sinto muito pelo que voce está passando.
Concordo com os colegas, e recomendo a busca por ajuda profissional psicologica urgente!

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique e possa falar sobre isso, entender, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. para voce ou para essa pessoa, se ela quiser ser atendidada, claro. E lembre-se: Cuide de voce!
''''''''''''''''''''''''''''@leticiafernandespsi'''''''''''''''''''''
Por certo que seu parente não vive inteiramente na realidade. Mas, faltam elementos para te responder melhor, quantos anos essa pessoa tem? Trabalha, estuda? Mora sozinha, qual a capacidade tem de cuidar de si próprio? A pessoa em questão precisa também desejar auxílio profissional, pois pode achar que isso é totalmente "normal". E se não o incomodar, somente aos que estão ao seu redor, não há o que ser feito. Boa sorte, @lysipsicologa
Olá. Afirmar se alguém está saudável ou adoecido requer tempo, avaliação diagnóstica, por vezes equipe multidisciplinar. Sugiro que busquem psiquiatra e profissional de psicologia para analisarem o que pode estar acontecendo, obterem ajuda para essa pessoa e também para as que a cercam, pois é possível que todos estejam estressados, exaustos. Você pode estar compartilhando sobre um quadro compulsivo. É possível haver aöguma patologia. Entretando, fica impossível afirmarmos algo aqui.
Olá, é necessário enteder qual o significado dessas novelas para a pessoa e apesar das informações relatadas ainda é necessário entender melhor, saber o histórioco de vida da pessoa, recomendo buscar ajuda com psicólogo.
Existem vários fatores que precisam ser avaliados, Converse com seu familiar para buscar acompanhamento Psicológico para buscar respostas para esse comportamento.
Pergunte a ele se ele tem vontade de iniciar um processo de análise, com um psicanalista. Talvez seja o caso de um processo de psicose, mas não há como afirmar sem uma investigação aprofundada.
Olá, e importante entender a válvula de escape dele para assistir tantas novelas, e necessário entender a raiz do problema para obter um resultado mais preciso do fator que pode estar acontecendo.
Bom dia.

Ajude-o a buscar outros entretenimentos , quem sabe buscar mais companhias , oriente- o quanto a fazer uma terapia .

Pode ser que se habituou a esta rotina , hábitos são difíceis de mudar.
Acompanhar novelas, em excesso como nesse caso, ocupa um tempo demasiadamente extenso na rotina dessa pessoa. Sendo assim, seu bem-estar provavelmente está comprometido, pois não há tempo disponível para se dedicar à outras atividades como encontros e interações sociais com grupos diversos (amigos, família, parceiros), nem para se auto desenvolver (como leituras, atividades física, meditação, práticas religiosas e hobbies). Quiçá, até mesmo o auto cuidado (higiene, dieta, saúde geral) pode estar decrescido. É importante que a pessoa seja orientada a buscar um acompanhamento psicoterapêutico para compreender quais os fatores que sustentam esse ciclo vicioso de desânimo, estresse e esquiva experiencial exercido por esse indivíduo. Fortalecer vínculos e realizar ativação comportamental gradual são maneiras de iniciar uma mudança de forma objetiva e imediata. Me coloco a disposição para qualquer dúvida ou interesse. Abraço cordial!
Olá! Existem vários fatores que precisam ser avaliados, como ansiedade, tempo ocioso, sentido e significado das novelas, etc. Mas é necessário conhecer mais sobre o caso. Sugiro que ele busque ajuda psicológica para entender o que está desadaptativo nessa rotina com as novelas e se há prejuízo na vida dele.
Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!